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Livros recomendados

Você encontra abaixo uma relação de livros de Marketing de nossa predileção.

Só recomendamos e divulgamos livros de marketing com avaliação igual ou superior a * * * (3 estrelas) , numa avaliação máxima de * * * * * (5 estrelas).

Título: A Hora da Verdade 
Autor: Jan Carlzon
Editora: COP
Ano: 1992
Comentário:
Livro de depoimento do presidente da SAS mostrando como implantou uma cultura de serviços dando “empowerment” à linha de frente, levando sua empresa a destacar-se no mundo da aviação comercial.. Em particular, leia o magnífico prefácio.
Classificação: * * * * *

Título: Posicionamento – A Batalha Pela Sua Mente 
Autor: Al Ries & Jack Trout
Editora: Pioneira
Ano: 1987
Comentário:
Livro básico sobre marketing, imperdível, necessário para quaisquer pessoas que tenham interesse em se desenvolver na área de marketing. É desse livro o conceito, que eu uso muito, de que a batalha de conquista de cada cliente não se dá no mercado, mas na mente de cada um desses clientes potenciais.
Classificação: * * * * *

Título: Planos de Marketing – Como Preparar – Como Usar
Autor: Malcolm H. B. McDonald
Editora: Gráfica e Editora JB
Ano: 1993
Comentário:
Livro básico sobre o tema de uma autoridade mundial no assunto, infelizmente esgotado..
Classificação: * * * * *

Título: Marketing – Gerenciamento e Serviços – A competição por serviços na Hora da Verdade
Autor: Christian Grönroos
Editora: Campus
Ano: 1995
Comentário:
Autor representativo da escola escandinava de Marketing de Serviços em livro básico sobre o assunto.
Classificação: * * * * *

Título: Serviços de Marketing – Competindo através da QUALIDADE 
Autor: Leonard L. Berry e A . Parasuraman 
Editora: Maltese Norma
Ano: 1992
Comentário:
Livro de expoentes do Marketing de Serviços nos EUA. Texto básico para qualquer iniciante, mas infelizmente esgotado.. 
Classificação: * * * * *

Título: Marketing de Serviços – A Empresa Com Foco No Cliente
Autor: Valarie A. Zeithaml e Mary Jo Bitner
Editora: Bookman
Ano: 2003
Comentário:
Livro de duas expoentes do Marketing de Serviços nos EUA. Livro muito interessante.
Classificação: * * * * *


Título: Serviços: Marketing e Gestão – com casos na Internet
Autor: Christopher Lovelock e Lauren Wright
Editora: Saraiva
Ano: 2002
Comentário:
Livro de um dos expoentes do Marketing de Serviços nos EUA, com muitas adaptações ao mercado brasileiro. Valeu o esforço.
Classificação: * * * * *

Título: Migração de Valor – Como se Antecipar ao Futuro e Vencer a Concorrência
Autor: Adrian J. Slywtzky
Editora: Campus
Ano: 1997
Comentário:
Livro atual e importantíssimo. Mostra como o valor para o cliente migra ao longo do tempo e ainda mostra técnicas para predição de como o valor pode migrar. Mostra exemplos de empresas líderes americanas, em sua época, e que ficaram cegas à migração de valor, sendo ultrapassadas por outras empresas.
Classificação: * * * * *

Título: Marketing – Criando valor para os clientes 
Autor: Gilbert A . Churchill Jr. E J. Paul Peter 
Editora: Saraiva
Ano: 2000
Comentário:
Ótimo livro texto destinado a estudantes universitários, com material de apoio na INTERNET ao professor. Trabalho de tradução e adaptação dos exemplos e “cases” à realidade brasileira.
Classificação: * * * * *

Título: Princípios de Marketing 
Autor: Philip Kotler e Gary Armstrong 
Editora: Prentice Hall do Brasil
Ano: 1993
Comentário:
Livro texto do guru do marketing, traduzido sem adaptação à realidade brasileira, mas o nome do autor pesa e muito!
Classificação: * * * * *

Título: Revolução nos Serviços – Como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar seus clientes 
Autor: Karl Albrecht 
Editora: Pioneira
Ano: 1992
Comentário:
Leitura obrigatória para quem quer entender porque todos prestamos serviços, indispensável para profissionais da área de marketing de serviços.
Classificação: * * * * *

Título: Marketing Planning for Services 
Autor: Malcolm McDonald e Adrian Payne 
Editora: Butterworth Heinemann – Oxford
Ano: 1996
Comentário:
A adaptação do livro Plano de Marketing para a área de serviços, infelizmente ainda não traduzido.
Classificação: * * * * *

Título: Delivering Quality Service – Balancing Perceptions and Expectations 
Autor: Valarie A . Zeithalm, A. Parasuraman e Leonard L. Berry 
Editora: The Free Press
Ano: 1990
Comentário:
Este livro lançou o Modelo Conceitual da Qualidade em Serviços, usado até hoje, bem como a pesquisa de qualidade em serviços SERVQUAL, já um pouco em desuso.
Classificação: * * * * *

Título: O Mito Do Empreendedor Revisitado
Autor: Michael E. Gerber
Editora: Saraiva
Ano: 1996
Comentário:
O livro trata das razões que levam a maioria dos empreendimentos individuais a fecharem suas portas no primeiro ano de vida e mostra como não cometer os erros, apontando caminhos. Se você tem o seu negócio ou está pensando em montar um, leia obrigatoriamente este livro. Pena que esteja esgotado. 
Classificação: * * * * *


