CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

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O MARKETING PESSOAL

4. VOCÊ SABE OUVIR? O Seu Sucesso Depende Disso!

 

Você sabe ouvir?
Você entende o que os outros falam para você?
Esta é uma característica rara hoje em dia.

Muitos ouvem o que querem ouvir, não o que o outro está tentando dizer. Muitos levantam seus filtros internos e sua vivência e interpretam o dizer dos outros, ainda enquanto a pessoa tenta se expressar à sua frente.

Você quer aprender a ouvir? Caso você esteja no mercado, ou esteja querendo entrar no mercado, em qualquer área, você precisa saber ouvir! Abaixo apresentamos como você pode treinar o ouvir!

Você tem que exercitar o ouvir, o que estranhamente não tem academia para desenvolver a "musculatura do ouvido", nem tampouco é ensinado na escola com a importância que é devida.

O ouvir é imprescindível para o seu, o meu, para o desenvolvimento e sucesso pessoal de todos, seja lá o que for que você esteja fazendo dentro do mercado de trabalho, nesta sociedade.

OUVIR é essencial, saber ouvir uma necessidade cada vez maior neste mundo onde todos querem ser ouvidos!

Há um dístico popular que diz termos dois ouvidos, e somente uma boca, pois devemos ouvir duas vezes mais do que falamos ...

Mas saber ouvir envolve a humildade, a humildade de captar o que a outra pessoa está dizendo para nós, baseado na experiência única de vida que ela - e cada um de nós - temos! E há que se ter humildade para poder entrar no universo do interlocutor, sem preconceitos, e sorver as suas palavras, recheadas dos seus sentimentos únicos, da sua vivência ímpar.

A pena da falta de humildade é interpretar o que os outros dizem sob o enfoque da nossa vivência, dos nossos sentimentos, - e o pior, dos nossos julgamentos - e essa é inevitavelmente uma visão falsa por ser autocentrada, por ignorar, ou no mínimo, não respeitar o direito que o outro tem de se expressar baseado nos seus sentimentos e na sua vivência.

Mas chega de análise, como podemos ouvir melhor? Afinal isto me ajuda não só no trabalho, mas em casa, com os filhos, com o companheiro ou companheira, com os amigos.
A Regra de Ouro do Bom Ouvinte:
Seja receptivo ao que chega aos seus ouvidos!
Deixe seu corpo e mente soltos e abertos para o que vem.

Faça contato visual, volte seu corpo e mente para quem lhe fala!

Demonstre atenção ao que está sendo verbalizado e demonstre também sua atenção com o seu corpo: vire seu corpo na direção de quem está falando.

Você, sintonizado e sintonizando estes aspectos, percebendo os outros, melhora tanto o seu ouvir, quanto o seu dizer!

Exercite a empatia, procure entender o que o outro fala, e também como ele sente. Não interprete, não julgue, não coloque seus filtros internos em ação, nem sua experiência e nem tampouco seu conhecimento prévio.

Relaxe, e apenas ouça o que a pessoa diz.

Há também algumas regras que podem ser utilizadas para treinar o ato de ouvir:

1 - Parafraseie as principais afirmações. Utilize-se das mesmas palavras de quem você está ouvindo, demonstrando que você recebeu a comunicação verbalizada.

2 - Esclareça dúvidas ou pontos com mais de uma interpretação. Faça perguntas abertas a quem está falando. Para saber o que são perguntas abertas, veja nosso Boletim Eletrônico Semanal 1 Folha + 1 Pergunta, 5X.

3 - Verifique a validade das suas percepções. Através de perguntas abertas verifique, junto a quem está falando, se a sua interpretação do que está sendo dito bate com o que o interlocutor está dizendo.

4 - Sintetize. Através de pequenos resumos verifique a sua compreensão do que está sendo dito. Isto tanto ajuda a você esclarecer as informações recebidas como demonstrar seu interesse e sua compreensão.

Saber ouvir é essencial para suas atividades profissionais, tanto para receber tarefas, como para delegá-las.

Ouvir é essencial em marketing: você precisa saber o que seu cliente quer, deseja, necessita, almeja.

Um dos maiores erros em marketing é focar o que se faz (produz). Você não vende o que você faz!

Você vende o que o seu cliente quer, deseja, necessita, almeja.

E para vender você tem que fazer o que ele quer, deseja, necessita e almeja! SEMPRE!

E para isso é necessário ouvir, ouvir cada cliente, ouvir cada cliente a cada contato. O que o cliente demanda você descobre no ato de ouvir. Esta é uma forte característica da área de serviços.

Quem são os seus clientes?

Quem são os seus clientes externos?

Quem são os seus clientes internos?

Quem são seus clientes em sua casa?

Quem são seus clientes na vida?

Você deve ouvir, ouvir atentamente a todos! Ouvir atentamente cada um deles, a cada contato.

Sem ouvir, sem empatia, qualquer empresa de serviços não se cria!

Até a próxima semana!
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