Potencial de Mercado: O Que É e Como Medir?
Perguntas feitas sobre o que é ou como medir o potencial de mercado aparecem, frequentemente, vindo de várias pessoas que acessam o nosso site.
Conceito de potencial de mercado
Antes de tudo, para não ficar somente como mais um conceito na página do nosso Dicionário de Marketing, vamos explicar o conceito e como utilizá-lo de forma prática.
O que é potencial de Mercado
Potencial de mercado é quanto um dado segmento do mercado (país, estado, município ou bairro) pode gastar com determinado produto ou serviço.
Ou seja, é quanto dinheiro há na mão dos clientes potenciais para comprar um determinado serviço ou produto.
Além disso este levantamento é feito, usualmente, quando se está estudando a possibilidade de abrir um negócio.
Então faz-se a análise do potencial do mercado, quantos concorrentes há no momento, quantos concorrentes poderão chegar, etc.
Como medir o potencial de mercado?
O modelo que estamos propondo foi desenvolvido pelo Prof. Dole A. Anderson, no início doa anos 70.
Este modelo está apresentado no livro “MARKETING – Um Visão Brasileira“, de Raimar Richers, Negócio Editora, 2000.
Como dissemos o modelo é bastante intuitivo.
Basta seguir as três etapas:
1. PESSOAS:
A quantidade de indivíduos no mercado a ser considerado: país, estado, município ou bairro, ou conjunto destes.
2. COM DINHEIRO:
Que parcela da população considerada (mercado-alvo) tem condições econômicas de acesso ao serviço ou bem que queremos vender.
3. PARA GASTAR:
Que parcela da renda pode ser destinada à compra dos serviço ou produto objeto deste estudo de mercado.
Ou seja, respondemos as seguintes perguntas:
- quantas pessoas há no segmento?
- quanto dinheiro há nesse segmento?
- quanto dinheiro há para comprar o que eu quero vender?
Portanto esta última resposta é o valor do potencial de mercado do seu produto ou serviço.
Assim, esta proposta é de um cálculo de potencial utilizando uma segmentação geográfica, mas o cálculo pode ser feito com quaisquer tipos de segmentação.
Até um próximo artigo!
✉️ Receba DICAS PRÁTICAS DE MARKETING gratuitamente, toda semana em seu e-mail. CADASTRE-SE aqui
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br
eu achei muito interessante esse curso amei bastante