Livros recomendados
Você encontra abaixo uma relação de livros de Marketing de nossa predileção.
Só recomendamos e divulgamos livros de marketing com avaliação igual ou superior a * * * (3 estrelas) , numa avaliação máxima de * * * * * (5 estrelas).
Título: A Hora da Verdade |
Autor: Jan Carlzon |
Editora: COP |
Ano: 1992 |
Comentário: Livro de depoimento do presidente da SAS mostrando como implantou uma cultura de serviços dando “empowerment” à linha de frente, levando sua empresa a destacar-se no mundo da aviação comercial.. Em particular, leia o magnífico prefácio. |
Classificação: * * * * * |
Título: Posicionamento – A Batalha Pela Sua Mente |
Autor: Al Ries & Jack Trout |
Editora: Pioneira |
Ano: 1987 |
Comentário: Livro básico sobre marketing, imperdível, necessário para quaisquer pessoas que tenham interesse em se desenvolver na área de marketing. É desse livro o conceito, que eu uso muito, de que a batalha de conquista de cada cliente não se dá no mercado, mas na mente de cada um desses clientes potenciais. |
Classificação: * * * * * |
Título: Planos de Marketing – Como Preparar – Como Usar |
Autor: Malcolm H. B. McDonald |
Editora: Gráfica e Editora JB |
Ano: 1993 |
Comentário: Livro básico sobre o tema de uma autoridade mundial no assunto, infelizmente esgotado.. |
Classificação: * * * * * |
Título: Marketing – Gerenciamento e Serviços – A competição por serviços na Hora da Verdade |
Autor: Christian Grönroos |
Editora: Campus |
Ano: 1995 |
Comentário: Autor representativo da escola escandinava de Marketing de Serviços em livro básico sobre o assunto. |
Classificação: * * * * * |
Título: Serviços de Marketing – Competindo através da QUALIDADE |
Autor: Leonard L. Berry e A . Parasuraman |
Editora: Maltese Norma |
Ano: 1992 |
Comentário: Livro de expoentes do Marketing de Serviços nos EUA. Texto básico para qualquer iniciante, mas infelizmente esgotado.. |
Classificação: * * * * * |
Título: Marketing de Serviços – A Empresa Com Foco No Cliente |
Autor: Valarie A. Zeithaml e Mary Jo Bitner |
Editora: Bookman |
Ano: 2003 |
Comentário: Livro de duas expoentes do Marketing de Serviços nos EUA. Livro muito interessante. |
Classificação: * * * * * |
Título: Serviços: Marketing e Gestão – com casos na Internet |
Autor: Christopher Lovelock e Lauren Wright |
Editora: Saraiva |
Ano: 2002 |
Comentário: Livro de um dos expoentes do Marketing de Serviços nos EUA, com muitas adaptações ao mercado brasileiro. Valeu o esforço. |
Classificação: * * * * * |
Título: Migração de Valor – Como se Antecipar ao Futuro e Vencer a Concorrência |
Autor: Adrian J. Slywtzky |
Editora: Campus |
Ano: 1997 |
Comentário: Livro atual e importantíssimo. Mostra como o valor para o cliente migra ao longo do tempo e ainda mostra técnicas para predição de como o valor pode migrar. Mostra exemplos de empresas líderes americanas, em sua época, e que ficaram cegas à migração de valor, sendo ultrapassadas por outras empresas. |
Classificação: * * * * * |
Título: Marketing – Criando valor para os clientes |
Autor: Gilbert A . Churchill Jr. E J. Paul Peter |
Editora: Saraiva |
Ano: 2000 |
Comentário: Ótimo livro texto destinado a estudantes universitários, com material de apoio na INTERNET ao professor. Trabalho de tradução e adaptação dos exemplos e “cases” à realidade brasileira. |
Classificação: * * * * * |
Título: Princípios de Marketing |
Autor: Philip Kotler e Gary Armstrong |
Editora: Prentice Hall do Brasil |
Ano: 1993 |
Comentário: Livro texto do guru do marketing, traduzido sem adaptação à realidade brasileira, mas o nome do autor pesa e muito! |
Classificação: * * * * * |
Título: Revolução nos Serviços – Como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar seus clientes |
Autor: Karl Albrecht |
Editora: Pioneira |
Ano: 1992 |
Comentário: Leitura obrigatória para quem quer entender porque todos prestamos serviços, indispensável para profissionais da área de marketing de serviços. |
Classificação: * * * * * |
Título: Marketing Planning for Services |
Autor: Malcolm McDonald e Adrian Payne |
Editora: Butterworth Heinemann – Oxford |
Ano: 1996 |
Comentário: A adaptação do livro Plano de Marketing para a área de serviços, infelizmente ainda não traduzido. |
Classificação: * * * * * |
Título: Delivering Quality Service – Balancing Perceptions and Expectations |
Autor: Valarie A . Zeithalm, A. Parasuraman e Leonard L. Berry |
Editora: The Free Press |
Ano: 1990 |
Comentário: Este livro lançou o Modelo Conceitual da Qualidade em Serviços, usado até hoje, bem como a pesquisa de qualidade em serviços SERVQUAL, já um pouco em desuso. |
Classificação: * * * * * |
Título: O Mito Do Empreendedor Revisitado |
Autor: Michael E. Gerber |
Editora: Saraiva |
Ano: 1996 |
Comentário: O livro trata das razões que levam a maioria dos empreendimentos individuais a fecharem suas portas no primeiro ano de vida e mostra como não cometer os erros, apontando caminhos. Se você tem o seu negócio ou está pensando em montar um, leia obrigatoriamente este livro. Pena que esteja esgotado. |
