Perguntas e Respostas
O que é uma Máquina de Vendas?
A Máquina de Vendas é o âmago da sua empresa, pois sua empresa precisa saber chegar e vender o que ela produz para o seu mercado, ou ela vai à falência!
Para montar a sua Máquina de Vendas você precisa estabelecer trocas com o seu mercado de atuação.
Para montar a Máquina de Vendas eu preciso entender marketing?
Marketing é um conjunto de conhecimentos, inicialmente derivado da economia, mas que abrange também psicologia, antropologia, sociologia, biologia, administração, etc.
Marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercado. Esta é definição de marketing que eu utilizo.
A sua Máquina de Vendas – a sua empresa – usa marketing, mas não somente marketing. Por esta razão não nos prendemos ao marketing, usamos todo o corpo de conhecimento para ajudar você a montar a sua Máquina de Vendas, sem nos restringir a este ou aquele conhecimento. O seu resultado desejado é o que nos interessa.
O corpo do conhecimento que transforma a sua empesa numa Máquina de Vendas é o que disponilizamos para você.
Afinal, o que você quer? Você quer aprender marketing ou quer aprender a montar uma Máquina de Vendas para a sua empresa?
Qual é o objetivo do marketing?
O objetivo do marketing é atrair e manter clientes.
Há alguns outros objetivos defendidos por outras pessoas, entre elas o grande guru do marketing, Philip Kotler, que diz, hoje, ser o objetivo do marketing a adequação entre a oferta e a demanda.
Como posso utilizar o conhecimento e as ferramentas para montar a minha Máquina de Vendas?
Você pode estudar e aplicar tanto o conhecimento de marketing, psicologia, antropologia, administração, etc. e tal. É um conhecimento disperso e difícil de ser encontrado pronto para você.
Você pode fazer cursos formais, estudar por conta própria. O resultado vem com o tempo, podendo ser muito demorado. Veja Livros recomendados.
Caso você tenha pressa ou queira resultados mais rápidos, você pode contratar um profissional para trabalhar em sua empresa. ou ainda contratar os serviços de consultoria de marketing.
A Merkatus coloca-se como uma opção e gostaria de ser consultada, caso você opte por contratar uma consultoria. Qual é o campo de atuação da Merkatus ?
A Merkatus ajuda seus clientes a atrair mais e melhores clientes, com o foco voltado para os resultados pretendidos pelo seu cliente. Veja na página Valores o item Missão.
E a Máquina de Vendas para serviços é diferente da Máquina de Vendas para produtos?
Sim, a Máquina de Vendas para serviços cuida de “bens” intangíveis, ao passo que a Máquina de Vendas de produtos cuida de bens palpáveis, tangíveis.
Por exemplo; a abordagem para a venda dos serviços de um psicólogo é muito diferente da venda de uma geladeira.
Quando você compra uma geladeira, você recebe um bem palpável, tangível.
O mesmo não acontece quando você deixa o consultório de um psicólogo, que no máximo “deixou” para você algumas perguntas, ou deixou uma tarefa para uma próxima consulta.
São coisas diferentes e, como tal, precisam ser tratadas de forma diferente.
Qual é o público alvo da Merkatus ?
Os nossos clientes são os consultores em geral, os profissionais de serviço e de vendas e marketing, e os proprietários e gerentes das pequenas e médias empresas da área de serviços. Veja na nossa página Valores o item Missão.
No caso da Merkatus, o que eu tenho que pagar?
Você vai expor qual o seu problema, vai ter que responder questões colocadas por nós. Somente se o seu problema estiver dentro do nosso foco de atuação, e após a sua concordância expressa, haverá uma proposta comercial.
Até chegar à proposta comercial, tudo é GRÁTIS.
O seu investimento pode se dar de duas formas:
- por projeto: independente do número de horas que durar a consultoria ou orientação, o preço é fixo e dependente do seu projeto e necessidade;
- por hora: você compra pacotes de horas, de 1 a 20 horas, com descontos progressivos, a partir de pacotes com 2 horas.
Inclusive a navegação, fruição do “site”, recebimento do Boletim Eletrônico Semanal. A cópia de todo material do sítio não só é permitida como estimulada; somente se exige seja preservada e divulgada a autoria dos materiais e a sua origem.
Quais são as garantias da Merkatus para os seus clientes?
A nossa certeza em exceder as expectativas dos nossos clientes nos permite fornecer uma Garantia Incondicional.
Veja essa garantia em nossa página Valores. Nós somos uma empresa que procura clientes que possamos encantar, uma empresa que sabe ser o cliente certo o melhor investimento.
Como eu vou saber se sou um possível cliente da Merkatus?
A sua dúvida, se somos ou não uma possível solução para seus problemas, deixa de existir, pois:
- não cobramos nada até se acordar, em conjunto, com uma proposta comercial;
- esta proposta comercial só pode ser aceita, ou não, por você;
- caso você aceite, há a Garantia Incondicional da Merkatus, veja em nossa página Valores.
Desta forma a responsabilidade é sempre da Merkatus e você fica livre de dúvidas ou receios para tomar uma decisão.
Como são prestados os serviços de consultoria?
A nossa consultoria individualizada pode se dar de duas maneiras: atendimento pessoal e a distância.
Com os meios de comunicação atuais a presença física nem sempre é importante ou necessária.
A INTERNET é um excepcional meio de difusão de conhecimento aplicado, aquilo que nós, da Merkatus, chamamos o par Informação – Ação; permite que, à distância, seja estabelecido um intenso e produtivo relacionamento virtual. Prestamos consultoria virtual, por telefone, Skype ou MSN
Caso você julgue importante, a Merkatus pode ir até você, numa consultoria mais próxima de soluções que podem saltar aos olhos, mas não ao contato virtual. Ou você pode vir até a Merkatus! A consultoria pessoal engloba essas duas últimas opções.
Veja a nossa página Nossos Serviços.Que serviços a Merkatus presta ou realiza?
Consulte nossa página Nossos Serviços.
Dentro do nosso foco e para o nosso público alvo, prestamos consultoria virtual ou pessoal.
Podemos por exemplo:
- ajudar a criar o nome para a sua empresa
- definir, em conjunto, a Missão, Visão e Valores para a sua empresa;
- ajudar a sua empresa a encontrar o áudio-cartão ideal;
- ser a pessoa externa para avaliação de sua empresa, do seu planejamento ou do seu projeto, fornecendo uma opinião, análise ou sugestão, isenta e sem polarizações internas;
- ajudar a desenvolver planejamentos estratégicos;
- desenvolver treinamentos;
- desenvolver instrutores;
- ajudar a desenvolver sistemas de vendas;
- ajudar a criar o seu “site” comercial na “WEB”;
- definir, implantar ou avaliar os processos internos que produzem o serviço;
- definir, implantar ou avaliar os processos internos “cliente-fornecedor”;
- ajudar a definir serviços com valor, sob a ótica do segmento alvo;
- avaliar a posição relativa de sua empresa frente a concorrência;
- e muitas outras atividades.
E a confidencialidade das informações fornecidas por seus clientes ou clientes potenciais?
Garantimos total confidencialidade das informações. Veja na página Valores o item Garantia de Confidencialidade.