A arte da Persuasão (parte 2)

Arte da Persuasão: Você conhece e aplica os princípios da persuasão, pessoal e profissionalmente, para facilitar a sua vida?

“Vá à luta, faça-se útil!”

Peter Drucker

RESUMO:

Nesta semana a continuação deste assunto essencial, muito pouco divulgado e importantíssimo para quem quer se inserir no mercado, desde vender uma ideia de negócio a produtos ou serviços…

Na semana passada vimos os três primeiros princípios da persuasão:

1. Princípio da Amizade
As pessoas gostam daqueles que gostam delas.

2. O Princípio da Reciprocidade
As pessoas dão o troco na mesma moeda.

3. O Princípio da Consistência
As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes. 

Hoje apresentamos, a seguir, os outros três princípios da arte da persuasão:

4. O Princípio da Autoridade na arte da persuasão

As pessoas reconhecem o notório saber.

Aplicações:
– Não assuma que o seu conhecimento é evidente, facilite a vida dos outros com os seus conhecimentos.
– Coloque o seu conhecimento para ajudar os outros.

As pessoas têm mais boa vontade em seguir direções e recomendações de um comunicador no qual enxerguem uma autoridade reconhecida ou com um conhecimento significativo.

5. O Princípio da Validação Social na arte da persuasão

As pessoas seguem caminhos abertos por semelhantes.

Aplicações:
– O exemplo vindo de semelhantes cria predisposição favorável.
– Use o exemplo dos amigos, colegas e conhecidos sempre que disponível.

As pessoas têm mais boa vontade em executar uma ação recomendada se eles percebem evidências de que algumas outras pessoas, especialmente os semelhantes, já estão executando. 

6. Princípio da Raridade

As pessoas precisam mais daquilo que elas têm menos.

Aplicações:
– As pessoas dão valor ao que é raro.
– Utilize e evidencie informações exclusivas e benefícios únicos.

As pessoas julgam oportunidades e objetos mais atrativos na medida em que estes sejam mais escassos, raros, ou de baixa disponibilidade. 

Cada um destes aspectos da arte da persuasão, levantados pela pesquisa do Dr. Robert Cialdini, pode e deve ser trabalhado por todos os profissionais que queiram atuar, de forma ética, para promover tanto a sua pessoa – marketing pessoal -, como as ideias que defende, os serviços ou produtos que vende, quer seja ele vendedor porta a porta ou um líder.




Eu diria que mais do que isso: estes pontos da arte da persuasão precisam ser considerados nas suas táticas de aproximação e de desenvolvimento de relacionamentos, quer seja entre pessoas físicas ou entre pessoas jurídicas – mesmo porque pessoas jurídicas não se aproximam, quem se aproxima são pessoas físicas, representantes de pessoas jurídicas.

No caso de pessoas jurídicas, então, precisa haver cuidados extremos na uniformidade e coesão das suas atividades de aproximação e relacionamentos das diversas pessoas físicas que se apresentam e representam a empresa, frente às pessoas físicas representantes do cliente ou cliente potencial.

Como a sua empresa pode utilizar cada uma destas áreas para, consistentemente, aparecer e oferecer oportunidades que facilitem a persuasão pela sua oferta?

E no seu caso de profissional de gabarito? Como você pode se utilizar destes princípios? 

E na sua vida pessoal, na sua vida em família? Como você pode se utilizar destes princípios?

Pense e reflita durante esta semana. 

Na semana que vem colocaremos este assunto de forma mais prática, através de Dicas Práticas de como aplicar este conhecimento na sua família, para você, em seu marketing pessoal, e para a sua empresa.

Se a sua comunicação ou a comunicação da sua empresa precisam ser mais persuasivas, a Merkatus pode ajudá-lo a obter a atenção e a ser percebido pelos seus clientes potenciais. Consulte-nos já: calfaria@merkatus.com.br

Para ler o 3º artigo e último artigo da série: A Arte da Persuasão parte 3, clique aqui.

Leia também: PERSUASÃO E INFLUÊNCIA

Construamos uma excelente semana!

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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