Título: Consultoria – O Segredo Do Sucesso
Autor: Gerald M. Weinberg
Editora: McGraw-Hill
Ano: 1990
Comentário:
O livro aborda a experiência em consultoria de um dos mais renomados consultores americanos na área de TI. Se você é consultor, ou pretende sê-lo, leia obrigatoriamente este livro. É uma leitura fácil, agradável e necessária. Sua prática de consultoria nunca mais será a mesma depois da leitura deste excepecional livro. Pena que também esgotado.
Classificação: * * * * *


Título: Serviços Revolucionários – Mudando as regras do jogo competitivo na prestação de serviços 
Autor: James L. Heskett, W. Earl Sasser Jr. E Christofer W. L. Hart 
Editora: Pioneira
Ano: 1994
Comentário:
O livro aborda uma metodologia que partindo da segmentação de mercado, chega às condições de prestação dos serviços, passando por posicionamento, conceito de serviço, estratégia de operações, entre outros.
Classificação: * * * * *

Título: Design and Management of Service Processes – Keeping Customers for Life 
Autor: Rohit Ramaswamy 
Editora: Addison-Wesley Publishing Company, Inc.
Ano: 1996
Comentário:
Leitura essencial para profissionais da área de serviços. Livro de peso quanto ao conteúdo.
Classificação: * * * * *

Título: Vamos às compras – A Ciência do Consumo 
Autor: Paco Underhill 
Editora: Campus
Ano: 1999
Comentário:
Você tem um local físico para atendimento a clientes? Então leia este livro com MUITA ATENÇÃO! Pequenos GRANDES detalhes que fazem muita diferença!
Classificação: * * * * *

 Título: Marketing de Serviços
Autor: John E. G. Bateson e K. Douglas Hoffman
Editora: Bookman
Ano: 2001
Comentário:
Este livro texto tem algumas abordagens originais e traz alguns textos originais de artigos importantes sobre o assunto. Vale a pena conferir.
Classificação: * * * * *

 Título: Marketing Boca a Boca – Como fazer com que os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços
Autor: Emanuel Rosen 
Editora: Futura
Ano: 2001
Comentário:
Este livro é interessante por colocar um estudo sistemático em algo que se falava de forma intuitiva – e vez por outra a intuição falha, como bem prova o livro. Recomendado para aqueles que dependem quase que exclusivamente de propaganda boca a boca.
Classificação: * * * * *

 Título: Afinal, o que os clientes querem? – O que os consumidores não contam e os concorrentes não sabem
Autor: Gerald Zaltman
Editora: Campus
Ano: 2003
Comentário:
Este livro é imprescindível para aqueles que trabalham com pesquisas e querem tentar desvendar como os clientes – afinal, nós todos,os seres humanos -, agimos e reagimos, como efetuamos nossas decisões, e principalmente, como efetuamos nossas decisões de compra. Se você não é da área de pesquisa, esqueça.
Classificação: * * * * *

Título: Marketing One-to-One na Web – Construa Já uma Estratégia de Marketing de Relacionamento Individual para Cada Cliente
Autor: Cliff Allen, Deborah Kania e Beth Yaeckel
Editora: Makron Books 
Ano: 2002
Comentário:
Este livro, como a grande maioria dos livros, apresenta estratégias, mas bastante útil. Algumas pessoas podem encontrar dificuldades para a aplicação prática destas estratégias.
Classificação: * * * *

Título: Serviços de Satisfação Máxima – Guia Prático de Ação 
Autor: Leonard L. Berry 
Editora: Campus
Ano: 1996
Comentário:
Livro mais para especialistas, muito bem escrito e fundamentado.
Classificação: * * * *

Título: Marketing de Serviços Profissionais – Estratégias Inovadoras para Impulsionar sua Atividade, sua Imagem e seus Lucros (2º Edição)
Autor: Philip Kotler, Thomas Hayes e Paul N. Bloom
Editora: Manole
Ano: 2002
Comentário:
O livro cumpre o que promete, apresenta estratégias e estratégias atualizadas. Para quem não é da área, ou tem pouca experiência em marketing, faltam as táticas e as ações, deixando um vazio no leitor: “O que que eu faço com isto agora?”. 
Classificação: * * * * *

Título: Marketing Eletrônico – A Integração de recursos eletrônicos ao processo de marketing 
Autor: Joel Reedy, Shauna Schullo, Kenneth Zimmerman 
Editora: Bookman
Ano: 2001
Comentário:
Este livro busca dar uma visão ampla da utilização do marketing na WEB. Ao mesmo tempo busca ser profundo, tem como ponto negativo ser anterior à implosão das empresas “pontocom”.
Classificação: * * *

Título: QFD – Perspectivas Gerenciais do Desdobramento da Função Qualidade
Autor: William E. Eureka e Nancy E. Eureka
Editora: Qualitymark
Ano: 1992
Comentário:
Livro introdutório sobre esta importante ferramenta para levar a voz do cliente a todas as etapas, desde o planejamento à produção e aos serviços de suporte.
Classificação: * * *

Título: Administração de Serviços 
Autor: Richard Normann 
Editora: Atlas
Ano: 1993
Comentário:
O autor é o criador do conceito da “Hora da Verdade” e pertence à escola escandinava de marketing de serviços.
Classificação: * * *