CARTEIRA DE CLIENTES – O Que Fazer?

Não é a toa que a McKinsey é a firma de consultoria com maior prestígio no mundo. É do “site” dela (mckinseyquarterly.com) que eu adaptei esta forma prática, rápida e didática para administrar estrategicamente a sua carteira de clientes.

Sem mais demora, apresentamos abaixo a figura chave para este artigo:

A Matriz Cliente X Lucro X Concorrência

clientes, lucro, concorrência
Matriz de Clientes x Lucro x Concorrência


Esta figura demonstra, praticamente, como administrar a sua carteira de clientes.

Eu sei, há clientes que você não sabe exatamente onde enquadrar. A vida não é perfeita, nem tampouco este modelo. Este modelo facilita a sua vida porque permite focar ações no dia a dia. Para alguns clientes há de ser necessário um acompanhamento para verificar o desenvolvimento das relações comerciais, ao longo do tempo.

Mas isto não invalida o modelo, ao contrário, as exceções passam a ser melhor analisadas porque suas ações para, no mínimo, 80% a 90% dos clientes, ficam claras e facilitadas pela aplicação deste modelo.

Eu sei, eu sei, quais ações tomar em cada caso? É isso que você quer! 




Então veja a figura abaixo, que apresenta as ações que podem tomadas, a título de sugestão, para cada quadrante (conservamos a cor para facilitar a identificação): 

clientes, lucro, concorrência, matriz
matriz de clientes x lucro x concorrência

E então, ficou mais fácil?

lembre0se somente de um detalhe: ao jogar um cliente que não dá lucro para a sua empresa, você tem certeza que este cliente não tem a chave da abertura de um novo e promissor mercado para sua empresa?

Adapte as ações listadas acima às condições atuais da carteira de clientes da sua empresa; e … bom proveito!

Um abraço.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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