Há dúvidas e confusão generalizada no uso dos termos: Eficaz, Eficiente ou Efetivo.

Eu vou dar uma versão, e uma tentativa de integração destes termos, dentro dos conceitos da área de administração.

O que é EFICAZ?

EFICAZ (ou eficácia) 

refere-se a fazer o que deve ser feito.

Este conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da missão.

O que é EFICIENTE?

EFICIENTE (ou eficiência) 

refere-se a como fazer o que tem para ser feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está na presente em toda a empresa.

O que é EFETIVO?

EFETIVO (ou efetividade) 

refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade.

Nas aplicações empresariais, uma figura pode transmitir melhor a integração de conceitos, o que apresentamos no gráfico abaixo.

eficaz, eficiente, efetivo
Eficaz, eficiente ou efetivo.

Para maiores e melhores detalhes desta figura e de outros conceitos recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Confira a leitura complementar para Eficaz, Eficiente ou Efetivo:

ALINHAMENTO DA EMPRESA (I) – A Construção Da Cultura 

MISSÃO, VISÃO E VALORES: O Que, Por que e Como? 

Confira também a definição do dicionário Michaelis On-Line:

  1. Eficaz
  2. Eficiente
  3. Efetivo

Até uma próxima vez.




Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

🏆 Marketing Institucional 🏆 Os 10 artigos mais buscados da semana

  1. Potencial de Mercado: O Que É e Como Medir?
  2. O que é ENTROPIA na administração?
  3. Missão Visão & Valores: Por Que, O Que, e Como? Exemplos
  4. SERVIÇOS: As expectativas dos clientes
  5. VENDENDO PLANOS
  6. A Pirâmide de Maslow
  7. SERVQUAL: Método Para Medir A Qualidade Dos Serviços – Exemplo
  8. Dicas Práticas para ATENDIMENTO PESSOAL
  9. Fatores chave de Sucesso – Os 5R’s
  10. O Marketing cria NECESSIDADES?