UMA FERRAMENTA SIMPLES E ÚTIL, JÁ!

De vez em quando você:

– fica inseguro ao executar um trabalho? 
– não sabe direito o que fazer? 

Se por acaso isto acontece com você, vamos apresentar uma ferramenta simples e fácil, que pode ser usada sempre, só depende de você!

Leia com atenção! Vamos apresentar uma ferramenta de 1001 utilidades. Para qualquer trabalho. Em qualquer campo de atividade. 

Essa ferramenta pode dar mais segurança para você no seu trabalho do dia-a-dia! 

A ferramenta, de 1001 utilidades, é o 5W+2H. Ela não é a pedra filosofal, é uma ferramenta prática e oriunda da área de qualidade. 

A ferramenta é simples e fácil; basta responder 7 questões básicas: quem, o que, por que, quando, onde, como e quanto. 

Essa ferramenta está apresentada no quadro abaixo.

Quadro 1 – A Ferramenta 5W+2H

QUEM?Who?5W
O QUE?What?
POR QUE?Why?
QUANDO?When?
ONDE?Where?
COMO?How?2H
QUANTO?How much?

O nome da ferramenta vem das iniciais das palavras em inglês, conforme pode ser visto no Quadro 1, acima. 




Com estas 7 questões respondidas, muitas das dúvidas que temos, em atividades do dia a dia, simplesmente desaparecem. 

Vejamos um exemplo prático: uma amiga minha pediu para ajudá-la a definir o que uma professora do 1º grau precisa fazer como planejamento escolar, e, em conjunto, fizemos este quadro: 

Quadro 2 – O 5W+2H no esclarecimento do planejamento escolar 

O QUE?Planejamento escolar: Ato ou efeito de planejar as atividades escolares. Trabalho de preparação para atingir objetivos educacionais mensuráveis nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, segundo roteiros e métodos que estejam de acordo com o perfil da população alvo e com as modernas técnicas de ensino. Elaboração por etapas, com bases técnico-pedagógicas, de planos, ações e programas com objetivos definidos de desenvolvimento, em seu mais amplo espectro, da pessoa humana.
QUEM?Para toda pessoa ou instituição escolar que queira ou de quem seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos de desenvolvimento do ser humano.
POR QUE?Para que se tenha garantia do atingimento dos objetivos principais (desenvolvimento do ser humano). Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas tem que focar e estar coerente com os objetivos traçados inicialmente. O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos de desenvolvimento do ser humano. O planejamento escolar ajuda a eliminar soluções impensadas, momentâneas ou pouco aderentes aos objetivos maiores desse planejamento.
QUANDO?O planejamento deve ser feito a cada período de atividades: semestral, anual, trimestral, conforme o caso, ou ainda quando surgirem novos desafios ou novas situações. O planejamento não é imutável, pelo contrário, sempre que houver mudanças que justifiquem, o planejamento deve ser revisto para que os objetivos do planejamento sejam atingidos, pois a prioridade é alcançar o objetivo, não a manutenção do planejamento.
ONDE?Em todas e quaisquer atividades escolares que exijam ação coordenada, esforços múltiplos entre um número grande de pessoas, dando consistência entre o discurso e a ação, por exemplo: todo corpo técnico-administrativo de uma instituição de ensino deve conhecer e praticar coerentemente todos os objetivos de desenvolvimento do ser humano da instituição e casar suas atividades interpessoais com a comunidade dentro dos parâmetros a que se propõem a instituição, sob o risco de pregar uma coisa e fazer outra.
COMO?Iniciando o planejamento escolar, corrigindo rumos, aprendendo com a experiência própria e de outros, lendo outros planejamentos, livros, trabalhos, experimentando.
QUANTO?O custo do planejamento escolar depende do que se está planejando: um treinamento, um planejamento anual de uma escola, etc. O que se sabe é que o custo do não planejamento é muito maior do que o custo do planejamento, pois quem não sabe para onde vai, qualquer lugar é ponto de chegada, a qualquer custo!

Note que a minha amiga já tinha as respostas dentro do seu conhecimento da área de planejamento escolar, a ferramenta serviu para clarear e sistematizar o seu conhecimento e as suas ideias.

Esta é uma das muitas aplicações possíveis para o 5W+2H. Quando você estiver em dúvida do que fazer ou como fazer, o que quer que seja, utilize-o.

Clique aqui para ler o nosso artigo “Encontre O Valor Agregado Aos Seus Serviços”, em nosso sítio na Internet, onde mostramos como utilizar esta ferramenta para descobrir o valor agregado aos produtos e serviços, esperados pelos seus clientes.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *