“O lucro do nosso estudo é
Michel de Montaigne
nos tornarmos melhores e mais sábios.”
Como já citamos na semana passada:
“85% das empresas fecham até o seu 5º ano de existência.”
Falamos, na semana passada, sobre a falta de entendimento sobre o marketing de relacionamento, como um dos fatores responsáveis por esse número impressionante: taxa de 85% de insucesso nos empreendimentos brasileiros. Esta taxa de insucesso é do insuspeito SEBRAE.
O assunto de hoje é, na minha opinião, o maior ofensor do sucesso, ou a visão do empreendedor brasileiro tem sobre o lucro é o maior responsável pela alta taxa de 85% de insucesso, ou fracasso.
Eu já comentei este assunto em outros artigos:
“LUCRO: Outra Pedra No Caminho Do Empreendedor”
O motivo desta minha afirmativa, a minha certeza, vem da minha experiência pessoal, dos meus contatos com inúmeras pessoas, empreendedores, empresários, alguns falidos, outros de sucesso.
O sucesso, o que a pesquisa do SEBRAE não alcança, é efêmero em muitas ocasiões. Deixe-me explorar um pouco mais este aspecto importante: muitos empresários de sucesso, quando atingem o merecido sucesso, adotam uma postura que resvala pelo orgulho.
Caso ficassem somente no orgulho, não haveria maiores conseqüências, pois se sentir orgulhoso, pertencer à nata dos 15% dos empreendedores brasileiros que não fecham as portas dentro de 5 anos, é um feito que deve ser comemorado e que deve dar orgulho a quem o obteve. Parabéns, se for o seu caso!
O orgulho, aliado à falta de humildade, é que pode provocar verdadeiras catástrofes. A falta de humildade evidencia-se quando o empreendedor senta-se no sucesso, e percebe esse sucesso como perene, sem necessitar mais ou melhores esforços.
Imaginemos um negócio muito simples: um telefone público, daqueles de fichas telefônicas, lembram-se? Vamos imaginar que você ganhou a exploração de um conjunto de telefones públicos, por exemplo, na rodoviária da sua cidade.
O lucro do seu negócio, o seu lucro, será proporcional ao número de fichas telefônicas que o seu telefone público arrecadar.
Como você fará para ter o seu lucro aumentado?
Você só aumentará o seu lucro se aumenta o uso do seu telefone. Para aumentar o lucro você só tem duas estratégias:
– o tempo das ligações aumentarem (mais tempo, mais fichas);
– mais clientes usarem o telefone (mais clientes, mais fichas).
A evidência, aqui mostrada e demonstrada, independentemente da complexidade do que você faz ou oferece ao seu mercado alvo, diz e informa, sem margens a quaisquer dúvidas: o lucro é dependente e causado pelo uso do telefone.
Se você quiser aumentar o lucro, que é um efeito, tem que agir sobre o que o origina: mais clientes ou mais tempo de conversação por telefonema por cliente. Em outras palavras poderíamos dizer que o lucro é conseqüência direta do tempo de utilização do telefone. E o tempo de utilização do telefone é determinado pelo uso dos seus clientes.
Esta é a sua máquina de fazer negócios, é o mecanismo que traz o sucesso para o seu negócio:
1º) Mais clientes -> Mais fichas -> Mais lucro
2º) Maior tempo de conversa telefônica -> Mais fichas -> Mais lucro
Esta é a verdade: o que determina o seu lucro é o uso do telefone pelos seus clientes. Para que aumente o tempo de utilização do seu telefone, lá na rodoviária, você só pode e deve fazer duas coisas bem simples, :
– aumentar o número de clientes;
– aumentar o tempo de uso do telefone, por cada cliente.
Estas são as suas duas únicas estratégias possíveis. Todas e quaisquer táticas e ações, simples ou mirabolantes cabem, necessariamente, nestas duas estratégias básicas.
O seu negócio, qualquer que seja ele, é semelhante ao telefone público.
Você só vai aumentar o lucro, se você arrumar as razões pelas quais os seus clientes potenciais comprem a sua oferta ou os seus clientes comprem, repetidamente e mais, a sua oferta.
O seu cliente é quem traz o lucro para a sua empresa.
Você quer mais lucro?
Se sim, você terá que implantar estas duas estratégias:
– obter mais clientes, ou
– fazer com que a compra de cada cliente seja maior,
– ou, a mais usual, as duas estratégias ao mesmo tempo.
Por esta razão é que eu sempre digo que todas e quaisquer empresas de sucesso têm que manter somente esta principal competência:
“A competência de satisfazer os desejos e as necessidades dos seus clientes, melhor que os seus concorrentes, sempre.”
Leia nossos artigos:
EMPREENDEDORES A Lição Esquecida (I)
EMPREENDEDORES A Lição Esquecida (II)
Este é o grande segredo da perenidade do todas e quaisquer empresas.
Lucro?
O lucro é ESSENCIAL, NECESSÁRIO, mas mera conseqüência, e nunca finalidade.
Se a sua empresa precisa de lucro, invista na construção de uma oferta diferenciada ao seu mercado de atuação. A Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos.
Construamos uma semana excelente.
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