Como abrir uma empresa – Iniciando a competição
Como abrir uma empresa: Iniciando a competição
Viver é desenhar sem borracha.
Millor Fernandes
Na semana passada começamos a série de 3 artigos que mostrarão um resumo de como você deve (re) estruturar a sua empresa, para que ela alcance o sucesso e seja uma empresa competitiva no mercado.
No primeiro artigo nós mostramos quais etapas, e muitas perguntas para serem respondidas pela sua empresa, para que ela esteja capacitada a entrar no jogo que é jogado no mercado competitivo.
As etapas desse jogo são estas:
1º) Entrando no jogo;
2º) Iniciando a competição:
3º) Disparando na frente.
Hoje é a vez da 2º etapa: Como abrir uma empresa – Iniciando a competição
A sua empresa vence a etapa de iniciar a competição, entrar no jogo, quando ela responder afirmativamente a estas duas questões:
– “A sua empresa já tem estabelecidos processos a partir de necessidades dos clientes?
A sua empresa mantém esses processos sob controle, ou seja, eles produzem consistentemente o que deles se espera?”
A resposta é: Quando e somente quando a sua empresa tiver o domínio dos processos, de escutar e produzir o que os seus clientes querem, é que a sua empresa pode começar a entrar no mercado competitivo.
Isto significa, conforme vimos na semana passada, ter processos para:
- conhecer as necessidades dos seus clientes;
- acompanhar a evolução das necessidades dos seus clientes;
- produzir o que os seus clientes demandam.
Esses processos têm que ser consistentes, ou seja, produzirem o que se espera deles, ao longo do tempo.
Como abrir uma empresa: Iniciando a competição
Se esta 1º etapa já está vencida na sua empresa, então você está obtendo os seguintes resultados:
- a maioria dos problemas com os processos de atendimento aos clientes já foi removida;
- a sua empresa já alcança boas avaliações na avaliação dos seus clientes;
- sua empresa acompanha os processos de negócio através de medidas correlacionadas à satisfação dos seus clientes;
Então a sua empresa já pode passar para a 2º etapa.
Enquanto a 1º etapa do jogo competitivo tem esse sentido descrito acima, com foco totalmente interno, de capacitar-se para a competição, a segunda etapa objetiva:
- iniciar uma saudável e necessária comparação da sua empresa frente aos concorrentes, eliminado as diferenças entre a sua empresa e os concorrentes, e se mantendo na frente onde a sua empresa se destaca.
- iniciar uma estratégia de serviços aos clientes buscando vantagens competitivas frente à concorrência, sob a ótica dos seus clientes.
Como abrir uma empresa – Iniciando a competição.
Para atingir êxito nesta etapa sua empresa necessitará:
a) alcançar resultados de qualidade oriundos da gerência de processos
– Resultados de qualidade sempre precisam ter origem no cliente, e serem avaliados como de qualidade pelo cliente, uma vez que o cliente é o único padrão e o único juiz;
– Há também resultados de qualidade através do aumento de produtividade dos seus processos:
- fazer mais com o mesmo;
- fazer mais com menos;
- fazer melhor com o mesmo; ou
- fazer melhor com menos.
b) desenvolver e refinar sua estratégia de serviço ao cliente:
- o que o seu cliente busca, quer, deseja, procura?
- o que os seus concorrentes fornecem?
- quais as competências que sua empresa tem disponíveis para propor, implementar e manter diferenciais na sua oferta ao cliente, frente à concorrência?
c) Revisar e melhorar o seu sistema de medidas da satisfação dos clientes, visando exceder expectativas:
- acompanhar a oferta dos seus concorrentes;
- ter e manter um sistema de medidas que capture informações que possibilitem ações efetivas na busca de maior participação de mercado;
- a satisfação do cliente não basta, há que exceder as expectativas do cliente, que é o que garante à sua empresa o estabelecimento de relacionamento duradouro com o seu cliente;
d) receber elogios frequentes dos clientes pela qualidade:
- quais os sistemas de medidas garantem à sua empresa a sua oferta ser superior à da concorrência?
- abrir e manter canais que facilitem e incentivem o seu cliente a se comunicar com a sua empresa.
e) iniciar o crescimento da sua participação de mercado:
- aumentar a participação de mercado significa sobressair-se frente aos concorrentes, sob a ótica dos seus clientes, significa ter a sua máquina de vendas funcionando, e não somente funcionando, mas azeitada.
A sua empresa, ela já iniciou a etapa da efetiva competição no mercado?
Para iniciar a efetiva competição no mercado sua empresa precisa ter o domínio da oferta a esse mesmo mercado, incluída aí a sua concorrência.
Você, então, me pergunta:
– “Como fazer isso?”
– “É só ler aqui!” – é a minha resposta.
Você, e a sua empresa, precisam competir no mercado, e têm dificuldades em saber como?
Contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.
Construa uma semana excelente.
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