CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
 
ARTIGO
 
QUALIDADE EM SERVIÇOS: MODELO CONCEITUAL

Como foi visto no artigo anterior as expectativas dos clientes são afetadas pelas suas experiências anteriores, pelas suas próprias necessidades pessoais, pela comunicação boca a boca e pela comunicação da empresa, tal como mostra a figura abaixo do Modelo Conceitual da Qualidade Em Serviços.

 


OS GAPS (ou lacunas):
O modelo diz o seguinte:

GAP 5 = GAP 1 + GAP 2 + GAP 3 + GAP 4;

ou em termos descritivos:

para se eliminar a lacuna (GAP 5) entre o serviço desejado e o serviço percebido temos que eliminar as outras 4 lacunas, quando existirem.

GAP 1

O QUE É? O GAP 1 é a diferença entre o serviço esperado pelo cliente e o que a Gerência das Percepções e Expectativas dos Clientes encontrou como o desejo do cliente.
O QUE CAUSA? A falha da gerência na correta identificação da expectativa dos clientes.
COMO CORRIGIR?  Abrir canais de comunicação desde os clientes até o topo, passando pelo pessoal de contato com o público; fazer mais e melhores pesquisas de mercado e diminuição dos níveis hierárquicos.


GAP 2

O QUE É? O GAP 2 é a diferença entre o que a Gerência das Percepções e Expectativas dos Clientes encontrou como o desejo do cliente e a especificação da qualidade do serviço.
O QUE CAUSA? Limitação de recursos, falta de ferramentas operacionais para trazer a voz do cliente para a especificação do serviço; indiferença gerencial e mudanças rápidas nas condições de mercado.
COMO CORRIGIR?  Comprometimento gerencial; agilizar resposta às condições dinâmicas do mercado; disponibilizar recursos e usar ferramentas para trazer a voz do cliente para a especificação (por exemplo, QFD - Quality Function Deployment).


GAP 3

O QUE É? O GAP 3 é a diferença entre a especificação da qualidade do serviço e serviço efetivamente entregue.
O QUE CAUSA? Deconhecimento das especificações, falta de habilidade para a realização do especificado ou falta de comprometimento dos empregados.
COMO CORRIGIR?  Tornar conhecidas as especificações, assegurar o perfil necessário do empregado no recrutamento, ou completá-lo com treinamento; e avaliar desempenho dos empregados através de uma maior e melhor supervisão ou ainda melhoria do trabalho de equipe e do clima organizacional.


GAP 4

O QUE É? O GAP 4 é a diferença entre a qualidade especificada do serviço e o que a empresa comunica externamente.
O QUE CAUSA? Aqui é mais simples: ou há falta de comunicação e o cliente não sabe o que esperar ou se divulga mais do que efetivamente se entrega.
COMO CORRIGIR?  Melhorar a comunicação entre os diversos setores da empresa e entre esta e o público-alvo das comunicações ou ater acomunicação ao que efetivamente se entrega.


GAP 5

O QUE É? O GAP 5 é a diferença entre o que o cliente espera e o que efetivamente a empresa lhe entrega.
O QUE CAUSA? Um ou um conjunto dos gaps de 1 a 4.
COMO CORRIGIR?  Corrigindo os gaps que estão com problemas.

Até o próximo artigo!

________________________________
Caso você queira discutir algum aspecto deste artigo, esclarecer aspectos do marketing de serviços ou esclarecer outras dúvidas, contate-nos já!

Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br
.

 

© Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.