2. INVESTIGUE O INTERESSE DO SEU CLIENTE

Esta é a etapa crucial, dentro do processo de facilitação de compra, aos “bons vendedores” ou facilitadores de compras. 




Esta é a etapa que pode demandar mais tempo, caso contrário, pode provocar pequenos erros de entrevista que levam a retornar a esta etapa, prejudicando o desenvolvimento do processo de venda, frequentemente de forma irremediável. 

É nesta etapa que o vendedor faz perguntas ao seus cliente potencial, tanto para colocar esse cliente dentro do diálogo que visa a efetivação de uma compra, como para determinar com precisão as reais necessidades e desejos do cliente, para que o vendedor possa, com a oferta de seus produtos e serviços, satisfazer essas mesmas necessidades e desejos.

A recomendação é que o vendedor conduza o diálogo, inicialmente, com perguntas abertas: quem, o que, por que, onde, quando, e como, para forçar o cliente engajar-se no diálogo, já que estas questões não permitem respostas monossilábicas, exigem respostas estruturadas.

Obtidas as informações iniciais, comece a afunilar suas questões, de questões abertas para questões fechadas:

– “Exatamente, quem em sua família necessita de ….”

– “Especificamente, quando o Sr. deseja receber …”

– “Quanto o seu orçamento dispõe para cobrir essa necessidade?”

e assim por diante, visando tornar, tanto mais clara e precisa a real necessidade, como para esclarecer, delimitar e comprovar as informações obtidas na fase de questões abertas.

Estas questões também podem ser utilizadas na tentativa de construir, na cabeça do cliente, o casamento entre as necessidades e desejos expressos, ou ainda ocultos, e a oferta dos seus produtos e serviços.

Convém ressaltar que o objetivo desta etapa do processo de venda é coletar o maior número de informações sobre as necessidades e os desejos dos clientes potenciais. Desta forma, na sequência, o vendedor pode apresentar sempre a sua oferta, na exata medida da necessidade e do desejo do cliente que está à sua frente!

De posse dessas informações dos interesses e necessidades do cliente você está apto a iniciar a terceira etapa do processo de vendas: a sua Apresentação.

Importante 

Nesta etapa da captação do interesse, você pode, infelizmente, deparar-se com a FALTA de interesse. Isto pode ocorrer quando houver algum obstáculo encontrado quando da entrevista com o cliente, tal como o apresentado abaixo:

Quem?
Não há ninguém na família ou empresa do cliente que tenha interesse no seu produto ou serviço. 

O que?
Não há interesse na sua oferta.

Quando?
Não há compatibilidade entre os prazos necessários ao cliente e os prazos ofertados.

Quanto?
O preço da sua oferta é muito maior do que o “bolso” do seu cliente, ou seja, o seu preço está fora do orçamento do cliente.

Em qualquer uma destas hipóteses a possibilidade de efetivação da compra foi reduzida quase a zero, e, ao contrário dos “vendedores antigos”, despeça-se do cliente e encerre a tentativa de venda, imediatamente. 




Esta atitude de respeito ao cliente garante a porta aberta dele no futuro, pois o vendedor respeitou o tempo do seu cliente e o seu próprio, não caindo na tentativa desgastante de empurrar o que o cliente não quer, deixando de tornar-se um “vendedor chato”. 

Na próxima semana veremos você poderá Fazer A Sua Apresentação.

Até lá!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br