Classificação: * * * * * |
Título: Consultoria – O Segredo Do Sucesso |
Autor: Gerald M. Weinberg |
Editora: McGraw-Hill |
Ano: 1990 |
Comentário: O livro aborda a experiência em consultoria de um dos mais renomados consultores americanos na área de TI. Se você é consultor, ou pretende sê-lo, leia obrigatoriamente este livro. É uma leitura fácil, agradável e necessária. Sua prática de consultoria nunca mais será a mesma depois da leitura deste excepecional livro. Pena que também esgotado. |
Classificação: * * * * * |
Título: Serviços Revolucionários – Mudando as regras do jogo competitivo na prestação de serviços |
Autor: James L. Heskett, W. Earl Sasser Jr. E Christofer W. L. Hart |
Editora: Pioneira |
Ano: 1994 |
Comentário: O livro aborda uma metodologia que partindo da segmentação de mercado, chega às condições de prestação dos serviços, passando por posicionamento, conceito de serviço, estratégia de operações, entre outros. |
Classificação: * * * * * |
Título: Design and Management of Service Processes – Keeping Customers for Life |
Autor: Rohit Ramaswamy |
Editora: Addison-Wesley Publishing Company, Inc. |
Ano: 1996 |
Comentário: Leitura essencial para profissionais da área de serviços. Livro de peso quanto ao conteúdo. |
Classificação: * * * * * |
Título: Vamos às compras – A Ciência do Consumo |
Autor: Paco Underhill |
Editora: Campus |
Ano: 1999 |
Comentário: Você tem um local físico para atendimento a clientes? Então leia este livro com MUITA ATENÇÃO! Pequenos GRANDES detalhes que fazem muita diferença! |
Classificação: * * * * * |
Título: Marketing de Serviços Autor: John E. G. Bateson e K. Douglas Hoffman Editora: Bookman Ano: 2001 Comentário: Este livro texto tem algumas abordagens originais e traz alguns textos originais de artigos importantes sobre o assunto. Vale a pena conferir. Classificação: * * * * * |
Título: Marketing Boca a Boca – Como fazer com que os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços Autor: Emanuel Rosen Editora: Futura Ano: 2001 Comentário: Este livro é interessante por colocar um estudo sistemático em algo que se falava de forma intuitiva – e vez por outra a intuição falha, como bem prova o livro. Recomendado para aqueles que dependem quase que exclusivamente de propaganda boca a boca. Classificação: * * * * * |
Título: Afinal, o que os clientes querem? – O que os consumidores não contam e os concorrentes não sabem Autor: Gerald Zaltman Editora: Campus Ano: 2003 Comentário: Este livro é imprescindível para aqueles que trabalham com pesquisas e querem tentar desvendar como os clientes – afinal, nós todos,os seres humanos -, agimos e reagimos, como efetuamos nossas decisões, e principalmente, como efetuamos nossas decisões de compra. Se você não é da área de pesquisa, esqueça. Classificação: * * * * * |
Título: Marketing One-to-One na Web – Construa Já uma Estratégia de Marketing de Relacionamento Individual para Cada Cliente Autor: Cliff Allen, Deborah Kania e Beth Yaeckel Editora: Makron Books Ano: 2002 Comentário: Este livro, como a grande maioria dos livros, apresenta estratégias, mas bastante útil. Algumas pessoas podem encontrar dificuldades para a aplicação prática destas estratégias. Classificação: * * * * |
Título: Serviços de Satisfação Máxima – Guia Prático de Ação |
Autor: Leonard L. Berry |
Editora: Campus |
Ano: 1996 |
Comentário: Livro mais para especialistas, muito bem escrito e fundamentado. |
Classificação: * * * * |
Título: Marketing de Serviços Profissionais – Estratégias Inovadoras para Impulsionar sua Atividade, sua Imagem e seus Lucros (2º Edição) |
Autor: Philip Kotler, Thomas Hayes e Paul N. Bloom |
Editora: Manole |
Ano: 2002 |
Comentário: O livro cumpre o que promete, apresenta estratégias e estratégias atualizadas. Para quem não é da área, ou tem pouca experiência em marketing, faltam as táticas e as ações, deixando um vazio no leitor: “O que que eu faço com isto agora?”. |
Classificação: * * * * * |
Título: Marketing Eletrônico – A Integração de recursos eletrônicos ao processo de marketing |
Autor: Joel Reedy, Shauna Schullo, Kenneth Zimmerman |
Editora: Bookman |
Ano: 2001 |
Comentário: Este livro busca dar uma visão ampla da utilização do marketing na WEB. Ao mesmo tempo busca ser profundo, tem como ponto negativo ser anterior à implosão das empresas “pontocom”. |
Classificação: * * * |
Título: QFD – Perspectivas Gerenciais do Desdobramento da Função Qualidade |
Autor: William E. Eureka e Nancy E. Eureka |
Editora: Qualitymark |
Ano: 1992 |
Comentário: Livro introdutório sobre esta importante ferramenta para levar a voz do cliente a todas as etapas, desde o planejamento à produção e aos serviços de suporte. |
Classificação: * * * |
Título: Administração de Serviços |
Autor: Richard Normann |
Editora: Atlas |
Ano: 1993 |
Comentário: O autor é o criador do conceito da “Hora da Verdade” e pertence à escola escandinava de marketing de serviços. |
Classificação: * * * |