COMO MAXIMIZAR HONORÁRIOS Em Empresas De Serviços – Parte 1

Os honorários devem ser baseados em valor, nos custos e na concorrência. 

Os honorários devem ser baseados, sempre, em valor, custos e concorrência. 

Os seus honorários devem ser obrigatoriamente maiores do que o seu custo para prestá-los. 

Os seus honorários devem levar em conta os preços praticados pela concorrência.

Mas, e principalmente, os seus honorários devem ser baseados no valor que o cliente obtém com os seus serviços. 

Quando os clientes perguntam porque você apresenta um preço por serviço ou projeto, e não por hora ou dia, torne claro que isso é para a própria proteção dele. 

1) O valor está no brilho dos olhos do cliente. 

2) Os honorários são baseados na obtenção dos valores para o cliente, não na realização de tarefas. 

3) A cobrança por tempo sempre será menor do que o valor real e verdadeiro entregue ao cliente. 

O estabelecimento de honorários por unidade de tempo – hora, dia, semana ou mês – indica que você virou um trabalhador braçal. O conteúdo que você agrega não tem valor, você vale pelo tempo colocado à disposição do seu cliente. 

Cobrando por tempo você mostra que o que você fornece é semelhante a um taxista. Nada contra o taxista…

Leia com atenção esta história abaixo…


Uma história do Picasso: 


Ouvi uma história do Picasso, que não sei se verídica, mas extremamente pertinente e ilustrativa sobre o que estamos colocando. 

Picasso foi contratado para fazer um retrato de uma senhora da alta sociedade. E assim ela foi ao estúdio, onde o Picasso começou a fazer o retrato. 

Uma hora e meia depois, Picasso concluiu a tela com o retrato da senhora. 

A senhora ficou deslumbrada com seu retrato feito pelo mestre e perguntou quanto é que era. Ao que Picasso respondeu: – “São US$ 6.000,00, minha senhora.” 

– “Mas isso não é muito, por somente uma hora e meia de trabalho? -, arguiu a senhora.” 

– “Minha senhora, eu não estou cobrando pela uma hora e meia de trabalho, eu estou cobrando pela minha vida inteira de dedicação e estudo à pintura, que me permitiu pintar esse quadro em uma hora e meia!!!” -, respondeu Picasso. 

E você convém lembrar-se que você não consegue cobrar mais do que 8 horas por dia, 40 horas por semana e 20 dias por mês. Há limitações físicas. 

Por outro lado, no entanto, o valor dos benefícios que você pode propiciar, tem o tamanho da sua capacidade em agregar valor ao cliente. 


Precisa ficar claro, na negociação do seu serviço ou projeto, que os seus honorários sejam vistos, e efetivamente serem, menores do que os benefícios obtidos pelo seu cliente com o seu trabalho. 



Isto ajuda a construir um relacionamento de confiança, que se inicia com essa proposta de serviço ou projeto. 

Mas a cobrança por valor também depende de seu tempo no mercado, sua reputação, da diferenciação do seu portfólio de serviços, da sua carteira de clientes atendidos, da sua reputação construída.

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Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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