E-MAIL MARKETING: de A a Z (II)

“A lição sabemos de cor;
Só nos resta aprender.”

Beto Guedes e Ronaldo Bastos,
na música “Sal da terra”

RESUMO:
“O E-MAIL MARKETING é uma poderosa ferramenta para estabelecer e manter contatos. O custo é baixo, e é simples.
Apresentamos processos, detalhes e cuidados que se deve ter na implantação do E-MAIL MARKETING.”

Concluindo nosso BES da semana passada, que trata dos cuidados e de alguns detalhes que devem ser observados no E-Mail Marketing, apresentaamos os itens finais de “j” a “z”.

Clique aqui para ler o BES anterior.

j. A sua isca: a linha ASSUNTO
O item ASSUNTO, do campo do seu e-mail é a isca que fará o seu e-mail ser lido. Ou não! Maiores dicas sobre a redação do item ASSUNTO, leia o BES anterior 

“SEUS “E-MAILS” SÃO LIDOS? (II)” 

k. Escrevendo e-mails que dão resultados esperados
O processo de e-mail marketing é também um processo de aquisição de conhecimento do seu mercado, através dessa nova ferramenta, portanto meça os resultados e veja o que dá melhor resultado. Aprenda com a prática.

l. Técnicas de persuasão por e-mail
Há várias técnicas de persuasão que podem e devem ser utilizadas nos seus e-mails. A base das técnicas de persuasão está nos BES anteriores:

“A Arte Da Persuasão (1/3)”

“A Arte Da Persuasão (2/3)”

“A Arte Da Persuasão (3/3)”

m. Freqüência dos e-mails
A freqüência de envio dos seus e-mails pode torná-los uma coisa comum, quando em excesso, ou algo esperado, quando apropriada ao seu segmento. Isto depende a RELEVÂNCIA percebida pelos seus clientes.

n. A escolha dos dias para envio
Como sua empresa deve tratar com outras empresas, elas não são muito diferentes da sua própria empresa.

Normalmente segunda-feira é um dia em que encontramos a nossa Caixa de Entrada cheia, o que fará com que o seu e-mail esteja entre uma porção de outros e-mails. A chance de ele ser aberto e lido diminui, pois concorre com muitos outros e-mails.

Na sexta-feira há sempre certo ar de urgência no ar, antecede o final de semana. A concentração das pessoas oscila entre a pressa e o planejamento do lazer. Portanto os dias apropriados para envio vão de terça-feira à quinta-feira. Uma boa providência é: meça que dias dão melhores retorno de leitura.

o. As suas páginas para aterrissagem dos clientes (“landing page”)
Uma das técnicas utilizadas no e-mail marketing é, quando da apresentação de uma oferta, oferecer uma conexão direta para o site da sua empresa, através de uma página específica (“landing page” ou página de aterrissagem) com os demais detalhes da sua oferta ou promoção. 

Esta página é uma continuação clara e lógica do que foi enviado no seu e-mail.

p. Facilitando a compra e iniciando relacionamentos.
Note que o objetivo do e-mail marketing não é exclusivamente vender, mas estabelecer um meio de comunicação bidirecional, de tal forma que quando o seu cliente pensar em algo que se referia aos benefícios que sua empresa oferece, ele não tenha dúvidas de quem procurar: a sua empresa.

q. A preparação da retaguarda: testes, previsão e dimensionamento
Como toda a comunicação feita por sua empresa é necessário fazer testes e medir os resultados para se fazer a previsão e dimensionamento dos meios para que se atendam os clientes de uma forma que demonstre a sua vontade em tratar o cliente como único e também o profissionalismo da sua empresa.




3º RETENÇÃO:
r. Retenção e lealdade
Todo e-mail enviado deve conter, fácil e visível, a forma de se descadastrar, de optar por não receber mais. Este abandono deve ser medido e acompanhado, verificado os motivos do abandono. Pesquisas sobre a RELEVÂNCIA dos assuntos abordados devem ser feitas com regularidade. Comece com freqüência anual.

s. Vendas, promoções e relevância
Estas são as grandes áreas de atenção da sua empresa nas atividades de e-mail marketing: entregar a RELEVÂNCIA para se manter em contato, fazer promoções e capturar vendas.

t. Integrando “web site” e “e-mail”
A sua atividade de e-mail marketing tem e deve ser integrada ao seu “site”.

u. Fazendo a diferença
Um olho no que você está apresentando e produzindo para os seus clientes, e outro olho nos seus concorrentes. São muito freqüentes clientes cadastrados na sua lista que trabalham para os seus concorrentes. Você deve fazer o mesmo, pois torna a briga igual.

v. Comunicando para reter
A sua comunicação deve objetivar a retenção dos seus clientes, manter-se em contato, não meramente vender, vender mais. Agregar valor aos seus clientes através da sua comunicação por e-mail é vital, não só vender e fazer promoções. Partilhe e compartilhe informações, resultados e utilizações dos seus produtos e serviços. O objetivo do e-mail marketing é ajudar a criar parcerias.

w. Segmentação, segmentação, segmentação
Segmentar a sua lista por interesses, pelos benefícios procurados é vital. 

Os clientes mudam, crescem, evoluem. O mercado vive em eterna adaptação. O que valia ontem pode não mais valer hoje. 

Os seus vendedores podem ser uma boa fonte de dados e percepções sobre os seus clientes. Uma boa conversa telefônica com o seu cliente, vez por outra, é essencial para verificar como anda o negócio dele e como a parceria pode ser ampliada.

x. Marketing viral
Verifique se há algum assunto ou promoção que faça com que aumente de forma significativa o número de novos cadastramentos na sua lista “opt-in”.

y. Perseguindo e medindo resultados
A constância de propósito e a humildade de aprender com o tempo são os seus maiores aliados. Persiga e meça os resultados. Aprenda com eles. O excelente é aquilo que dá resultado, e o resultado pretendido pela sua empresa é a formação de parcerias, não a venda imediata, mas as vendas ao longo do tempo.

z. Oportunizando crescimento
O seu e-mail marketing é uma ótima ferramenta para criar sinergia também entre os seus parceiros, abrindo portas de novas oportunidades de negócios entre eles, pela complementaridade de atividades e negócios, pelo compartilhamento de processos e experiências, facilitando acessos, promovendo o desenvolvimento da sociedade. 

Se a sua empresa quer aprimorar o contato e a freqüência desse contato com o seu cliente potencial, o E-MAIL MARKETING pode ser uma solução excelente e econômica, e a Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos já.

Construamos uma semana de real sucesso.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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