“No mercado se você não pode atacar por conta própria,
Autor Desconhecido
encontre aliados.”
No Boletim Eletrônico Semanal da semana passada apresentamos uns poucos aspectos imutáveis, pouco conhecidos e divulgados sobre o lado humano dos negócios.
Parece-nos, às vezes, que esse mundo dos negócios crê e age como se fôssemos robôs.
Os negócios parecem ser geridos por processos frios e calculistas, esquecendo muitas vezes que os contatos, quaisquer que sejam eles, são feitos sempre entre pessoas físicas, gente de carne e osso, não importando a quem elas representam.
Até mesmo na Internet fala-se em quantos cliques houve por página. Um clique é uma “coisa”, mas a ação do clique, em qualquer página, significa uma pessoa estar navegando ali.
Marketing refere-se, na sua essência, a trocas entre pessoas.
Destacamos, naquela ocasião, estes pontos:
1. O seu negócio depende de satisfazer os seus clientes.
2. A satisfação do seu cliente é que define o sucesso – ou não – do seu negócio;
3. Os negócios são sempre e somente conduzidos por pessoas.
Hoje, retomando o assunto, expandiremos um pouco mais estes aspectos imutáveis e humanos sobre as relações comerciais:
4. A pessoa que procura a sua empresa é voluntária.
Não importa se uma pessoa liga ou entra em sua empresa para pedir informações, se quer esclarecer algo, ou mesmo se pedir alguma coisa que nada tenha a ver com a sua empresa, ou o seu negócio. Este ato é um ato voluntário de aproximação.
Essa aproximação é voluntária.
Essa decisão pode ter sido influenciada por anúncios ou reclames, por propaganda boca a boca, por declarações ou entrevistas, etc. Mas a decisão de fazer contato com a sua empresa é uma decisão pessoal, e a aproximação voluntária.
5. Cada cliente é único.
Cada pessoa que se aproxima de sua empresa, pessoa física simples ou representante de uma pessoa jurídica, tem uma personalidade única. Tem desejos e necessidades próprios e um histórico único que carrega consigo desde que nasceu.
Caso seja representante de uma pessoa jurídica carrega também, adicionalmente, toda uma percepção da história e da cultura dessa empresa.
Estes são detalhes que mostram a necessidade obrigatória de tratar individualmente cada oportunidade de aproximação voluntária.
Não há dois clientes iguais. Mesmo duas pessoas representantes de uma única pessoa jurídica têm a diferença de suas personalidades e de seus históricos próprios.
6. Toda pessoa busca a satisfação das suas necessidades e dos seus desejos.
Da individualidade de cada um, acima, partimos para um aspecto genérico de todos e quaisquer seres humanos:
– somos dirigidos, instintivamente, à satisfação das nossas necessidades e dos nossos desejos.
Maslow e sua pirâmide das necessidades humanas mostram a importância hierárquica entre as diversas necessidades e desejos, que são as bases das nossas ações.
7. Toda aproximação pode trazer uma possibilidade de compra.
Essa aproximação voluntária é uma oportunidade.
Esta oportunidade de aproximação voluntária assim deve ser encarada, não importando o interesse de quem se aproxima ser para fazer negócios ou a perguntar onde fica a rua tal…
A pessoa que pergunta sobre onde fica a rua tal pode ficar com uma excelente percepção da boa vontade e da dedicação da sua empresa. E pode fazer a propaganda boca a boca, produzindo excelentes negócios que você não tem idéia de como vieram cair no seu colo.
Já aquela pessoa que procurou a sua empresa para fazer negócios podia estar interessada em preço, unicamente, e como a qualidade superior dos seus negócios tem a contrapartida de valor, essa pessoa sai com uma percepção de que sua empresa não sabe fazer negócios.
Dentro destes extremos caricatos, [Name], situam-se os demais contatos feitos por todo o pessoal da sua empresa com o pessoal do mundo externo, com o mercado.
Como a sua empresa trabalha estes instantes de oportunidade, de aproximação voluntária, estas Horas da Verdade?
Nós, da Merkatus, podemos ajudar a sua empresa a capturar as oportunidades que brotam no mercado através de estratégias inovadoras de negócio. Contate-nos agora:
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