5 SEGUNDOS

“É possível resistir a um exército inimigo;
mas não se pode resistir a uma idéia.”

Vitor Hugo (1802-1885), escritor francês


RESUMO:
“Menos é mais na sua comunicação com o mercado.
Saiba montar e divulgar o seu menor anúncio, o âmago da
sua oferta ao mercado.
Antes de ter esse discurso pronto, nada adianta fazer.”

Cinco segundos é todo o tempo – enorme – que você tem para:

– resumir a sua comunicação para o seu cliente,
– resumir a sua comunicação com o mercado, ou
– apresentar o seu plano de marketing.

Se você não consegue fazer isso em 5 segundos, você não deve iniciar a elaboração tanto do seu plano de comunicação com o mercado, como do seu plano de marketing. Aliás você ainda nem deve colocar a sua empresa no mercado…

Cinco segundos é o tempo enorme que você tem para transmitir o âmago da sua idéia de oferta para o seu público alvo, para uma pessoa qualquer que você encontre na rua e faça parte do seu público-alvo, ou para expor a oferta da sua empresa para o mercado.

O TESTE DO ELEVADOR
Você foi a uma reunião em um prédio comercial da sua cidade. Você está atrasado, o trânsito estava muito ruim esta manhã. Você entrou no elevador, junto com você outros homens de negócio. 

Conversa vai e vem, e um homem fala, com seu acompanhante, de uma necessidade dele, algo que você soou como música nos seus ouvidos, pois sua empresa presta esse serviço que ele mostra necessitar. 

Mais um pouco de conversa, mais alguns andares acima e você escuta que ele é um dos diretores de uma grande empresa que você tem muito interesse em fazer negócios, mas não teve oportunidade de desbravar esse caminho.

Você intervém e diz:

– “Me perdoe, eu não pude deixar de ouvir. Minha empresa presta serviços e me parece que as suas necessidades casam muito com nossas ofertas.”

– “Qual é o negócio da sua empresa?” – diz o diretor daquela empresa. 

A porta do elevador se abre, o cliente potencial dá alguns passos a frente, sai do elevador e você tem somente o tempo da porta fechar novamente para responder a pergunta que ele lhe formulou. O que você fala?

Em cinco segundos, você consegue dar a resposta e passar o seu áudio-cartão?

O resumo do seu negócio, o sumo do resumo do seu negócio precisa ter sido trabalhado exaustivamente, estar claro e pleno em sua mente, pronto para ser disparado na exata medida da sua necessidade. Ele é a base da sua comunicação com o mercado, é também a base do seu plano de marketing.

Este sumo do resumo chama-se “meme”, como o apelidou Richard Dawkins, em seu célebre livro “O Gene Egoísta”, ou áudio-cartão, como chamamos nós da área de marketing. 




Mais sobre áudio-cartão você encontra aqui:

ÁUDIO-CARTÃO: VOCÊ PRECISA TER UM!

A ESCOLHA E A SUA MENSAGEM

A ATENÇÃO E O MARKETING (II)

COMEÇANDO DO COMEÇO

Áudio-cartão, este é o nome do seu discurso de 5 segundos! O áudio-cartão possibilita a você e à sua empresa gerarem contatos e fazer mais e melhores negócios.

O marketing de guerrilha também usa este conceito, ele ensina a criar e aproveitar oportunidades de se apresentar ao mercado, para atacar e aparecer. E você quer isso, não?

O seu áudio-cartão está disponível para ser sacado, verbalmente, e entregue rápido e junto com seu cartão de negócios?

O seu áudio-cartão ajuda a clarear a mente do diretor da empresa?

Qual é este seu discurso de 5 segundos? Você o tem pronto e na ponta da língua?

Você precisa estar preparado para se comunicar rapidamente com o seu cliente, com o seu mercado. Isto facilita o seu acesso e promove o sucesso da sua empresa. A Merkatus pode ajudá-lo na busca e obtenção dessa solução de comunicação. Contate-nos já:

Construa, dia a dia, uma ótima semana. 

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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