“Errar é humano.
Woody Allen
Culpar outra pessoa é política.”
Você precisa aprender a fazer negócios?
Você quer aprender a fazer negócios?
Se você respondeu um sim a uma destas duas perguntas então você precisa estudar este campo do conhecimento conhecido por marketing.
Na mesma medida em que o marketing ganha importância no mundo dos negócios, há também uma mistura de medo, preconceito e uma valoração sobre sobre esta campo do conhecimento, no mínimo, pequena. O marketing virou um dos bodes espiatórios da nossa sociedade.
O conceito e a percepção do que é marketing foge à compreensão de uma grande maioria de empresários, empreendedores e estudantes de administração e marketing(!).
Incluindo os próprios estudantes de marketing que confundem marketing com propaganda. E ainda procuram alguém que já tenha feito algo em marketing para esta ou aquela área! Esta é uma geração “copia e cola”
Chega a haver medo e preconceito, como se fosse uma atividade, digamos, menor.
O marketing de serviços se propõe a fazer uma aproximação comercial entre:– as características da pessoa ou da empresa (e o que ela sabe fazer), que farão uma oferta ao mercado, e
– a parte do mercado que necessita essa oferta, levando em conta não somente os clientes potenciais, como também os concorrentes.
Portanto o marketing de serviços visa o estabelecimento de processos entre o serviço a ser prestado e o segmento de mercado que necessita deste serviço, desde a identificação do serviço necessário ou possível, ao segmento de mercado que pode ser atendido, e com “tudo” que está no meio disso – serviço e mercado – para fazer com que se estabeleçam negócios entre estas partes.
Portanto não há receita para o serviço de arquitetura, nem o de nutricionista. O de médico e dentistas também não tem receita. O de pizzas também não.
Se você quer abrir um negócio próprio, se você se propõe a ser um empreendedor, mais importante que saber fazer o que você se propõe a fazer – pizzas no caso de uma pizzaria – é saber fazer negócios.
O pizzaiolo você pode contratar. Mas você é quem vai ter que fazer negócios, pois o pizzaiolo só sabe fazer pizza! Se você é um pizzaiolo que montou uma pizzaria, ótimo, ou você já sabe fazer negócios ou você vai ter que aprender a fazer negócios.
De nada adianta fazer pizza se não houver clientes dispostos a consumir a sua pizza, trocando dinheiro por pizza! Fazer pizza é essencial para uma pizzaria, e fazer negócios também.
E assim é com quaisquer outros negócios. Inclusive o seu!
Há mais donos de pizzaria que sabem fazer negócio e não sabem fazer pizza, do que pizzaiolos que saibam fazer negócios.
Lógico, todo empreendedor concorda com o que está sendo dito. E dizem mais: – “Mas o meu negocio não é uma pizzaria!”
No que eu concordo. O negócio de pizzaria é somente para quem monta uma pizzaria.
A disciplina, a área do conhecimento, que ensina como se faz negócios, é o marketing.
O marketing de serviços pode ser aplicado tanto à pizzaria, como aos serviços odontológicos. Também aos serviços de nutricionistas e médicos. Os psicólogos e os corretores de seguro também. O pessoal que tem uma idéia na cabeça para utilizar a Internet como canal de distribuição para a sua oferta também.
Para fazer negócios, ou você tem o dom ou tem que aprender a fazer negócios.
Se você é um consultor na área de proteção contra descargas elétricas, você deve entender muito bem de descargas elétricas, e de como proteger pessoas e equipamentos dessas descargas. E você deve entender também de como fazer negócios, pois de nada adianta o seu conhecimento sobre proteção elétrica, se você não consegue colocar esse conhecimento disponível no mercado.
O que fazer então?
O que fazer depende do seu perfil, de quem você é – ou do que a sua empresa é – e das condições específicas do seu mercado (clientes potenciais e concorrentes).
Um dentista, em Curitiba, tem que ser especialista em uma área, tem que competir com milhares de outros dentistas, com os dentistas do SUS. Há, no mínimo, 4 faculdades de odontologia colocando dentistas no mercado. Esse dentista, dentro de Curitiba – ou de qualquer outra metropole -, tem que ter especialização, mestrado ou doutorado.
Já um dentista em Bombinhas – cidade que eu moro, com 16.000 habitantes – tem outras características. O dentista tem que ser um generalista. O cliente típico dos dentistas exige isso, tanto dos que moram em Curitiba, ou outra região metropolitana, como os que moram em cidades pequenas. O mercado exige profissionais com características diferentes.
E além das características próprias de cada mercado, ainda tem as características próprias do dentista, o que ele é, o que ele gosta de fazer, em qual atividade a sua personalidade, o seu jeito de ser se encaixa melhor.
Dois dentistas com perfis diferentes, no mesmo mercado – por exemplo, Curitiba – têm soluções de negócios necessariamente diferentes – podem ser próximos – mas diferentes.
Portanto o marketing não é, nem tem a pedra filosofal, não tem receita pronta. Caso existisse essa receita pronta não haveria tantos ex-empreendedores e ex-empresários.
O marketing faz a ponte entre a “especialidade” (o que você é, ou o que a sua empresa é, ou pretende ser), e o segmento do mercado que necessita dessa especialidade, estabelecendo processos que resultam em negócios.
Se você é um consultor em tributação, além dos conhecimentos sobre como pagar menos impostos de forma legal, você tem que saber fazer negócios. Todo e qualquer consultor precisa saber fazer negócios para colocar o seu conhecimento à disposição e ao alcance do mercado.
Como a “especialidade” é um perfil individual de cada pessoa ou empresa, e a parte do mercado que necessita dessa “especialidade” é diferente em cada cidade, ou em cada bairro de cada cidade, o processo de se fazer negócios muda para atender essas “especificidades”:
1. Você ou sua empresa
Não há ninguém igual a você, e nem outra empresa igual a sua. Entregue um serviço também único e desejado pelo mercado alvo.
2. O mercado de atuação
2.1 Os seus clientes potenciais:
A sua oferta é dirigida a clientes de um determinado segmento do mercado.
2.2 A concorrência que atua neste mesmo mercado:
Os seus concorrentes mais próximos nessa disputa por atender esse segmento.
Não há ninguém igual a você. Não há uma empresa igual a sua. Os seus clientes potenciais são específicos do seu mercado. A sua concorrência também é única.
Há pontos de contato entre a forma ou jeito de se fazer negócios, sem sombra de dúvida, mas está longe de haver uma receita única. A maioria das “frases de marketing” mostra estes pontos de contato, mas eles são mais estratégias e preocupações, do que táticas, ações efetivas ou práticas para a realização de negócios.
Por fim, então, o que você pode esperar do marketing?
No que o marketing pode ajudar você?
Você pode esperar um conjunto de processos que façam com que haja a aproximação entre o seu serviço – a sua oferta -, e o seu público alvo, tendo como interesse ou finalidade concretizar negócios que sejam bons para ambos os lados.
Se é isto que você quer e precisa, então o marketing tem a solução.
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