CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:
BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!



A ESCOLHA E A SUA MENSAGEM

"Entre o estímulo externo e a resposta
interna há um intervalo de tempo.
Neste intervalo de tempo nós fazemos a
escolha das nossas respostas.
Nas nossas respostas estão nossas
possibilidades de crescimento e felicidade."

Stephen R. Covey

 

Toda escolha exige uma decisão.

Vejamos; estamos indo a um supermercado comprar detergente para lavar louça. A escolha que nós vamos fazer é entre:

- líquido?
- sólido?
- gel?
- pasta?
- maçã?
- limão?
- neutro?
- coco?
- com glicerina?
- transparente?
- colorido?
- de marca famosa?
- caro?
- com cloro?

Note que esta é uma simples atividade para a qual não damos a mínima atenção, mas está cheia de decisões e escolhas, encadeadas.

Nossa vida, ao longo de cada dia, é repleta de decisões que refletem as nossas escolhas.

Assistir televisão também está repleto de decisões e escolhas.

Ao final do dia, fazer um lanche rápido em casa, ir com a família à pizzaria, levar o cônjuge a um restaurante, ou ficar trabalhando até tarde para terminar aquele trabalho que você prometeu entregar?

Pela manhã, que roupa vestir? A calça azul com uma camisa amarela, ou a calça cinza com a camisa azul?

Estas escolhas e decisões fazem com que, todos nós, uns em maior grau, outros em menor grau, sintamo-nos cansados de tomar decisões e fazer escolhas.

O volume crescente de informações tentando chegar aos nossos sentidos para ganhar a nossa atenção, a decisão de prestar ou não atenção a estas informações, cansa. Somos uma antena em funcionamento, no mínimo, 16 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Uma antena cansada ...

Isso cansa! E nós nem percebemos ...

Este cansaço é a principal razão pela qual quando alguém decide acompanhar a decisão de quem tomou a dianteira na decisão. Istoé bastante usual.

Verifique isso num conjunto de pessoas que vão a um restaurante: os primeiros que decidem a escolha do prato são , frequentemente, mais acompanhados pelo restante do grupo.

O seu apego emocional a determinadas marcas de renome (para você) envolve também este cansaço, pois é mais fácil acreditar na qualidade implícita, do que ter o trabalho de escolher e arriscar.

A previsibilidade é um conforto.

Ao discorrer sobre as suas atividades para os seus clientes, tenha em mente que eles estão cansados de tomar decisões, estão cansados de fazer escolhas.

Para captar a atenção dos seus clientes potenciais, fale dos problemas que ele enfrenta, das soluções que ele precisa e que você pode fornecer.

Você pode obter a atenção do seu cliente tanto com um áudio-cartão, como com um sumário.

O seu áudio-cartão é um importante meio para:

- capturar a atenção do seu cliente potencial;

- gerar contatos proveitosos e

- fazer mais e melhores negócios.

Leia nossos artigos:

"Áudio-cartão - Você Precisa Ter Um!" e

5 Segundos.

Um sumário pode ter a seguinte seqüência:

   
1 O PROBLEMA DO SEU CLIENTE
Demonstre, de forma clara e objetiva, que você entende os problemas, medos e situações desagradáveis que seus clientes potenciais vivenciam nos seus (deles) negócios.
   
2 A SOLUÇÃO ENTREGUE POR VOCÊ, SOB A ÓTICA DELE
Apresente uma visão geral, sem descer a detalhes, do que é possível fazer ou como a situação poderia ficar quando os problemas dos seus clientes potenciais forem resolvidos.
   
3 COMO O CLIENTE ESTÁ COM O PROBLEMA SEM VER A SOLUÇÃO?
Apresente o porquê seus clientes potenciais estão curtindo o problema e não chegando à solução.
   
4 O QUE O CLIENTE PRECISA SABER OU FAZER PARA RESOLVER O PROBLEMA?
Apresente os passos básicos necessários para que seus clientes potenciais resolvam seus problemas.
   
5 CHAME O CLIENTE PARA A AÇÃO
Uma declaração do que você é, o que você faz, de como você pode ajudar e um convite para o cliente potencial iniciar um contato.
   

Leia, por exemplo, o "ESTE É O SEU PROBLEMA?.

Jamais fale do que você faz. O que você faz não capta a atenção do seu cliente potencial, o que você faz está fora da realidade, do dia a dia, do seu cliente potencial.

Para captar a atenção do seu cliente potencial não exija dele interpretar o que você faz, tomar decisões, fazer escolhas. Ele está cansado de tomar decisões, de fazer escolhas.

Fale a linguagem dele, do seu cliente potencial, dos problemas que ele tem e das soluções feitas sob medida para ele, que você, não por acaso, fornece.

A linguagem e o conteúdo da mensagem que você usa para atingir o seu cliente tem que captar o âmago do problema que seu cliente potencial vivencia e apresentar a solução única que é fornecida pelo seu negócio, sem ter que tomar decisões, sem fazer escolhas.

A sua mensagem flui simples e direta. Sua mensagem, escrita ou falada, brota como água da fonte, surge!

Sua mensagem mostra e demonstra que você compreende e conhece integralmente o problema do seu cliente. E você apresenta soluções únicas, feitas sob medida para ele.

Você não é um vendedor. Você é um facilitador da vida do seu cliente.

Você é o encantador de cliente!

Façamos uma ótima semana!

Carlos Alberto de Faria
Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes.

Resolvendo também os seus problemas "on-line".
____________________________________________________________________
Nós teremos o prazer de atendê-lo, caso você queira saber mais sobre estas e outras estratégias atrair mais e melhores clientes, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrônico Semanal. Não hesite em contatar-nos:

Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes

contato@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR.
______________________
Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.


© Copyright 2008, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.