Como vimos num artigo anterior, toda liderança é compartilhada; o que varia é o grau desse compartilhamento.

No entanto, um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada, é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores da sua empresa.

Então, se você tem dúvidas sobre isto, ATENÇÃO!

O que é Missão visão e Valores?

Este é um aspecto da liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior, raramente aplicado com propriedade. E muitas vezes não aproveitando a sua enorme potencialidade, como demonstraremos.

Para que servem Missão, Visão e Valores, afinal?

A princípio, sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto.

Como se define cada um desses componentes? Há algum critério?

Antes de mais nada: O que são, afinal, Missão, Visão e Valores (ou Crenças, ou Princípios)?”

Ainda mais: Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar uma “cultura” que ajuda a definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus clientes e empregados?

Da mesma forma estas são perguntas feitas frequentemente a nós, para as quais daremos aqui nossas respostas, sob a ótica da nossa visão, logo abaixo.

Como definir a Missão

A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. 

Dessa forma o enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

Acima de tudo, o propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.

Como escrever a Visão

O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:- pelos esforços individuais;

  • pelos esforços das equipes e 
  • pela alocação dos recursos.

Aspiração e Inspiração

Em síntese o enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração

A aspiração de tornar-se “algo”, e a inspiração porque esse “algo” deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão.

Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz o meu guru Alan Weiss.

Como definir a Visão

A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.

Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem implantados, a visão não deve apontar quaisquer “comos”, ou declarações de intenções ou ainda de boa vontade.

Além disso, a visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções, esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção conjunta.

Dicas para definir a VISÃO da sua empresa

O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas.

  1. No que a empresa quer se tornar?
  2. Qual a direção é apontada?
  3. Onde nós estaremos?
  4. O que a empresa será?
  5. Em que direção eu devo apontar meus esforços?
  6. Eu estou ajudando a construir o que?
  7. Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

Como estruturar os Valores

Você me pergunta:

“O que são valores?”

Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

Crenças ou Princípios

Assim, os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:

  1. definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores;
  2. definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;
  3. entre empregados, facilitam a colaboração;
  4. facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e
  5. facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.




O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.

A regra do jogo: VALORES

Portanto o conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:

  1. Como os empregados devem se portar, individualmente?;
  2. Como os empregados se relacionam entre si?;
  3. E como os empregados se relacionam com os clientes?;
  4. Como a empresa trata seus clientes?;
  5. E como a empresa faz negócios?;
  6. Como nos relacionamos com a comunidade?;
  7. Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?;
  8. Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

Para que serve os valores?

Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.

São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.
São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.

Utilidade do conjunto Missão, Visão e Valores

E finalmente, mas não finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.

Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina.

Por fim, o conjunto Missão, Visão e Valores serve também para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros.

A Missão, Visão e Valores é a forma de você estar lá, presente em cada Hora da Verdade da sua empresa, sem precisar ir para lá.

Portanto, que tal começar a construir, a edificar, a construir a Missão, Visão e Valores da sua empresa, mesmo que seja a VOCÊ S.A.

Assim dê uma olhada, como exemplo, no conjunto de Missão, Visão e Valores da Merkatus.

Além disso, toda e qualquer empresa que preze os esforços e recursos que são despendidos ou empregados, a cada dia, a cada hora, por todos os seus empregados e colaboradores, orienta a construção do sucesso através da elaboração, divulgação e acatamento diário à Missão, Visão e Valores. 

Da mesma forma, o conjunto Missão, Visão e Valores pode e deve ser transformado em uma avaliação 360º, onde todos da sua empresa avaliam todos com os quais se relacionam, permitindo um acompanhamento do desempenho e da adesão de cada empregado a esse conjunto. 

Exemplo

Veja o gráfico abaixo, com um exemplo real de uma avaliação desse tipo, obtida junto a um cliente da Merkatus.

Gráfico Missão, Visão e Valores. O que é, como fazer, exemplos, por que fazer. Definição e dicas.
Gráfico Missão, Visão e Valores

A linha verde apresenta a médias das avaliações de todos empregados feitas pelos próprios empregados.

Por exemplo, note o quanto a linha azul envolve a linha vermelha, demonstrando que o empregado avaliado se “acha” melhor do que seus colegas de trabalham o avaliam.

Este é um dado importante para toda e qualquer pessoa, o conhecimento da realidade de como é visto pelos seus companheiros de trabalho. Este é um excelente “feedback”. 

Pode ser apresentada também uma linha da média de como cada empregado se autoavaliou, o que não apresentamos neste caso, que é diferente da linha verde acima, que é a média das avaliações dos empregados.

Em conclusão, essa avaliação periódica, com a correspondente negociação junto de cada empregado, que se compromete a atingir melhores resultados ao longo do tempo, implanta uma cultura que conduz a sua empresa ao sucesso.

A isso se chama dar foco, manter o foco, perseguir o foco, compartilhar sonhos, buscar e obter resultados.

Eu recomendo que você leia, agora, este artigo: ALINHAMENTO DA EMPRESA (II): A Execução

Você quer construir a Missão, Visão e Valores da sua empresa? 

Você quer implantar uma cultura que conduza a sua empresa ao sucesso?
Nós podemos ajudá-lo.

Contate-nos ou leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.




Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

🏆 Marketing Institucional 🏆 Os 10 artigos mais buscados da semana

  1. Potencial de Mercado: O Que É e Como Medir?
  2. O que é ENTROPIA na administração?
  3. Missão Visão & Valores: Por Que, O Que, e Como? Exemplos
  4. SERVIÇOS: As expectativas dos clientes
  5. VENDENDO PLANOS
  6. A Pirâmide de Maslow
  7. SERVQUAL: Método Para Medir A Qualidade Dos Serviços – Exemplo
  8. Dicas Práticas para ATENDIMENTO PESSOAL
  9. Fatores chave de Sucesso – Os 5R’s
  10. O Marketing cria NECESSIDADES?