OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA

“Só o grande líder é comprometido e sente alegria com o sucesso dos seus seguidores.”

Este é o terceiro artigo da série sobre liderança. O primeiro tratou da definição de liderança, e o segundo sobre a principal característica da liderança. 

Hoje vamos tratar de outras características da liderança.

Algumas outras características importantes da liderança estão apresentadas abaixo:

Autoliderança
Todo líder começa sua liderança liderando a si próprio. Lidera sua mudança, sua adaptação constante ao que é necessário, ao que ele quer atingir e ao que os seguidores necessitam para alcançar a meta almejada.

Lidera a constância de propósito, a realização da visão baseada nos valores e princípios da empresa que lidera. Sob certo aspecto o líder é um obsessivo e compulsivo: – é obsessivo, pois ele repete à exaustão o pensamento recorrente da visão perseguida, e
– compulsivo com relação à ação diária na obtenção dos resultados acordados e desejados.

Significado
O líder tem uma direção interna própria que independe de outras pessoas e é a luz que o conduz na realização da sua Visão. 

Visão
Os líderes enxergam onde querem chegar, pois só alcançamos o que podemos ver, ou antever.

Pesquisa e Mapeamento
Os líderes pesquisam, mentalmente e constantemente, o estado atual onde se encontra sua empresa e onde quer chegar, traça mapas possíveis e analisa prós e contras.

O seu plano de ação, passo a passo, é traçado sobre a melhor rota mapeada.

Foco
O líder mantém o foco na sua visão, por isso corrige cursos, pensa de forma flexível, ultrapassa obstáculos, dirige a sua aventura. Quanto mais claro o foco, mais iluminado.

Mudança
Só há liderança se houver mudança. 

Ninguém lidera um conjunto de pessoas para permanecerem no mesmo lugar, sem desafios, sem motivação. 

A liderança envolve, em si, um sentido de mudança, onde todos se engajam para a realização, para a ação que leva à realização desta mudança: uma maior participação no mercado, a consolidação da liderança de mercado, uma mudança de estrutura empresarial, etc.

Compartilhamento
Toda liderança é compartilhada. 

É impossível ao líder, qualquer que seja a sua posição, cuidar de tudo e de todos, inevitavelmente os seus seguidores analisarão detalhes, farão escolhas, estabelecerão acordos, a todo o momento, ao longo do dia,- com o líder,
– sem o líder ou
– apesar do líder. 

Essa delegação, óbvia e necessária, mostra que a liderança é compartilhada, ou como Karl Albrecht, em seu memorável livro “A Revolução Nos Serviços”, declara:”As formigas estão no poder.”

O que Albrechet diz é que o contato com o cliente é a essência do negócio de uma empresa, é o que definirá se o cliente compra, e se repetirá compras. 

Este é o bem mais precioso que qualquer empresa possui, o cliente que compra e tem intenção de repetir compras.O líder está longe destes contatos preciosos. Só lhe resta inspirar e compartilhar, com as pequenas formigas (o pessoal de contato com o público), o exercício coletivo e efetivo desse poder maior. Esta característica é surpreendente, não?

Situacional
A liderança depende da situação em que se encontra. Uma equipe de remo tem em seu treinador o líder maior. No entanto os remadores, quando em competição, estão com as costas voltadas para o alvo, e quem lidera é quem não está remando, aquele que fica na última posição do barco, orientando os remadores, que muitas vezes nem técnico é. Dependendo do assunto a ser tratado, assume a liderança aquele que tem melhores condições de obter os melhores resultados.

Coragem
Já se disse que um líder com coragem é uma maioria, pois carrega consigo os seguidores. Um líder sem coragem perde a confiança dos seus seguidores, deixa de liderar.

Visibilidade
O líder precisa ser visível, pois ele faz o que diz e diz o que fala, ele é o exemplo a ser seguido. Para colocar-se como exemplo, há que se ter visibilidade. Portanto, sem visibilidade não há liderança.

Você ou o seu líder estão praticando estas características da liderança?

Os seus seguidores percebem estas características em você, ou no seu líder?

Leia outros artigos sobre liderança:

LIDERANÇA E PREVISIBILIDADE

DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA;

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA LIDERANÇAA LIDERANÇA PODE SER APRENDIDA?
HÁ DESPERDÍCIO NA LIDERANÇA? e
LIDERANÇA EMPRESARIAL 

Façamos todos nós, irmanados, uma ótima semana!

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e Pós-Graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.


Este artigo é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este artigo aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a) a obtenção de mais e melhores clientes certos; b) a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado; c) a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado. 

Este artigo pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que: 1. mantida a autoria; 2. divulgado o autor; e 3. divulgado o endereço do site www.merkatus.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.