PLANEJAMENTO: Mapa Ou Caminho?

“O planejamento de longo prazo não lida 
com decisões futuras. 
Lida com o futuro das decisões presentes.”

Peter Drucker

“As pessoas não planejam falhar. 
Esquecem-se de planejar.”

Mark McCormak

RESUMO: 
“O planejamento é uma peça importante para a obtenção dos resultados que você pretende alcançar.
A leitura da realidade, a cada momento presente, também é essencial.
O fazer acontecer tem que estar apoiado tanto no planejamento como na leitura da realidade.”

Eu vejo certo endeusamento da área de planejamento, conferido por algumas pessoas.

O planejamento não é uma ponte para o futuro. Isso equivaleria a dizer que sairíamos da realidade presente, e alcançaríamos o futuro, somente fundados no presente, a cabeceira da ponte.

Eu sempre digo que planejamento é um mapa. Mapa é a representação de um caminho, que somente se descobre ao caminhar, passo a passo. 

O mapa não é real, é uma representação da realidade. Essa representação da realidade tem os seus méritos, esse mapa nos ajuda a percorrer o caminho real, na exata medida em que esse mapa é o mais próximo da realidade que encontramos ao caminhar.

Um mapa desatualizado pode deixar de ter o seu valor, se a informação desatualizada induz ao erro. Nestes casos o mapa deve ser abandonado, pois ele não mais ajuda a percorrer o caminho.

O caminho é algo físico, real, é aquele no qual você coloca o pé, ao caminhar.

Antonio Machado, poeta espanhol, tem um poema onde diz:“Caminhante, 
não há o caminho,
o caminho se faz ao caminhar.”

Há vários pressupostos e sonhos sobre o planejamento.

Para início de conversa, para colocar todos e quaisquer planejamentos, na sua exata dimensão, eu quero informar para você, que eu conheço somente duas grandes verdades na administração da sua vida e da sua empresa :1º) a única coisa constante no mundo é a mudança;
2º) a única verdade, com 100% de probabilidade de ocorrer, é que o imprevisível acontece.

Estas duas verdades, e as duas frases com que iniciamos este Boletim de hoje, colocam o planejamento no seu ponto ideal.




O seu planejamento é uma tentativa de construção de um mapa que facilita o seu percurso pela realidade, que você encontrará no seu percurso, na sua construção diária do caminho que levará você, e sua empresa, ao resultado desejado.

O futuro é dependente da escolha que você faz cada instante. Cada escolha feita é parte da construção do futuro.

Você, sua empresa, nós, os concorrentes, os clientes, os clientes potenciais, os não clientes, as demais pessoas e organizações existentes no mercado, todos enfim, fazem escolhas. 

Estas escolhas somadas resultam na construção do futuro do minuto seguinte ao seu e ao nosso passo, conjunto, na direção do futuro..

O futuro, portanto, é algo que depende da somatória de escolhas que o mundo inteiro faz.

Todo e qualquer planejamento possui pressupostos nos quais se baseia para escolher e traçar os seus mapas, que são tentativas ou propostas de caminhos.

A observação da realidade, tal como ela é, e não como ela foi prevista, é fator
determinante da adequação e validade do planejamento no caminho que você se propõe a caminhar, a cada dia.

Leia o artigo: “A Liderança E A Xícara Cheia” 

O planejamento não é uma ponte que você lança para o futuro, pois a ponte
somente daria a você a leitura do presente, pois ela se afasta do contato com a terra, logo na saída, onde ela está fundada, divorciando-o do presente que se modifica a cada instante, pela própria ação, sua e do resto do mundo. 

O seu caminhar exige que você esteja sempre em sintonia com o seu presente, o presente do seu mercado de atuação, a cada passo, como o artigo acima referenciado tão bem mostra.

Uma outra face, das múltiplas faces do seu planejamento, é que ele representa a possibilidade real de dirigir os seus esforços e recursos conjugados na construção de algo que você busca e deseja.

Abdicar do seu planejamento, pois este exige trabalho e retrabalhos constantes, é o mesmo que deixar a sua empresa, os seus sonhos, à mercê do acaso, que você já sabe, ocorre.

A sua empresa, os seus sonhos, merecem mais consideração do que o marisco que, agarrado à rocha, balança de acordo com a direção das ondas e das marés.

Leia o artigo: “Planejamento e Liberdade”

O planejamento é parte integrante e necessária do exercício da sua liberdade de perseguir os seus sonhos, com consistência. 

A ação, derivada do planejamento, colocada no sentido da realização do seu sonho, tem que estar adequada à realidade, ao primeiro passo que você dará, a cada instante.

A necessidade de sintonia com a realidade nos obriga a afirmar isto: – “Nossa escolha é sempre referente ao primeiro passo, à ação que tomaremos a seguir, que é a escolha do local onde colocaremos o pé, no próximo passo.”

Só há a escolha real do próximo passo. Todos os passos futuros e seguintes são meros mapas, meros planejamentos.

É a realidade que enxergamos que diz se o local, previsto pelo planejamento, para colocarmos o pé, é seguro e adequado aos nossos propósitos, ou tem um buraco enorme não previsto, ou tem agora cocô do cachorro, que saiu abanando o rabo.

O fazer, o fazer acontecer, a escolha da ação no presente, é que diz onde estamos indo. O planejamento serve para dar coerência e visão para a escolha do eterno e sempre diferente primeiro passo.

O planejamento é um mapa.

O primeiro passo identifica o caminho real que você percorre. 

O planejamento visa dar um norte para você alocar, a cada momento presente, o seu primeiro passo.

Da coerência entre o planejado, e a sua realidade encontrada ao longo do percurso, constituído pelo conjunto dos seus primeiros passos dados, dentro dessa realidade presente e fugidia, ao longo do tempo, é que você e a sua empresa podem obter o sucesso.

Tão importante quanto o planejamento é a escolha da ação seguinte, o fazer acontecer adequado à realidade. 

Portanto, quando disserem para você que planejamento é tudo, que planejamento estratégico é o máximo, diga também que o objetivo maior é alcançar o resultado desejado.

E que alcançar o resultado desejado é obra conjunta, e harmoniosamente construída, entre o planejamento, a leitura da realidade a cada momento, e a escolha ação que constrói o futuro, baseada nessa realidade, a cada momento, a cada passo.

E se for para escolher entre o planejamento e a realidade, escolha sempre a realidade, ancore-se sempre na realidade, nem que tenha que jogar fora o planejamento, ou refazê-lo.

Planejamento é só a etapa primeira do fazer acontecer.

Leia o artigo: “Liderança Empresarial”

Você e a sua empresa não serão conhecidos e reconhecidos pelos planejamentos feitos, mas exclusivamente pelos resultados obtidos.

Você quer fazer acontecer o seu sucesso? Ou o sucesso da sua empresa? A Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *