DEFINIÇÃO e OBJETIVO do marketing
Qual a definição e Objetivo do Marketing? Neste artigo você vai ler:
- Qual a definição de Marketing
- Marketing é diferente de Propaganda
- Qual a origem do Marketing
- Qual o objetivo do Marketing
- Tipos de Marketing
- Definição e objetivo do Marketing
Fomos, pela segunda vez, convencidos de que precisávamos postergar a conclusão da série de artigos sobre pesquisa, para tratar de um assunto que gerou debate: marketing.
Definição de Marketing
Eu deixo para declarar a definição que eu uso de marketing para o final do artigo.
A tradução de marketing, para o português, é mercadologia , muito embora os dicionários Aurélio e Michaelis já contemplem o vocábulo marketing. A tradução, com a terminação “logia”, reforça a ideia de que corresponde a um novo campo de estudos.
Marketing é diferente de Propaganda
Muitos, muitos mesmo – é até cultural -, confundem marketing com propaganda.
Marketing, definitivamente, não é propaganda, ou pelo menos, não só propaganda.
Propaganda é somente uma parte do marketing.
E, para o marketing de serviços, a propaganda tem sua importância reduzida, pois a melhor propaganda, nessa área de serviços, é a boca a boca. Mas esse não é o assunto hoje …
A Origem do Marketing
O marketing, originalmente, é oriundo da economia, e alçou voo próprio e independente da economia, quando se constatou que a base de conhecimento para uso do marketing precisava ser maior, mais abrangente, compreendendo, entre outras: sociologia, antropologia, estatística e psicologia.
Theodore Levitt, autor clássico da área, tem uma definição de marketing, muito utilizada e divulgada:
“Marketing é obter e manter clientes.”
Essa definição, a nosso ver, é excelente como objetivo do marketing, mas não como definição do que é marketing.
O grande nome do marketing é, sem dúvida, Philip Kotler, que tem os livros de marketing mais lidos, adotados e traduzidos.
Ele, em um dos seus livros “Marketing para o século XXI”, 1999, Editora Futura, reconheceu como o objetivo do marketing “o gerenciamento da demanda”.
É um conceito que merece nossa atenção e nosso sereno posicionamento, após, necessariamente, algum tempo de reflexão.
Objetivo do Marketing
Philip Kotler tem algumas outras definições interessantes:
O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda.
Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido.
Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.
Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.”
Esta última definição está no livro de Philip Kotler, Marketing de A a Z, Editora Campus, 2003.
Como temos hoje o marketing pessoal, a colocação “empresarial” da última definição de Kotler, soa estranho.
Mas esta é outra discussão que há na área, se marketing se constitui em uma área de estudos ou é apenas um conjunto, um apanhado de conceitos e conhecimentos de outras áreas.
Eu encaro o marketing como um conjunto de conhecimentos, oriundos de diversas áreas do conhecimento humano, que tenham aplicação para facilitar as trocas que se efetuam no mercado.
Para mim marketing é mais a aplicação, metodologia, prática dos conhecimentos que favoreçam o estabelecimento de trocas proveitosas no mercado, enfim, é mais tecnologia do que ciência.
Muitos definem, operacionalmente, marketing, como um processo.
Marketing é “o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.
Esta é a definição da AMA – American Marketing Association.
Neste tipo de definição, mais operacional, o marketing é visto como um apanhado de conceitos de outras áreas.
Mas alheio a isto, os estudiosos de marketing continuam avançando seus estudos com o intuito de dar sustentação ás necessidades do mercado e aos decorrentes lançamentos, subdividindo-se em vários grupos de estudo, a saber:
- marketing pessoal;
- marketing político;
- marketing interno ou “endomarketing”;
- marketing de serviços;
- marketing de massa;
- marketing das nações;
- marketing social;
- marketing de relacionamento;
- marketing de experiências;
- marketing organizacional;
- Marketing online.
- E, com certeza, podemos ser interrompidos por alguém que cite, apropriadamente, outro “tipo” de marketing.
Para mim, restam somente duas frases, uma definição e um objetivo, simples e diretas:
Marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercado.
O objetivo do marketing é obter e manter clientes.
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Muito comum a gente ver certas propagandas, analisar os preços de alguns produtos, ver certas promoções e pensar…”isso é jogo de marketing”, porém, propaganda é só uma parte do marketing
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