O Problema do EMPREENDEDOR

“Evitar o perigo não é, a longo prazo, 
tão seguro quanto se expor ao perigo. 
A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada”

Helen Keller

RESUMO:
Todas as empresas sonham ser uma máquina de vendas perfeita, pois somente assim obterão e manterão o sucesso.
No entanto, poucos empreendedores lançam-se na realização do seu sonho com a sua máquina de vendas montada.
Umas sabem fazer pizza, outras fazem consultoria, mas vender pizzas e vender serviços de consultoria exige outras capacidades.
Muitas sabem muito bem fazer o que se propõem a fazer, mas poucas sabem vender…




Um dos sonhos, que a maioria dos brasileiros sonha, é montar o seu próprio negócio. Sonham em deixar de ser empregados, em assumir as rédeas da sua própria vida, do seu sustento e do seu caminho para o sucesso.

Ganhar na loteria também é sonho de muitos brasileiros. Jogar na loteria tem algo de passividade, de esperar que chova sopa e você tenha saído de casa com colher. 

No jogo da MEGA-SENA a sua chance de acertar as 6 dezenas é algo próximo de

1 chance em 36.045.979.200, 

uma única chance em 36 bilhões, aproximadamente!!!

Já o empreendedorismo tem muito a ver com assumir compromisso perante a vida, arriscar no seu espírito empreendedor, ser uma pessoa que se fez por si. 

A chance de um empreendimento dar errado é bem menor do que arriscar na loteria; mas o sucesso também ocorre para poucos, o último dado que eu conheço, do SEBRAE, é que 85% das empresas brasileira fecham nos seus primeiros 5 anos de existência.

Um dos problemas básicos que ocorre com o empreendedorismo brasileiro – e pelo que eu leio, mundial também! – é que o empreendedor, independentemente de sua especialização, é muito capaz em fazer o que se propõe a fazer:- se monta uma pizzaria é um bom “pizzaiolo”, ou tem um ótimo “pizzaiolo”;

– se monta uma empresa de consultoria de gestão é um excelente gestor;

– se monta um restaurante é um ótimo cozinheiro, ou tem um ótimo mestre-cuca;

…e assim por diante.

A falha, na maioria dos casos, é que se fica somente no primeiro passo: ser capaz de entregar o que se propõe a entregar. Mas esse passo necessário é, reconhecidamente, insuficiente.

Um passo, de maior ou igual importância, é você ser capaz de colocar no mercado o resultado da sua competência de fazer algo. Isso significa, com todas as letras, que o seu empreendimento deve ser montado para se transformar numa máquina de vendas.

Aliás, o sucesso do seu empreendimento depende dele ser estruturado para ser uma máquina de vendas efetiva. 

De forma nua e crua: ou a sua empresa torna-se uma máquina de vendas efetiva, ou você colherá o insucesso. 

Mas quando você conversa com os empreendedores, em sua maioria, eles dizem nunca encontrar tempo para colocar a sua empresa no mercado, para montar a sua máquina de vendas.
E os poucos que tentam fazer isso, encontram muitas dificuldades. Ou ainda, os resultados esperados, frente ao esforço realizado, são mínimos ou desprezíveis. Se este retrato é parecido com o seu caso, não estranhe, pois ele é bastante comum.

Muito mais comum do que você e milhares de empreendedores pensam…

Essa é a principal razão para termos aquela triste estatística apontada acima: 85% das empresas brasileiras fecham nos primeiros 5 anos de existência.

E por que fecham?

Fecham porque os empreendedores se preparam e sabem muito bem fazer o que se propõem a fazer, mas não sabem como se colocar no mercado, não sabem montar a sua máquina de vendas.

Alguns dizem:- “Eu não encontrei tempo para fazer isso!”

Tempo nunca é uma questão de ”encontrar”, é uma questão de escolha, de priorização.

Leia o artigo: TEMPO: Dicas Práticas

Você, na realidade, sempre encontra tempo para fazer:1º) o que você sabe fazer;

2º) o que você vê ou confere valor, e

3º) o que você está comprometido em fazer.

Sempre que algum desses três itens falta, a reação, natural e instintiva, do seu humano é “não encontrar o tempo para fazer”.

Muitas vezes você teve até boa vontade e, num esforço significativo, você se lança à luta para montar a sua máquina de vendas… E os resultados não chegam. Você abandona a luta, não encontra mais tempo para fazer, pois não vê valor algum naquele tipo de esforço.

Eu já ouvi donos de restaurante reclamando dos clientes, que os clientes não procuram o restaurante dele! Há uma resistência enorme em perceber a realidade de que o mercado nunca está errado:- ou a sua oferta não é apreciada nesse mercado;

– ou o mercado não percebe a sua oferta.

Nestes casos a alternativa recomendada é a seguinte:- mude a sua oferta para atender esse mercado;

– mantenha a sua oferta mas vá para outro mercado que queira ou aprecie a sua oferta.

E agora você já não sabe se sabe fazer o que se propôs a fazer, ou se você não vê valor nas suas ações, ou ainda se o seu comprometimento não é tão grande…

Essa falta de luz e essa sensação de impotência reduzem a sua auto-estima, fazem os resultados da sua empresa caírem…

No entanto, há diversos meios de obter a informação necessária para transformar o seu empreendimento, a sua empresa, em uma máquina de vendas azeitada e de sucesso.

A lição esquecida do sucesso é simples, muito simples, mas não é fácil: é tornar a sua empresa capaz de satisfazer os desejos e as necessidades dos meus clientes, melhor que os meus concorrentes, sempre.

Leia os artigos: 

EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (I)

EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (II)

Para montar a necessária máquina de vendas da sua empresa basta estudar assuntos de administração e marketing, disponíveis:- em milhares de livros, 

– no próprio sítio da Merkatus, onde você encontra mais de 300 artigos que falam como fazer isso, 

– fora milhares orientações disponíveis, em vários meios, nesse nosso Brasil afora.

Leia e entenda a Matriz dos 2Rs. Ela é vital para todos os empreendimentos. Inclusive o seu.

A melhor maneira de lançar a sua máquina de vendas é fazer da sua própria empresa uma máquina de vendas, planejada desde o início.

Não adianta saber fazer pizza com maestria, ou seja lá o que você oferece ao mercado – de consultoria de gestão a sanduíches naturais, de pipocas doces a medicina especializada – sua empresa só terá sucesso na colocação da sua oferta ao mercado, se ela vender para esse mercado.

Leia o artigo: RECEITA DE MARKETING

E a aplicação deste conhecimento específico e necessário para todos e quaisquer empreendimentos, necessário à obtenção do seu sucesso, fica relegado a… “quando você encontrar tempo…”

E o tempo nunca vem, pois ele depende da sua escolha. Leia os artigos:

CULPA POR FALTA DE TEMPO?

TEMPO: Dicas Práticas

Mas aí a sua empresa caminha para fazer parte daqueles 85% …

Você e a sua empresa têm montada a sua máquina de vendas? Se você quiser ajuda para montar a sua máquina de vendas, a Merkatus pode ajudá-lo. 

Contate-nos ou leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.

Construa uma semana excelente.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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