CARTEIRA DE CLIENTES – O Que Fazer?
Não é a toa que a McKinsey é a firma de consultoria com maior prestígio no mundo. É do “site” dela (mckinseyquarterly.com) que eu adaptei esta forma prática, rápida e didática para administrar estrategicamente a sua carteira de clientes.
Sem mais demora, apresentamos abaixo a figura chave para este artigo:
A Matriz Cliente X Lucro X Concorrência
Esta figura demonstra, praticamente, como administrar a sua carteira de clientes.
Eu sei, há clientes que você não sabe exatamente onde enquadrar. A vida não é perfeita, nem tampouco este modelo. Este modelo facilita a sua vida porque permite focar ações no dia a dia. Para alguns clientes há de ser necessário um acompanhamento para verificar o desenvolvimento das relações comerciais, ao longo do tempo.
Mas isto não invalida o modelo, ao contrário, as exceções passam a ser melhor analisadas porque suas ações para, no mínimo, 80% a 90% dos clientes, ficam claras e facilitadas pela aplicação deste modelo.
Eu sei, eu sei, quais ações tomar em cada caso? É isso que você quer!
Então veja a figura abaixo, que apresenta as ações que podem tomadas, a título de sugestão, para cada quadrante (conservamos a cor para facilitar a identificação):
E então, ficou mais fácil?
lembre0se somente de um detalhe: ao jogar um cliente que não dá lucro para a sua empresa, você tem certeza que este cliente não tem a chave da abertura de um novo e promissor mercado para sua empresa?
Adapte as ações listadas acima às condições atuais da carteira de clientes da sua empresa; e … bom proveito!
Um abraço.
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br