ALINHAMENTO DA EMPRESA (I) A Construção Da Cultura

Trataremos desse aspecto intangível da própria empresa, sua alma:

A definição do negócio, da maneira de se fazer esse negócio e da cultura que sustentará a feitura desse negócio.

A cultura diz respeito tanto a como as coisas são feitas como ao que é feito. Trata das relações interpessoais (empregado-empregado, empregado-cliente, empregado-acionista), relação com os clientes e relação com o mercado, relação com o acionista.

A forma usual – conhecida, mas pouco e mal aplicada – é estabelecer Missão, Visão e Valores ou Princípios.

Toda empresa precisa informar, compartilhar, cobrar e medir a adesão de todos os empregados à sua Missão, aos seus Valores e à sua Visão. 

Estes três itens básicos – Missão, Visão e Valores -, informados, compartilhados, cobrados e medidos, dão o início à formação de uma cultura que informa o que fazer, para onde estamos indo e sobre quais condições de comportamentos e atitudes vamos percorrer este caminho.

Todo papel desempenhado por um empregado, em qualquer nível, é difuso e ambíguo.

Cada vez mais os empregados são qualificados e se espera que eles tomem decisões, mas quando surge a ambigüidade em um cenário difuso, a trinca MISSÃO, VISÃO e VALORES serve para dar a orientação necessária, é o parâmetro para a tomada de decisões, é o cunjunto que auxilia a dizer onde estamos e o que estamos fazendo hoje, o que estamos querendo nos transformar e sob quais condições de comportamentos e atitudes empreendemos esta nossa jornada diária rumo ao futuro!

MISSÃO:

o que fazemos, nosso propósito em fornecer algo ao mercado.

VISÃO:

o que queremos nos tornar no futuro.

VALORES:

as atitudes e comportamentos que suportam tanto a missão como a visão.

A cultura de uma empresa é iniciada com o estabelecimento da trinca MISSÃO, VISÃO E VALORES, mas só estabelecer não basta, é necessário divulgá-la e compartilhá-la em todo o quadro de empregados e fazer com que os líderes sirvam, tanto de exemplos, como de fiscais na cobrança da implantação e alinhamento a esta trinca.

Um exemplo de MISSÃO, VISÃO E VALORES pode ser encontrado aqui., ou ainda leiam nosso Artigo intitulado:

MISSÃO, VISÃO E VALORES: Por Que, O Que E Como“.

Veja abaixo a Figura 1.

Figura 1 – O Alinhamento da Empresa – 
Como se relacionam Missão, Visão, Valores, Eficácia,
Eficiência, Efetividade, Objetivos e Políticas, Metas e Metodologia.

Para uma melhor compreensão da Figura 1, apresentamos abaixo definições de eficiência e eficácia.

Figura 2 – Definição de Eficácia – 
Como fazer “as coisas” certas

Dos conceitos contidos na Figura 1 e na Figura 2 podemos concluir que a Eficácia correlaciona-se fortemente com Missão, Objetivos, Metas e Comprometimento

Todos estes aspectos dizem respeito à produção do que a empresa se propõe. Referem-se a quantidade e qualidade do que é produzido e vendido. Eficácia trata do que as pessoas e as máquinas produzem.

Figura 3 – Definição de Eficiência – 
Como fazer certo “as coisas”.

Dos conceitos contidos na Figura 1 e na Figura 3 podemos concluir que a Eficiência correlaciona-se fortemente com Valores, Políticas, Metodologias, Estilo e Visão

Todos estes aspectos, que dizem respeito a pessoas, são ou comportamentais ou atitudinais. Eficiência trata de como as pessoas se comportam, se portam e se relacionam em todas as etapas, desde a produção (empregados) até o relacionamento com os clientes, acionistas e com o mercado (sociedade).

Mas como utilizar a eficiência e a eficácia para melhorar o desempenho de uma empresa? 

A resposta pode ser encontrada no próximo artigo 
O Alinhamento da Empresa (II) – A Execução“.

Planeje e faça uma semana excelente.

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

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