A ESSÊNCIA DE SERVIR

“A alegria só é verdadeira para aquelas 
pessoas que dedicam sua vida para servir.” 

Leon Tolstoi

RESUMO:
Como você monta a sua máquina de “produzir” clientes?
Quais etapas deve ter essa sua máquina que “produz” clientes?
Que cuidados você deve ter?
Quais são as medidas que ajudam essa sua máquina a “produzir” clientes?

Há muitos anos atrás, quando comecei a me dedicar ao marketing, eu tive a oportunidade de ler o livro “A Hora Da Verdade”, de Jan Carlzon.

Se você trabalha ou quer trabalhar com serviços, a leitura desse livro é obrigatória.

O livro contém a prática de como se faz uma empresa voltada a atender o seu mercado.

Esse livro trazia, em suas páginas iniciais, uma apresentação escrita por Paulo Jacobsen, que contém uma pequena fábula oriental que o Paulo escutou, falando mais ou menos isso:

Um poderoso e rico monarca, há muitos anos atrás, procurando a Sabedoria, propôs a seus súditos as três maiores interrogações da sua vida:

– Qual o momento mais importante na vida de um homem?
– Qual é a pessoa mais importante?
– Qual a tarefa mais importante a ser feita?

A partir deste momento, eu passo a relatar a minha leitura desta pequena fábula, à qual eu adicionei mais uma pergunta, 

– Quem começa esta mudança?

que para mim, as respostas a estas quatro perguntas contém:

– a essência do marketing de serviços,
– as regras para alcançar a felicidade;
– a essência do servir, e 
– a essência da vida.

As respostas a estas perguntas, resumidamente, estão abaixo:

1º) QUAL O MOMENTO MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA?
O único momento no qual podemos exercer a vida, praticar ações, fazer e acontecer, é o momento presente. Este é o motivo pelo qual ele se chama presente. O momento presente recebe o nome de HORA DA VERDADE, pois é somente neste momento que as “coisas”, sejam lá quais forem elas, podem acontecer.

A HORA DA VERDADE, o presente, é onde e quando tudo acontece.

O passado nada mais é do que lembrança. Viver de lembranças é ter um pé no passado, divorciado da realidade presente, portanto fora de sintonia.

Nós podemos e devemos ter lembranças, de preferência boas lembranças. Agora abandonar o momento presente, e ficar ancorado no passado, é negar a ação no momento presente, é viver de saudades.

Já o futuro nada mais é do que esperança. Ter esperança é esperar que algo aconteça no futuro, também divorciado da realidade presente, e também fora da sintonia com o momento presente.

Eu, certa vez, cometi um poema que era assim:

ESPERANÇA

“A espera
lança pra frente
o que só a imaginação
alcança.”

Sonhar é preciso, e adicionalmente ao sonho e de forma integrada a este sonho, é necessário construir o futuro, no dia a dia, no momento presente, caso contrário fica sempre só isso: um simples sonho irreal.

Peter Drucker, o maior guru da administração do século XX, disse certa vez:

– “A melhor forma de prever o futuro é começar a construí-lo hoje.”




2º) QUAL É A PESSOA MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA?
Esta resposta não tem escapatória, pois se o momento mais importante da minha vida é o momento presente, a pessoa que está à sua frente, nesse momento presente, é a pessoa mais importante.

Essa pessoa pode ser:
– seu marido,
– o cobrador do ônibus, 
– a caixa do supermercado, 
– seu filho, 
– seu esposo,
– o seu Deus, 
– você mesmo, em seus momentos de intimidade com você próprio;

enfim toda e qualquer pessoa que passa pela sua vida, em cada momento presente.

Estes momentos presentes não nos esperam, escoam entre nossos dedos à razão de 60 segundos por minuto, 60 minutos por hora, 24 horas por dia, 365 dias por ano, em cada ano de nossas vidas.

3º) QUAL A TAREFA MAIS IMPORTANTE A SER FEITA NESSE MOMENTO, COM ESSA PESSOA?
Só a vida é que nos fornece esta oportunidade, a oportunidade de nos relacionarmos. Devemos aproveitar estas oportunidades para tornar quem está à nossa frente, em cada momento presente, através de nossas ações, em uma pessoa feliz.

Simples, direto e prático: torne feliz a pessoa à sua frente, em cada momento presente da sua vida. 

– “Se todos, no mundo, adotassem estas regras, como seria o mundo?” – eu me pergunto, e eu mesmo respondo:

– “O mundo seria muito mais feliz!”

Resta responder a quarta pergunta:

4º) QUEM COMEÇA ESTA MUDANÇA?
A resposta só pode ser uma: EU!

Alguns dão a resposta nós, o que é uma tentativa de retirar ou repartir a responsabilidade sobre a própria pessoa, dividindo-a. Não dá para compartilhar esta responsabilidade.

A única pessoa sobre a qual temos parcial domínio é a nossa pessoa, este ser individual que somos cada um de nós.

Estas quatro perguntas e respostas eu intitulei, para mim, como AS REGRAS DA FELICIDADE.

Há um texto, muito maior e com mais detalhes, do que foi esta minha caminhada e suas descobertas, propiciada por estas perguntas tão simples que mudaram a minha vida. Se você se interessar:

A HORA DA VERDADE ou AS REGRAS DA FELICIDADE

Mahatma Gandhi tem uma frase, dita a um repórter, que pedia uma entrevista, que serve de visão para aqueles que tanto entendem como praticam estes ensinamentos:

– “Minha vida é o meu legado!”

Para falar isso é necessário ser um santo; coisa que minha humilde condição humana, com minhas inúmeras fraquezas, não me permite, mas que é um ótimo caminho, isso é.

E você, você poderia falar que sua vida é o seu legado?

Você percebe a relação que existe com a prática desta ESSÊNCIA DO SERVIR e o seu marketing pessoal? 

O que tem tudo isto com o marketing de serviços?

E com a sua empresa?

E com a sua postura frente à sua família?

E com a sua postura frente à vida?

Você e sua empresa precisam ter embutido, na sua estratégia de ação no mercado, a essência do servir. Somente com a essência do servir você reflete verdade e consistência em suas ofertas. A Merkatus pode ajudá-lo a implantar a essência do servir. Contate-nos já. 

Construa uma semana feliz!

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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