Dicas de Motivação
Benditos os flexíveis,
Michael McGriffy
pois eles não serão entortados
até perderem a sua forma.
Há algumas semanas atrás nós enviamos três Boletins Semanais que trataram da motivação, a saber:
VESTINDO A CAMISA
FALTA MOTIVAÇÃO NA SUA EMPRESA?
MOTIVAÇÃO NA SUA EMPRESA
Alguns assinantes solicitaram algo ainda mais prático do que do que o último, que apresentou algumas questões sobre motivação, sob o enfoque do atendimento às necessidades apontadas por Maslow, em sua Hierarquia das Necessidades Humanas.
O ponto que eles levantaram é que se a motivação é uma porta que só abre por dentro de cada um de nós, porta essa cuja chave somente a própria pessoa pode usar para abrir, como fazer para motivar os outros?
No último artigo apontado MOTIVAÇÃO NA SUA EMPRESA, nós apresentamos uma abordagem prática, através de algumas orientações, e a colocação de 25 perguntas que orientavam você a apresentar respostas que conduzissem os seus empregados a um estado de interno de motivação.
Mas vocês querem, e pediram mais detalhes.
Um aspecto que não foi apresentado nos artigos anteriores, que se basearam, muito apropriadamente, na Pirâmide de Maslow, é a persuasão.
A arte da persuasão, ou a arte de influenciar pessoas, pode ser resumida nestes princípios:
1. Princípio da Amizade
As pessoas gostam daqueles que gostam delas.
2. O Princípio da Reciprocidade
As pessoas dão o troco na mesma moeda.
3. O Princípio da Consistência
As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes.
4. O Princípio da Autoridade
As pessoas reconhecem o notório saber.
5. O Princípio da Validação Social:
As pessoas seguem caminhos abertos por semelhantes.
6. Princípio da Raridade
As pessoas precisam mais daquilo que elas têm menos.
que já foram apresentados, e mais explicados, nestes artigos:
A Arte Da Persuasão (1/3)
A Arte Da Persuasão (2/3)
A Arte Da Persuasão (3/3)
Cabe uma ressalva importante, que permeia as dicas práticas abaixo:
Se você usar os princípios da persuasão para manipular os outros, haverá ganhos imediatos, mas não perenes, pois a médio e longo prazo você perderá credibilidade.
Sinceridade, transparência e honestidade de propósitos são obrigatórios para todas e quaisquer atividades humanas que valham a pena, como veremos.
Vamos, então, hoje, mostrar como princípios gerais, podem e devem ser aplicados para que se obtenha a tão procurada motivação, através destas 4 dicas práticas.
1º DICA:
A motivação está dentro das pessoas.
Afinal trabalhador motivado é trabalhador auto-motivado.
O que você pode fazer é tentar mudar o estado interno dos seus empregados, ou seja, aumentar os fatores aproximativos ao trabalho, e diminuir os fatores evitativos do trabalho.
Você consegue isso através de comportamentos e atitudes que sejam percebidas pelos seus empregados. Quais comportamentos e atitudes? Veja a seguir.
2º DICA:
Tenha propósitos elevados e constantes
Não importam os motivos, a situação, ou o ambiente de momento, mantenha-se sempre na direção da construção do seu propósito.
O seu propósito deve ter grandeza suficiente para engajar os seus empregados na luta para alcançá-lo. Se e quando seus empregados incluírem-se na luta, essa luta passa a ser de todos; ou seja, eles estão “motivados”.
Leia acima o Princípio da Consistência.
É completamente diferente para o seu empregado lutar para dar lucro para o patrão, do que participar de uma empresa que busca atender necessidades da sociedade – o empregado, o cliente, o acionista e a sociedade – dentro dos padrões capitalistas.
Uma visão de construção de uma sociedade melhor terá mais probabilidade de engajar o seu empregado, do que simplesmente lutar para aumentar o lucro para o patrão.
Leia o Princípio da Reciprocidade acima.
A grandeza está sempre dentro e ao alcance de cada um de nós.
Se você batalha por você, é bem mais provável que seus empregados façam o mesmo, ou seja, eles, os seus empregados, vão cuidar muito bem deles, seguindo o seu exemplo, e colocar a sua empresa em segundo plano. Entendeu?
Veja também o Princípio da Amizade.
3º DICA:
A orientação é sempre mais eficaz do que a crítica.
A comunicação é fonte mais primária para gerar confiança e respeito.Raramente é apropriado ser autoritário, no sentido de manda quem pode e obedece quem tem juízo.
O que você fala com a sua voz, e com o seu corpo, dizem muito aos seus empregados.
É completamente diferente a autoridade trazida por você estar em um posto qualquer, mesmo que este posto seja de dono da empresa, da autoridade trazida por reconhecido conhecimento e experiência.
Os Princípios da Amizade, da Autoridade e da Validação Social valem muito.
Lembre-se que uma pessoa bem preparada sempre tem opções. Troque as reclamações e críticas pela apresentação de propostas de caminhos, ações e orientações.
Nunca trabalhe contra mudanças.
Faça acontecer a mudança que você sonha.
Evite se colocar como um obstáculo, e sim como uma pessoa que aponta caminhos, descortina horizontes, facilita a obtenção de resultados, compartilha e celebra resultados, coletivamente. O que nos remete ao Princípio da Consistência
4º DICA:
A responsabilidade sempre é sua.
Mesmo que você tenha delegado alguma responsabilidade, a responsabilidade pela escolha da pessoa a quem delegar, e pela oportunidade da delegação, é exclusivamente sua.
Neste ponto, caso você desconheça a Lei da Expectativa Negociada, conceda-se uns instantes para lê-la.
Se você leu ou já conhece a leitura recomendada acima, então você sabe que reclamar de nada adianta, só restando a você:- negociar muito bem o que você deseja e quer, ou
– recrutar outra pessoa.
Cerque-se de pessoas boas, capazes e comprometidas, sempre.
Não queira culpar os outros, lembre-se do Princípio da Amizade e da Reciprocidade. E de que a responsabilidade, pela contratação da pessoa a quem você delegou, é sua.
Você já conheceu empresas onde todos culpam a todos, e ninguém assume nada? Invariavelmente, começa com o patrão, e se perde o foco de fazer bem feito, e todos passam a “tirar o seu da reta”.
Você e a sua empresa sabem motivar os seus empregados?
Os seus empregados vestem a camisa da sua empresa?
Nós podemos ajudá-lo. Contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços:
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