Potencial de Mercado: O Que É e Como Medir?

Perguntas feitas sobre o que é ou como medir o potencial de mercado aparecem, frequentemente, vindo de várias pessoas que acessam o nosso site.

Conceito de potencial de mercado

Antes de tudo, para não ficar somente como mais um conceito na página do nosso Dicionário de Marketing, vamos explicar o conceito e como utilizá-lo de forma prática.

O que é potencial de Mercado

Potencial de mercado é quanto um dado segmento do mercado (país, estado, município ou bairro) pode gastar com determinado produto ou serviço.

Ou seja, é quanto dinheiro há na mão dos clientes potenciais para comprar um determinado serviço ou produto.

Além disso este levantamento é feito, usualmente, quando se está estudando a possibilidade de abrir um negócio.

Então faz-se a análise do potencial do mercado, quantos concorrentes há no momento, quantos concorrentes poderão chegar, etc.

Como medir o potencial de mercado?

O modelo que estamos propondo foi desenvolvido pelo Prof. Dole A. Anderson, no início doa anos 70.

Este modelo está apresentado no livro “MARKETING – Um Visão Brasileira“, de Raimar Richers, Negócio Editora, 2000.

Como medir potencial de mercado
“Como Medir O Potencial De Mercado?”
adaptado de “Marketing – Uma Visão Brasileira”, de Raimar Richers, Negócio Editora.

Como dissemos o modelo é bastante intuitivo.

Basta seguir as três etapas:

1. PESSOAS: 

A quantidade de indivíduos no mercado a ser considerado: país, estado, município ou bairro, ou conjunto destes.

2. COM DINHEIRO: 

Que parcela da população considerada (mercado-alvo) tem condições econômicas de acesso ao serviço ou bem que queremos vender.

3. PARA GASTAR: 

Que parcela da renda pode ser destinada à compra dos serviço ou produto objeto deste estudo de mercado.

Ou seja, respondemos as seguintes perguntas: 

  1. quantas pessoas há no segmento?
  2. quanto dinheiro há nesse segmento?
  3. quanto dinheiro há para comprar o que eu quero vender?

Portanto esta última resposta é o valor do potencial de mercado do seu produto ou serviço.

Assim, esta proposta é de um cálculo de potencial utilizando uma segmentação geográfica, mas o cálculo pode ser feito com quaisquer tipos de segmentação.

Até um próximo artigo!


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Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Um comentário em “Potencial de Mercado: O Que É e Como Medir?

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