Imagem da empresa: Qual é a sua?

Imagem da empresa: toda a empresa precisa de uma identidade visual para gravar na mente do cliente, para identificá-la, torná-la única.

O logotipo mais famoso é o da Coca-Cola, e sua cor é o vermelho.

Um belo logotipo é o do Carrefour, tem uma seta em azul, à esquerda, outra seta, à direita, em vermelho, e o branco vazado representa um “C”, de Carrefour.

As cores azul, branco e vermelho são também as cores da bandeira da França, país sede do Carrefour. 

Você já havia percebido que o logotipo do Carrefour é um baita de um “C”, embutido em um quase quadrado?

Excelente solução!

Eu já vi várias crianças que, lendo o símbolo do Carrefour, mostram duas coisas: que estão se alfabetizando e o acerto da marca, pois até criança lê!

Se você não se lembra do logotipo do Carrefour, clique aqui.

Imagem da empresa: Cores

Quais são as cores da sua empresa?

O que essas cores representam?

Para facilitar sua escolha e a interpretação, veja, abaixo, o que cada cor representa:

AMARELO: associa-se com calor, entusiasmo e alegria, é a mais visível das cores.

AZUL: sugere calma, pureza, serenidade, prestígio, conhecimento e segurança.

BRANCO: transmite ideia de luz, leveza, pureza e frescura.

PRETO: transmite ideia de sofisticação e elegância.

VERDE: é percebida como da natureza e, por associação, a coisas saudáveis.

VERMELHO: transmite vitalidade, força e vida.

Imagem da empresa: Logotipo

O logotipo de sua empresa deve transmitir aos seus clientes uma percepção, pelo símbolos, grafia e cores utilizadas, que permita o casamento dessa percepção com o seu produto ou serviço, realçando ou dando evidência a detalhes que não são ditos, mas são percebidos.

O que o seu cliente busca?

Qual é a percepção que você quer causar em seus clientes?

Que ideia você quer transmitir? 

Solidez, rapidez, segurança, confiança, sobriedade, higidez, dinamismo?




Note: o seu logotipo deve aproximar o seu cliente de sua empresa, deve ajudar a torná-la única, deve primordialmente identificá-la. 

O logotipo de sua empresa é menos para você, e é mais para o seu cliente, muito embora você tenha, mais do que gostar dele, você tem que aprová-lo e viver com ele por um longo tempo!

Logotipos fortes

Veja os logotipos de empresas famosas e consolidadas: McQuinsey: a maior empresa de consultoria; do Boticário, da Natura, da Amazon, da IBM, do Google, da Sadia. 

O que esses logotipos transmitem para você?

Lembre-se: para fechar contratos de R$ 50.000,00 você tem que ter material apropriado, quer seja um cartão de visitas, um menu de um buffet, o cardápio de um restaurante, um “folder”, ou uma proposta. 

Imagem e competência

Não, não basta boa vontade e competência. No mercado, funciona a lei da mulher de Cézar: 

À mulher de Cézar não basta ser honesta, tem que parecer honesta! 

Da mesma forma, à sua empresa não basta ser competente, tem que parecer competente e organizada.

O seu logotipo e seu material representam uma das portas de entrada do seu negócio, não importa quão sério e competente você e sua empresa sejam, a percepção positiva do seu negócio começa com a qualidade da sua identificação visual.

O seu logotipo, enfim, é uma condição necessária, mas não é suficiente.

Sem ele sua empresa não existe, com ele você pode começar a atuar.

Até a semana que vem!

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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