PESQUISAR …QUEM?
O assunto hoje é pesquisa, de novo! Respondendo …
A resposta a esta pergunta é fácil, mas não é simples.
Uma constatação óbvia: as pesquisas de mercado são feitas com seres humanos e então, primeiramente, vamos ver como os seres humanos agem com relação a sua participação em pesquisas.
Vamos imaginar um agrupamento de pessoas que nunca se viram, a falar sobre alguma ciosa que eles próprios nem sabem o que é, com certeza. A única certeza é que estão participando de uma pesquisa. Normalmente temos pessoas de ambos os sexos, multifacetado: grau de formação diferente, diferentes religiões, diferentes culturas, origens diferentes, etc e tal.
O papel desempenhado por cada um dos participantes depende do que cada um deles é, do que cada um quer e do que cada um deseja mostrar de si e dos interesses que cada um vê em possíveis relações com os outros membros que estão sendo pesquisados e, mais, na imagem que gostaria de deixar para o grupo.
A relação de troca entre as pessoas desconhecidas, as simpatias, as antipatias e as empatias se estabelecem, tudo isso somado aos diversos papéis relatados acima, assumidos e presumidos, gera um conjunto de variáveis de difícil controle, para se chegar âmago das decisões individuais de compra.
Mas, no entanto, a compra costuma ser feita individualmente.Usualmente você decide o que você quer comprar, você até pode ouvir alguém, mas a decisão de compra é sua e somente sua, individual!
Mesmo quando uma compra não seja feita individualmente, por exemplo, em empresas, cada um dos participantes do grupo no processo de decisão da compra tem a sua opinião e posição. É mais útil saber o que cada um deles pensa, individualmente, e depois compor como o processo de compra se desenvolve, dentro do grupo, até chegar à concretização.
Pesquisas feitas com grupos são tão cheias de vieses, de polarizações, de papéis representados, de desejos e tentativas de impregnação de imagens que pode ser muito difícil extrair algo “limpo” destas e outras possíveis “afetações”. Evite pesquisas em grupo.
Então:
– quando a compra é um ato individual, pesquise o indivíduo; | |
– quando a compra é feita por um grupo, primeiro pesquise separadamente cada um dos indivíduos pertencentes a esse grupo, para depois compor o processo de compra com o grupo. |
Portanto:
Faça pesquisas individuais. | |
Pesquise pessoas, uma de cada vez! |
É só por hoje, mas mais uma vez voltaremos ao assunto.
Até a próxima semana!
__________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, GRATUITAMENTE, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias de marketing de serviços, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:
Merkatus – Ajudando nossos clientes a atrair clientes.
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br