QUEM DEVE FAZER A PESQUISA?
Hoje, mais uma vez, vamos de pesquisa, respondendo …
Quem deve fazer a pesquisa?
O ser humano tem algumas características interessantes. Algumas delas refletem-se diretamente sobre as pesquisas e a forma como devem ser planejadas as pesquisas.
As pessoas preferem tecer elogios, e até elogios falsos, na frente das pessoas elogiadas. As pessoas têm receio de conflitos e possíveis reações na comunicação direta de um erro ou falha cometida por alguém.
Fraquezas, quem não as tem? Erros, quem não os comete?
Eu uso duas frases que dizem:
Só não erra quem não faz nada!
Fale com as pessoas, não das pessoas.
Mas, vamos lá, o assunto hoje é pesquisa e o ser humano pesquisado.
A frase do 2º parágrafo, acima, diz mais ou menos o seguinte:
O ser humano, em geral, sente-se melhor comentando sobre fraquezas e erros com terceiros e até desconhecidos, do que com os autores dos erros e possuidores dessas fraquezas.
Note que eu estou colocando estas informações sem julgamentos de valor ou quaisquer outros tipos de julgamentos.
A afirmação acima é generalista, reconheço que há umas poucas pessoas que falam sobre os erros e falhas, direto, a quem de direito. A grande maioria, não! A grande maioria prefere falar com terceiros. É o que a cultura popular chama de “falar pelas costas”. Podemos até não gostar de que façam isto com a gente, mas ignorar este fato, em pesquisa de mercado, é suicídio!
Lembre-se das duas frases do Boletim anterior sobre pesquisa “Pesquisar… Por Quê?“:
Ninguém vem, espontaneamente, dizer o que está errado com você!
O seu cliente não vem, espontaneamente, dizer o que está errado com o seu negócio!
Estas duas frases acima, somadas ao fato de que as pessoas sentem dificuldade, muita dificuldade de falar de erros, problemas e falhas com quem as cometeu ou com quem representa a entidade que as cometeu, fazem com que você tenha que se precaver.
Por essa razão é SEMPRE melhor que alguém, de sua confiança e de fora da sua empresa, faça pesquisas. | |
Por essa razão é SEMPRE melhor que alguém, de sua confiança – e NÃO você! -, faça pesquisas sobre você ou seu negócio! | |
Portanto, na hora de fazer pesquisas, contrate, terceirize! |
É só por hoje, mas ainda voltaremos ao assunto.
Até a próxima semana!
E.T.: a Merkatus não faz pesquisas. A Merkatus pode orientar na elaboração do conteúdo de pesquisas, mas não faz parte do nosso negócio a realização de pesquisas.
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br