CARLOS ALBERTO DE FARIA  apresenta:

BOLETIM ELETRÔNICO SEMANAL - BES Assinar o BES, clique aqui!

 

A ARTE DO LUCRO


Saiba escutar bem e você ganhará mesmo
com quem não fala bem.
Plutarco


O propósito deste artigo é ensinar a você, empresário ou empreendedor, qual é a manivela, que precisa ser movimentada na sua empresa, para que ela sempre gere lucro e sempre mais lucro.

Uma das piadas, que eu mais me reporto para tratar deste assunto, é aquela onde uma pessoa perdeu uma chave, à noite, e a procura ao lado de um poste iluminado. Com a chegada de um amigo, que perguntando o que aconteceu, começa a ajudá-la. Nada encontrando, pergunta:

- "Mas você tem certeza que perdeu a sua chave aqui?"

Ao que a pessoa responde:

- "Não, eu não a perdi aqui, eu a perdi a uns dez metros daqui, lá onde está aquele escuro. Mas não adianta procurar lá, lá não se enxerga nada!"

Muitos empresários e empreendedores têm uma forma de pensar muito semelhante a esta piada, por incrível que pareça! E é muito mais comum do que me parecia, a princípio. Esse pensamento e essa crença de muitos empresários e empreendedores é sobre algo vital para a sobrevivência e a perenidade dos seus empreendimentos: o lucro.

A imagem do foco e da procura no local errado é semelhante ao da piada. Muitos empresários acham que devem focar o Caixa, para gerar o lucro. Eles colocam a empresa e o empreendimento com a finalidade principal de gerar Caixa, de gerar lucro.

Mas ... Não adianta procurar lucro na boca do Caixa! O lucro não é fomentado na boca do Caixa, mas é lá que ele aparece, sem dúvida. Note, eu não estou querendo falar que:

- o Caixa não é importante, ao contrário, o Caixa é importantíssimo e deve ser muito bem cuidado,

- nem ao menos que o lucro não seja importante, é importantíssimo também, pois sem ele sua empresa não sobrevive.

Eu utilizo uma imagem mental para transmitir minha visão sobre o assunto.

Imagine que a sua empresa é um conjunto de engrenagens e, você, querendo movimentá-la, fizesse seus esforços numa manivela à boca do Caixa, querendo gerar Caixa, enfim, lucro. Os seus esforços, para movimentar toda a sua empresa, a partir da boca do Caixa, são desgastantes e, possivelmente, as engrenagens auxiliares, longe das suas vistas, emperrarão.

A minha sugestão é que você pense num telefone público antigo, daqueles que se colocavam fichas telefônicas, lembram-se? Não adianta ficar dentro do telefone, verificando quantas fichas estão caindo, e torcer para que caiam mais fichas....

A ficha telefônica só cai quando um cliente precisa usar o telefone.

A melhor solução para aumentar a arrecadação de fichas telefônicas é você ficar fora do telefone, e oferecê-lo a todas as pessoas que passarem, pois quanto mais pessoas utilizarem o telefone, mais fichas você terá no Caixa. Entendeu?

Rodar a manivela da obtenção de clientes para utilizar o seu telefone público é o que produz fichas no cofrinho do telefone.

Com a sua empresa é exatamente a mesma coisa: você precisa estruturá-la para dar lucro e, a partir desse ponto, batalhar para que mais e melhores clientes venham ao seu negócio colocar a ficha, fazer a ligação, gerar Caixa.

A manivela, portanto, que é mais fácil para movimentar toda a sua empresa, para fazer com que o seu empreendimento aja direito, para que a sua empresa trabalhe, trabalhe bem, trabalhe focada é:

- obter clientes e

- manter encantados esses clientes.

Clientes encantados voltam a fazer compras e geram referências (novos clientes). A propaganda boca a boca é a melhor, a mais eficiente e a mais barata propaganda.

Gerar Caixa - gerar lucro - é conseqüência de obter clientes. É essa a manivela que deve ser movimentada, pois ela torna:

- os seus esforços menores e

- os resultados melhores,

e isto se chama produtividade: fazer mais com menos esforços. Esta manivela é menos pesada, e movimenta a empresa no rumo certo.

O principal resultado da sua empresa é obtido na interação com os clientes, na sua interação com o mercado.

Todos resultados significativos da sua empresa, ou empreendimento, e de toda e qualquer empresa, são obtidos no mercado, são externos. É nessa interação com o mercado que você pode notar se os processos internos, os fornecedores e os empregados estão comprometidos e produzindo aquilo que sua empresa deve produzir.

O volume de fichas do cofrinho do telefone público é reflexo direto do volume de clientes, e ficar dentro do cofrinho, controlando o Caixa, não ajuda em nada a obter e manter clientes, só o distancia do contato real com o mercado, que, como já dissemos, é onde sua empresa acontece.

É mais fácil e rápido detectar problemas de falta de clientes, e agir para obtê-los e mantê-los, do que verificar que o Caixa está baixo, e procurar o que está gerando esse Caixa baixo.

Lógico, que a quantidade de clientes querendo falar no seu telefone público depende da sua comunicação com o mercado. Este assunto foi abordado na semana passada, no artigo "A Linguagem Do Desejo", no qual falamos da necessidade de se tocar o coração do seu cliente, capturá-lo pelo desejo.

Portanto, senhores empresários e senhores empreendedores, a arte do lucro está no acionamento da manivela da obtenção e manutenção de clientes. Encantem os seus clientes, pois eles é que geram compras, compras repetidas, e estas é que alimentam o Caixa da sua empresa.

Você quer aumentar o fluxo de dinheiro entrando no Caixa?

Você quer maiores lucros?

Então, movimente a sua empresa, através da manivela da obtenção e manutenção de clientes encantados.

Se a sua empresa precisa encontrar o caminho do lucro, o caminho para obter mais e melhores clientes, a Merkatus pode ajudá-lo. Contate-nos:

calfaria@merkatus.com.br ou

047 3369-2465

Construamos, com arte, uma ótima semana.
_____________________________________________________________________
Se você quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrônico Semanal, cadastre-se aqui:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma página podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores.

Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrônico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavr
a DESCADASTRAR.
______________________________________________________________________

Este Boletim Eletrônico Semanal é uma prática de disseminação de conhecimento adotada pela Merkatus, através do correio eletrônico, de circulação restrita e exclusiva para pessoas, instituições ou empresas que manifestaram o interesse em recebê-lo. Este Boletim Eletrônico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituições a aprimorar: a obtenção de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem à demanda do seu mercado, a aproximação de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da área de serviços. É nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relações comerciais do mercado.
.Este Boletim Eletrônico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que
1º - mantida a autoria;
2º - divulgado o autor e
3º - divulgado o endereço do "site"  http://www.merkatus.com.br.

© Copyright 2005, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.