E-MAIL MARKETING: de A a Z (I)
“A experiência é uma professora muito severa.
Autor desconhecido
Primeiro ela aplica a prova e
somente depois é que vem a lição.”
RESUMO:
“O E-MAIL MARKETING é uma poderosa ferramenta para o posicionamento da sua empresa no mercado, para estabelecer e manter contatos. O custo é baixo, e é simples.
Apresentamos os processos e os cuidados que se deve ter na implantação do E-MAIL MARKETING.”
O envio anterior de BES, sobre E-MAIL MARKETING, desencadeou uma série de solicitações que nos permitiram fazer os dois próximos BES, complementares, esclarecendo outros aspectos necessários e não abordados nos anteriores, mas igualmente importantes.
A atividade de E-MAIL MARKETING traz resultados muito positivos, desde que conduzida como um processo meio para se manter em contato com o mercado, de uma forma simples, rápida e barata.
Note que o termo utilizado foi simples, não foi fácil, porque é necessário tomar alguns cuidados para que o resultado seja obtido de forma perene, e não meramente casual ou pontual.
Ou seja, o E-MAIL MARKETING é uma ferramenta que deve ser utilizada para se manter em contato com segmentos do mercado, oportunizando não somente a realização de novos negócios.
O E-MAIL MARKETING cria um vínculo, que mostra e demonstra a disposição da sua empresa em formar uma parceria junto dos seus clientes, abrindo e mantendo aberta uma nova porta de comunicação, diferente e efetiva.
VISÃO GERAL
As atividades de E-MAIL MARKETING podem ser divididas, dentro do enfoque dos processos internos de sua empresa, em três fases: aquisição de endereços de e-mails de clientes petenciais, a ação de envio e a correspondente recepção das respostas a este envio e, por último, a retenção desses clientes, assim entendidas:
1º AQUISIÇÃO:
Obtenção de endereços de clientes potenciais e interessados (lista “opt-in”).
2º AÇÃO:
Envio dos e-mails aos grupos segmentados da lista “opt-in”, para testar o que dá resultados, e o que não funciona, em cada segmento, para cada serviço ou produto.
Preparar-se (previsão de recursos humanos, financeiros e materiais) para atenderem pedidos e esclarecimentos de dúvidas sobre os e-mails enviados, em prazos estabelecidos e comunicados previamente.
3º RETENÇÃO:
Manter o interesse dos clientes, trazer assuntos relevantes, compartilhar casos de sucesso, facilitar soluções de problemas, ser um parceiro facilitador, não só vender e apresentar promoções.
Como a assunto é extenso, dividiremos em dois BES, o final segue a semana que vem.
Estas 3 fases serão assim desenvolvidas:
1º AQUISIÇÃO:
a. Montando uma lista “opt-in”
b. Capturando clientes potenciais que dão retorno
c. Mantendo a lista “opt-in”
2º AÇÃO:
d. Segmentando o mercado por benefícios
e. Personalizando o seu e-mail
f. Gerando entendimento, compreensão e boa receptividade
g. O meio não é a mensagem
h. Entregando relevância
i. Montando ofertas diferenciadas para cada segmento
No BES da semana que vem:
j. A sua isca: a linha ASSUNTO.
k. Escrevendo e-mails que dão resultados esperados
l. Técnicas de persuasão por e-mail
m. Freqüência dos e-mails
n. A escolha dos dias para envio
o. As suas páginas para aterrissagem dos clientes (“landing page”)
p. Facilitando a compra e iniciando relacionamentos
q. A preparação da retaguarda: testes, previsão e dimensionamento
3º RETENÇÃO:
r. Retenção e lealdade
s. Vendas, promoções e relevância
t. Integrando “web site” e “e-mail”
u. Fazendo a diferença
v. Comunicando para reter
w. Segmentação, segmentação, segmentação
x. Marketing viral
y. Perseguindo e medindo resultados
z. Oportunizando crescimento
Estes são os tópicos, rápidos e necessários, que abordaremos nestes dois BES. Vamos a eles:
1º AQUISIÇÃO:
a. Montando uma lista “opt-in”
Este item já foi esclarecido no nosso BES anterior intitulado: “COMO CRIAR LISTAS “OPT-IN”?”, no BES de 22.05.2006, a ser publicado na Internet, no site da Merkatus, em 17.07.2006.
b. Capturando clientes potenciais que dão retorno
Não basta aumentar a sua lista de envio, há que aumentar a sua lista de envio de e-mails com clientes que tragam resultados (novas vendas e propaganda boca a boca).
c. Mantendo a lista “opt-in”
Os cuidados com a integridade dos dados, e o uso exclusivo por sua empresa é mandatório.
A sua lista de e-mails é OURO que jamais pode ser emprestada ou alugada para outros. Os parceiros interessados podem comunicar-se com os seus clientes através dos seus envios, exclusivamente.
2º AÇÃO:
d. Segmentando o mercado por benefícios
Não adianta mandar tudo para todos. Isso faz com que o que você envia seja considerado de menor valor, e diminui a credibilidade do que a sua empresa envia. Envie o que cada segmento tem interesse. FOCO!
e. Personalizando o seu e-mail
Trate o seu cliente pelo nome, personalize a sua comunicação.
f. Gerando entendimento, compreensão e boa receptividade
Falando individualmente com cada cliente, através da segmentação, sua empresa se coloca como conhecedora das necessidades dos clientes, gerando credibilidade, o que aumenta a leitura dos seus e-mails.
g. O meio não é a mensagem
O envio de e-mails não é suficiente, o meio utilizado já está disseminado, não evoca mais novidade pelo seu uso, portanto há que se colocar conteúdo específico que tenha significado para cada segmento, tanto no e-mail como no seu “site” na “web”.
h. Entregando relevância
O conteúdo colocado nos e-mails tem que ser relevante para o cliente, tem que trazer algo que ele sinta com útil para a empresa dele ou para ele, individualmente. Ver artigo:
i. Montando ofertas diferenciadas para cada segmento
Quando o seu e-mail enviar ofertas e promoções, faça de forma diferenciada, de acordo com os benefícios procurados e desejados por cada um dos segmentos, evitando “vender” para quem não tem interesse. Isso gera descrédito.
Clique aqui para ler a continuação.
Se a sua empresa quer se manter em contato com o seu cliente potencial de uma maneira barata e eficaz, visando aumentar a parceria e apresentar ofertas e promoções, o E-MAIL MARKETING pode ser uma excelente solução. A Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos já:
Construamos, cada um de nós, uma semana de sucesso.
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