A LEI DA SAPATARIA

Quando se abre um negócio temos que pensar no mercado que vamos atender. 

Não importa o que você gosta, o que importa é o mercado que você vai atender. 

Você tem que focar, antes de abrir o seu negócio, o que você gosta, e abrir seu negócio com algo que seja agradável para você. Leia o nosso Boletim Eletrônico Semanal “O SEU FOCO PESSOAL”. Mas depois de abrir, não importa mais o que você gosta, o que vale é o que o cliente quer, o que o mercado demanda!

Eu apresento a Lei do Sapataria:

LEI DA SAPATARIA

Para abrir uma sapataria é necessário que se tenha SAPATOS!

Lei da Sapataria reflete essa realidade translúcida, que muitos se esquecem, em um comportamento míope: sem sapatos não como abrir uma sapataria. Esse comportamento, frequentemente, é fatal para a sobrevivência do negócio.

Esta também é uma lei inexorável! 

Portanto para:

– cada número de sapato que você não tenha;
– para cada tipo de sapato que você não tenha;
– para cada cor de sapato que você não tenha;
– para cada acessório que você não tenha;

o cliente vai buscar no concorrente!

Cada vez que o cliente vai buscar no concorrente porque não encontrou na sua loja:

– o seu lucro diminuiu,
– diminui a percepção favorável do seu cliente quanto à variedade da sua loja,
– aumenta a satisfação do seu cliente com o concorrente,
– melhora a propaganda boca a boca do seu concorrente (e piora a sua), 

e esse conjunto de fatores faz com que seu negócio, ao longo do tempo, possa definhar, desaparecer, sumir.




Pode parecer absurdo, mas a realidade nos informa seguidamente que, enquanto na natureza jabuticabeira só dá jabuticaba, no mundo dos negócios nem sempre padaria tem pão, nem sempre churrascaria tem carne!

E o seu negócio, como você vai montar o seu negócio?

O seu negócio tem o que deve ter?

O seu negócio tem o que o mercado demanda?

O seu negócio tem o que os seus clientes querem, buscam ou desejam?

Até uma próxima oportunidade!

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *