Janela de Johari

Há muito tempo uma ferramenta denominada “A Janela de Johari”, surpreendentemente chamou a minha atenção.

Ela serve para explicar em que bases a interação humana ocorre. 

O que é A Janela de Johari?

janela de johari joseph luft harrington ingham
janela de johari joseph luft harrington ingham

Criada em 1955 por Joseph Luft e Harrington Ingham, JOHARI nada mais é do que as iniciais de seus nomes Joseph Luft e Harrington Ingham. Esta ferramenta permite visualizar como acontece a sua relação com o mundo.

Este modelo diz que há áreas do nosso comportamento e atitudes que nós conhecemos, assim como outras que não conhecemos.

As pessoas que se relacionam conosco também enxergam nossos comportamentos e atitudes, entretanto da forma deles, tendo também uma área conhecida para eles sobre a nossa pessoa e uma outra área desconhecida, como mostra a figura abaixo.

janela de johari
Janela de Johari

Os Quatro Quadrantes da Janela de Johari

1. Eu Aberto  

É aquele que tanto você como as outras pessoas conhecem e percebem.

2. Eu Oculto  

É aquele que só você conhece.

3. Eu Ceg

É aquele que só você não vê, mas os outros conhecem.

4. Eu Desconhecido 

É aquele que nem você nem os outros têm acesso.

A Janela de Johari permite, acima de tudo perceber em que bases cada um de nós atuamos em nossos relacionamentos. 

A Janela de Johari: Exemplos

1. O que é Eu Cego / Eu Aberto?

Quando alguém nos diz algo, e nós estranhamos porque ela está dizendo isso para nós, pode ser porque essa pessoa está percebendo algo em nós, que nós ainda não vemos.

Tempos depois fica claro o que aquela pessoa quis dizer para nós. Este é um exemplo claro de uma característica de “Eu Cego” passando, com o aprendizado, com a auto-percepção, sobretudo com o tempo, para “Eu Aberto”.

Uma abordagem semelhante pode ser feita para o mercado:
O que você vê no mercado e o que você conhece do mercado? Mas também, o que você não conhece do mercado e o que seus concorrentes vêem no mercado, o que eles conhecem do mercado, o que seus concorrentes não conhecem do mercado?

Esta abordagem tem uma excelente utilidade para a área de competição entre empresas, com toda a certeza, com reflexos nas nossas atuações, tanto pró ativas quanto reativas.

A Janela de Johari: as 4 áreas

De uma forma análoga na Janela de Johari haverão quatro áreas, a saber:

1. Exemplo Eu Aberto

É aquela área onde tanto você como os seus concorrentes têm o mesmo conhecimento. É uma área de IGUALDADE no conhecimento, portanto representa uma área onde se tem completa e igual noção da competição que está em curso;

2. Exemplo Eu Cego

É aquela em que os seus concorrentes estão enxergando as dificuldades e oportunidades, contudo você não vê nada. Você é limitado pelo seu desconhecimento, portanto esta área exige sua ATENÇÃO;

3. Exemplo Eu Oculto

É aquela onde para você estão claras as dificuldades e oportunidades, mas só você e a sua empresa estão enxergando isso. Representa uma OPORTUNIDADE para a sua empresa;

4. Exemplo Eu Desconhecido

É aquela área onde ninguém vê nada, nem sua empresa, assim como os seus concorrentes. E aqui estão os tesouros para serem descobertos ou desenterrados, é a área mais desconhecida, mais PROMISSORA.

Aplicações da Janela de Johari no Mundo Corporativo

Vejamos a figura abaixo: A Janela de Johari para empresas.

Como ficariam estas áreas com relação ao conhecimento da Janela de Johari no mercado entre a sua empresa e as empresas concorrentes, ao mesmo tempo como poderíamos utilizá-las em nosso proveito.

Janela de Johari
Janela de Johari para empresas- Figura 2

Como interpretar a Janela de Johari

A análise de cada uma das táticas a serem adotadas, em cada uma das Janelas de Johari para empresas, em conclusão, está definida na tabela abaixo.

Como funciona - como interpretar
Como funciona a Janela de Johari

Janela de Johari: O Conhecimento

Esta apresentação, através da Janela de Johari, é um bom complemento para o Gráfico de Kano, pois mostra a dinâmica da concorrência e do conhecimento se encontrando no mercado.

O conhecimento e a correspondência (Cego = Atenção e Oculto = Oportunidades) é transformado em vantagens competitivas pelas empresas participantes do mercado.

Certamente essas vantagens competitivas apresentadas pelas empresas ao mercado acabam por levar esse conhecimento para a área amarela, onde tudo se copia.

É o que ocorre com as suas vantagens competitivas e com as vantagens competitivas dos seus concorrentes. 

Estas considerações valem tanto para a área de marketing e administração, como para a área de tecnologia. Mais difícil, mas não impossível, para a área de RH, em geral.

Só resta então voltar a cavoucar na área PROMISSORA ou rezar para que se tenha algo na área de OPORTUNIDADES, e iniciar novo ciclo, num trabalho de Sísifo, para obter conhecimento que garanta vantagens competitivas que acabarão sendo copiadas…

Janela de Johari: Saber limitado

Tanto na vida pessoal, como na vida empresarial, é difícil saber (ou até mesmo impossível prever ou dizer) que esta pessoa ou empresa estão errados (ou incorretos). Nosso conhecimento é sempre parcial (e diferente dos outros), portanto incompleto.

Por ser incompleto podemos (ou devemos?) nos abster de julgamentos e ficar atentos, pois a cartada pode ser decisiva…

E é melhor que nos encontre atentos, do que debochando do que nos come pelas beiradas, invisível e provocado pela nossa cegueira…

E o nosso saber, sempre limitado, pode nos conduzir às falsas presunções…

Este é também o motivo pelo qual eu tento evitar julgar as atividades dos outros, mas sim me manter atento ao que fazem, e aos resultados que colhem.

Janela de Johari: Explanando…

E o que parece, no instante, discernimento (a falsa e mentirosa visão do meu umbigo) pode se transformar na arma que eu deixo de ver por presunção de que sei tudo.

Esta é uma característica forte do ser humano: a certeza se confirmar como mera presunção.

Isto não é medo, é se reconhecer falível, é ficar atento ao que pode ser uma oportunidade que a nossa restrita visão faz-nos invisível, e nos apunhala pelas costas. 

No entanto, isto não é medo, é manter o FOCO somente naquilo que se pode fazer. 

Portanto, cuide muito bem do que você faz, fique atento aos movimentos dos outros, e aprenda com eles.

Jamais os julgue, pois o seu julgamento, pela presunção de que você é o certo, de que você dispõe de todo o conhecimento, pode conduzi-lo ao erro.

O preço da liberdade é a eterna vigilância

O menosprezo e o juízo apressado conduzem a baixar a guarda.

O preço da liberdade é a eterna vigilância, já dizia meu saudoso pai. 

Na sua empresa isto é praticado?

E você, ao que você se propõe?

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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