Encaixando as Necessidades de Treinamento

Dentro de cada empresa a necessidade de treinamento surge, aparece, é
detectada quando há uma lacuna ou discrepância entre a qualificação
necessária do pessoal e a qualificação disponível.

A necessidade de treinamento – frequentemente coletada pelo pessoal
de Recursos Humanos das empresas, através da LNT (Levantamento das
Necessidades de Treinamento) – pode ter 7 “caixas” ou motivos:

1. Recrutamento de pessoal com qualificação inferior à necessária
para o exercício do conjunto de tarefas necessárias para o bom
desempenho.

2. Rotação horizontal de pessoal, visando qualificar pessoal em
multitarefas, tanto para capacitar pessoal que possa substituir
empregados em período de licença, férias ou faltas, como para
construir uma visão mais ampla e integrada da empresa como um todo, em cada empregado.

3. Alteração vertical, quando um empregado galga um posto dentro da hierarquia da empresa.

4. Alteração nos processos de trabalho: inovação (novos serviços e
produtos), renovação, reorganização, automação.

5. Problemas de falta de qualidade ou outros problemas causados por insuficiência nos CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

6. Diretrizes ou medidas que objetivam:
– Melhoria da qualidade;
– Diminuição de custos;
– Aumento da satisfação do cliente;
– Aumento de flexibilidade;
– Estímulo à inovação.

7. Mudança nas políticas empresariais (tarefas expandidas ou
reduzidas, realocação de responsabilidades, mobilidade, novos
procedimentos de comunicação).

O treinamento, a princípio, nunca é problema, mas solução, apesar de
frequentemente escutarmos que alguém tem “um problema de
treinamento”. O que se quer dizer, na maioria dos casos, é “eu tenho
um problema que pode ser resolvido por treinamento”. Mas convém
atenção: desmotivação, produtividade baixa, faltas e licenças médicas
não são, necessariamente, resolvidas por treinamento. O treinamento é
somente uma das muitas opções de ação para resolver um problema.

Mas sendo necessidade de treinamento, você pode e deve encaixar em um
dos 7 motivos que podem justificar o treinamento.

Para ler mais sobre o assunto: ”Como Obter O Desempenho Efetivo?

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Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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