A LEI DA INTERAÇÃO PESSOAL
Há empreendedores, líderes e gerentes que se utilizam dos empregados, e demais integrantes da força de trabalho, para obter informações sobre o desempenho e atitudes de outros integrantes da força de trabalho. Esta é uma atitude motivada pela impressão de controle que fica quem recebe e estimula este tipo de informação. Falso controle!
O único controle eficaz, efetivo, é o que existe interno, dentro de cada um de nós. Todos os demais controles externos dão a falsa impressão de controle, mas só servem para piorar o clima organizacional – quando é implantado o diz-que-diz – e implantar a burocracia, quando há controles escritos, impressos, operacionais, sistêmicos.
Há uma máxima, na administração moderna, que diz:
“Quanto mais controle você implanta, menos controle você tem!”
Há, em oposição, uma crescente busca de melhoria do clima organizacional. Faz-se pesquisas de clima para tentar gerir este aspecto importante do ambiente de trabalho, uma vez que o clima organizacional tem enorme influencia na percepção de valor para os empregados e, consequentemente, para os clientes.
O bom clima organizacional:
– aumenta a satisfação, produtividade e retenção dos empregados;
– reduz os custos de recrutamento, treinamento e manutenção do empregado, e
– aumenta a satisfação e a lealdade dos clientes.
Esta é a conclusão de uma pesquisa conduzida pela Vanderbilt School of Services Marketing e pela CustomerSat (http://www.customersat.com).
Um fator crucial e essencial para promover o bom clima organizacional é dado pela Lei da Interação Pessoal.
A LEI DA INTERAÇÃO PESSOAL | |
Fale com os outros, não dos outros. | |
O que esta Lei diz, é simplesmente isto:
Se você tem algo a falar sobre alguma pessoa, então fale com essa , exclusivamente, com essa pessoa!
A aplicação desta Lei, no ambiente de trabalho, deve começar com os líderes e gerentes, evitando-se o diz-que-diz. Estas pessoas são os modelos a serem seguidos.
A pergunta que não quer calar, quando apresento esta Lei, é:
– “Mas, como fazer isto?”
A melhor maneira de aplicar esta Lei é quando qualquer pessoa, vindo trazer algo de outro “alguém”, chame o “alguém” para ouvir o que se está querendo falar dele, lembrando que na sua empresa, fala-se com o outro, nunca do outro!
Até uma próxima vez!
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