COMPETÊNCIA, DESEMPENHO OU RESULTADOS?
Hoje em dia é bastante comentada a administração por competências. Eu tenho algumas dúvidas sobre a adequação do termo competência, ou mesmo até, se a administração deve ser voltada à competência.
A melhor definição de competência que eu conheço é esta:“Competência é prontidão ou capacidade de resposta às necessidades organizacionais: desenvolvimento, comprometimento e obtenção de resultados desejados e acordados.”
Note que a competência não garante o desempenho, pois a competência diz ou informa que a pessoa ou empregado tem o repertório e a disposição da ação. Mas somente isto não basta, pois estar disposto à ação não quer dizer que irá agir necessariamente.
Esta minha posição é calcada numa realidade vivida: eu conheci um engenheiro bem articulado, de fácil convívio, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, a princípio, para a ação. O único defeito dele é que, na realidade do dia a dia, ele não partia para a ação. Nenhum teste de recrutamento pegou este detalhe, nem tampouco as entrevistas, sequer as dinâmicas empregadas.
Só o desempenho garante que há a ação, mas ainda não garante a escolha da ação específica que gera os resultados esperados e acordados.
Como já dissemos em um artigo anterior:
“Lembre-se que a ação da sua empresa – os resultados que ela colhe – são sempre externos, estão no mercado. Toda ação dentro da empresa visa a obtenção de um resultado fora da empresa.”
O que a empresa quer ou necessita é resultados obtidos no mercado de atuação.
Resultados são produtos da ação.
Resultados desejados e acordados são produtos da ação coordenada e focada:
– no que deve ser feito,
– em como deve ser feito, e
– fazer tanto o “o que”, como o “como”, com qualidade.
A isto chamamos de efetividade, que é a soma da eficácia, e da eficiência, e da qualidade. Para maiores detalhes leiam o nosso artigo:
A ação empresarial que produz os resultados esperados e desejados está correlacionada fortemente à soma do desempenho de cada empregado. Como os empregados estão, normalmente, associados em equipes, tanto por necessidade de desempenharem um conjunto específico de tarefas como pela facilidade de liderança, torna-se fácil decompor os resultados em desempenhos de equipes, e dentro destas, em desempenhos individuais.
Esta ação empresarial, como vimos no texto da semana passada:
“Como Obter O Desempenho Efetivo?“,
é a soma de três aspectos: competências, motivação e sistemas ou ambiente, sob o ponto de vista da necessidade de obtenção de resultados.
Com isto não estou querendo falar que uma empresa se resume a isto. Aliás, a maior firma de consultoria do mundo, a McKinsey, diz que as necessidades de uma organização efetiva são os 7 Ss (em inglês):
– Estrutura (Struture).
– Estratégia (Strategy).
– Sistemas (Systems).
– Valores compartilhados (Shared values).
– Capacidades e habilidades (Skills).
– Corpo de empregados (Staff).
– Estilo (Style).
Veja mais detalhes aqui.
Tendo em vista o exposto, creio que já podemos dizer que:
– toda a administração deve estar voltada à obtenção de resultados esperados e acordados;
– a obtenção desses resultados é dependente da soma dos resultados coordenados das diversas equipes da empresa;
– os resultados coordenados dependem de ações efetivas, com foco, cooperação e comprometimento;
– os resultados das diversas equipes de trabalho dependem das competências, da motivação, e dos sistemas e ambiente.
Portanto, sob o ponto de vista da administração, podemos concluir:
1. A administração visa resultados esperados e acordados no seu mercado de atuação.
2. A administração só pode ser voltada a obtenção desses resultados.
3. A administração tem dar suporte para que haja coordenação de ações, esforços e recursos (materiais, financeiros e humanos).
4. A administração tem que criar, comunicar e manter conhecidos os resultados esperados e o foco.
5. A administração tem que criar um ambiente de cooperação e comprometimento.
6. A administração tem que garantir as ações visando a motivação de todo o quadro de pessoal.
7. A administração tem que garantir a existência e o funcionamento dos sistemas de suporte e do ambiente necessários para que:
– o todo funcione, e
– facilite a obtenção dos resultados esperados e desejados.
A administração voltada para resultados é a maneira mais fácil e focada de obter estes mesmos resultados.
A administração voltada a resultados atua mediante desempenhos individuais e coletivos.
A administração voltada à competência é um meio de se obter desempenho. E este desempenho busca resultados.
Portanto, concluindo, mas não finalizando:
– A administração por competência é um dos meios de se obter desempenho ou ações que buscam os resultados esperados e acordados.
– A administração para resultados é a necessidade de todas empresas.
Finalizando:
– Na administração voltada para resultados, quais resultados ela procura?
– Ou seja, qual é ou quais são os resultados que toda empresa busca?
– Qual é a sua resposta a esta indagação? O que a sua empresa busca no mercado?
Ajude-me com as suas respostas a desenvolver este assunto para um próximo Boletim.
Se a sua empresa está pensando em melhorar os resultados e aumentar a produtividade a Merkatus pode ajudar. Para maiores detalhes, contate-nos.
Que o resultado da sua competência produza uma excelente semana.
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