Definição de Liderança
Definição de Liderança: ao longo do tempo verificou-se que empregado, quando tem confiança e é comprometido com a empresa, obtém mais e melhores resultados, do que o empregado vigiado, controlado e mandado.
Qual a definição de liderança?
A liderança, dentro de uma visão moderna, está sendo buscada por um simples fato: o controle de empregados custa caro, e não obtém a maior produtividade de cada empregado. Ou seja, é duplamente ineficaz: custa mais e não obtém o melhor.
Não fosse isso, não se justificaria um Hospital Sara Kubitschek, que possui um corpo técnico de excelente nível, e paga salários menores do que esses profissionais poderiam estar ganhando no mercado. Ou ainda, os McDonalds, que atendem em 119 países, têm mais de 30.000 restaurantes de lanches rápidos, e servem mais de 47.000.000 de sanduíches por dia, com pessoal atendendo a todos com um sorriso nos lábios.
O que faz com que todas estas pessoas trabalhem assim?
O que esse pessoal faz que os outros não possam fazer?
O que é liderança, como definir a liderança?
Cabe discutir o que é liderança.
As seis definições de liderança abaixo, para mim são todas equivalentes:
- LIDERAR é conectar os seus empregados ao seu negócio.
- LIDERAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários.
- LIDERANÇA é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.
- LIDERANÇA é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas.
- LIDERANÇA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados.
- LÍDER é o portador da autoridade legitimada, ou seja, aquele em quem se reconheçam motivos para ser ouvido, acatado e seguido. (Benedito Milioni)
Em quaisquer definições de liderança, aquela que você gostar, sempre haverá uma ou duas palavras, no máximo, que se retiradas, mudam o significado de liderança para gerência, ou chefia.
Vejamos:
GERENCIAR é colocar para trabalhar os seus empregados no seu negócio.
GERENCIAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como empregados.
GERÊNCIA é a arte de fazer com que os outros façam algo que você está convencido que deva ser feito.
GERÊNCIA é a arte de mobilizar os outros a batalhar.
GERÊNCIA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados.
As palavras que mudam, e dão todo o sentido da liderança, – diferentemente da simples gerência – são conectar, agir e trabalhar como proprietários, fazer com que os outros tenham vontade de fazer, batalhar por aspirações compartilhadas, e empregados engajados.
Em toda e qualquer definição de liderança, que utilizarmos, terá um ou dois vocábulos que expressarão o conceito de aderência e comprometimento do empregado à empresa, de pertencer a um agrupamento que faça a diferença.
Liderar fica sendo então algo como prover um significado ao trabalho que faça com que valha a pena o engajamento das pessoas, que esse significado ajuda a sensação de pertencer, mas, sobretudo, conceda a chance de participar, com o seu próprio trabalho e esforço, na construção de algo que valha a pena engajar a sua vida.
Neste caso, a definição de liderança é dar um significado ao trabalho, que propicie o engajamento voluntário dos empregados. O que também ajuda a definição de liderança: Liderar é também dar um significado ao trabalho que propicie o engajamento voluntário dos empregados.
Note que esta frase sobre definição de liderança enfoca mais um dos processos – básico, necessário e importantíssimo – da liderança, que é a construção do significado, é o que engaja o empregado ao negócio, é o que faz com ele tenha vontade de obter os resultados que o líder aponta, orienta ou indica. Mas a liderança não se resume a isso.
O grande guru da administração, Peter Drucker, diz:
“A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.”
Peter Drucker
“O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!”
Leia os seguintes artigos que complementam este artigo:
A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA LIDERANÇA;
OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA;
A LIDERANÇA PODE SER APRENDIDA?;
HÁ DESPERDÍCIO NA LIDERANÇA? e
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O lider colaborativo e aquele que tem a habilidade de se colocar no mesmo patamar dos membros da sua equipe. Alem de supervisionar os trabalhos e ate mesmo ensinar, ele tem a capacidade de executar uma tarefa se for necessario. A lideranca democratica tambem e conhecida como participativa, isso porque ha uma participacao de toda a equipe nas tomadas de decisao do lider. O estilo de lideranca democratico possui um lider que acredita que nao e o dono da verdade, apesar do seu cargo, e valoriza todas as opinioes.
Olá, boa noite, Eng. Carlos!
Um comentário sobre o tema: “Peter Drucker, diz: “A única definição de líder é alguém que possui seguidores. […] Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.”
— Meu raciocínio é algo além, veja: “Líder que faz líderes”.
— Seguidores por si mesmos nada é senão algo para ser esquecidos [um nome].
“O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!”
— McDonald é o pior modelo que usaria. A proposta era que seu crescimento deveria ser exponencial. O que vejo hoje são pequenas lojas de lanches. A visão era de solucionar o Mundo, a visão deles falhou. A fama é passada. Os resultados hoje são insatisfatórios.
Com certeza o pessoal pega novatos. Qual Empresa de renome fecharia contrato com o McDonald hoje?
— Uma liderança transformacional somada de um estilo revolucionário, coadunado ao estilo carismático, este sim tornaria o mundo de cabeça para baixo.
— Quanto ao McDonald, jamais trabalharia lá. Paga pouco, incoerente no padrão de recompensas. Não merece meu crédito.