HÁ DESPERDÍCIO NA LIDERANÇA?

A minha resposta à pergunta, título deste artigo, é que pode haver desperdício na liderança, sim! Este artigo apresenta uma proposta uma proposta de atuação e explica como evitar esse possível desperdício.

Sempre que se fala em liderança, fala-se como se ela fosse um único conjunto de características universais, alguma panaceia que cura todos os males da administração.

Salário e benefícios do líder e da alta direção são o mais alto investimento relativo em pessoal de uma empresa. Desperdício nessa área significa custo sem o retorno e falta de foco.

Eu diria que este artigo é um artigo em busca de uma pesquisa, já que para mim há, no mínimo, três tipos de liderança em quaisquer empresas.

O objetivo é fazer com que elas sejam o mais próximas possíveis, mas isso não ocorre sem muito esforço.

1. A Liderança Oferecida

A liderança oferecida é a mais fácil de ser verificada, é liderança efetivamente atuante na empresa, é aquela exercida pelo líder, ou pelo conjunto de líderes. Não há muita dúvida sobre ela, já que é sempre a liderança existente em quaisquer empresas.

Esta liderança também poderia ser chamada de liderança disponível. Mas este não é o único tipo de liderança. Vejamos.

2. A Liderança Necessária

A liderança necessária é aquela que pode ser detectada, encontrado o perfil, caso sejam analisados o ambiente externo, o ambiente interno, as estratégias e táticas a serem utilizadas para fazer com que o pessoal interno atue de forma pró-ativa no ambiente externo, para promover as mudanças necessárias ao sucesso da empresa.

Portanto a liderança necessária é função do ambiente externo, do ambiente interno e das estratégias de interação entre o ambiente interno e externo.

Com isto eu estou querendo dizer que o perfil da liderança necessária é dependente, no mínimo, do resultado que se quer alcançar, das condições do ambiente externo e das condições do ambiente interno. 

3. A Liderança Percebida

Os empregados, fornecedores e clientes (e a sociedade), por sua vez, vêem a liderança com os seus olhos e percepções das interações que acontecem tanto no ambiente interno (liderança-seguidores e seguidores-seguidores), como no ambiente externo (liderança-mercado e seguidores-mercado). 

A liderança percebida também é dependente da cultura empresarial na qual ela está ocorrendo. E mais individualmente, é dependente também das contingências de cada empregado.

A formação da opinião do grupo de seguidores, a respeito da liderança, é também um fator que afeta a própria percepção da liderança. O perfil da liderança percebida pode ser detectado através de pesquisa com os seguidores (empregados, fornecedores e terceirizados), com os clientes e com a sociedade próxima e vizinha.

Note que poderíamos falar também na liderança desejada pelos seguidores, que é bastante importante. A nossa opção foi que a empresa contrata os seus líderes e empregados para a execução de um conjunto de tarefas, comportamentos e atitudes que visam dar condições à empresa de atuar no mercado.

A liderança desejada pelos seguidores, que é bem diferente da liderança percebida, muito embora aquela influencie muito esta, pode ser incluída na pesquisa ou substituir a liderança percebida.

Nossa opção pela liderança percebida ocorre porque há que se mostrar aos seguidores quais são as necessidades da empresa e a postura do líder e seguidores, e o que importa para a empresa é quanto distante ou diferente está a liderança percebida da liderança necessária. A liderança desejada é um mero sonho.

4. O Que Fazer Com Isso?

Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas o que sai desta barafunda toda?

O que resulta é, a princípio, que toda liderança que não seja a liderança necessária, é desperdício. 

Há algumas ressalvas: da análise da liderança oferecida ou disponível e da liderança percebida, mas não necessárias, a princípio, podemos verificar se, efetivamente, são desperdícios, ou se o levantamento da liderança necessária tinha alguma falha no perfil levantado (ciclo de aprendizagem).




Juntando, se for o caso, à liderança necessária os achados “inicialmente não detectados”, o resto das lideranças percebidas e oferecidas, que não necessárias, são desperdício. Desperdício de liderança, puro e simples.

Entendemos como ciclos de aprendizagem cada etapa de pesquisa, a cada etapa medimos as três lideranças e metas são traçadas para o líder e alta direção. É como o ciclo PDCA da qualidade.

Veja o gráfico 1 abaixo.


Gráfico 1 – Levantamento Inicial
Lideranças Necessária, Percebida e Oferecida


Esta pesquisa pode conduzir a casos onde a mudança da liderança seja uma necessidade. Com este pano de fundo, a quem compete fazer este tipo de pesquisa? Um órgão interno, comandado pelo líder, propor a substituição do líder, é fora de propósito. Parece-me ser esta atividade o caso de atividade perene, executada por empresa com alta credibilidade no mercado. 

O processo, que deve ser estabelecido, é fazer com que a intersecção das três lideranças – oferecida, percebida e necessária – caminhem para ser o mais próximo possível da liderança necessária, que é a base de comparação. Para tanto o líder deve verificar periodicamente a situação da liderança e o que ele deve fazer:

– liderança percebida diferente da liderança necessária: aqui há dois caminhos visando aproximar a liderança percebida da liderança necessária:

         – quando a percepção dos liderados precisa mudar: comunicar e compartilhar o porque da liderança ser “assim” e não “assado”, tentando mostrar o caminho que a liderança tem que tomar;

          – quando a liderança precisa mudar: trabalhar com a liderança para adequar o seu comportamento e atitudes à liderança necessária para dar maior visibilidade e percepção aos seguidores da necessidade real da liderança.

– liderança oferecida diferente da liderança necessária: aqui o trabalho é somente com a liderança, quais comportamentos, atitudes, programas, projetos, metas e objetivos precisam ser assumidos para provocar uma aproximação da liderança oferecida com a liderança necessária.

Com estas atividades o gráfico anterior, com o tempo, deve passar a ter a configuração mostrada no Gráfico 2, abaixo:


Gráfico 2 – Após vários ciclos de aprendizagem como estariam as
Lideranças Necessária, Percebida e Oferecida

Com esta proposta, a liderança passa a ser, não só um aprendizado, mas também algo em constante confronto com o mercado. Deixa de ser um conjunto de características e perfis pré-determinados e passa a ser um conjunto de características e perfis em constante evolução, de acordo com as condições do mercado e as necessidades da empresa em se adaptar constantemente a este mercado dinâmico. 

Leia também os seguintes artigos:

LIDERANÇA E PREVISIBILIDADE

A DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA ;A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA LIDERANÇA
OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA;

A LIDERANÇA PODE SER APRENDIDA?;

HÁ DESPERDÍCIO NA LIDERANÇA? eLIDERANÇA EMPRESARIAL 

Até um próximo artigo!

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1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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