COMO FAZER O PRIMEIRO NEGÓCIO?
Você está pensando em abrir a sua empresa… e uma dúvida martela a sua cabeça:- Como capturar o primeiro cliente?
Se esta é a sua dúvida, continue lendo este Boletim. Ele mostrará para você um exemplo de como iniciar um negócio, como provocar o primeiro negócio.
Esta é uma história real, dramatizada!
É uma história que retrata o grande problema de muitos profissionais:”Como fazer o primeiro negócio?“
Este problema ocorre porque, na área de serviços, a melhor propaganda é o boca a boca. Quaisquer outros tipos de propaganda não têm a parte testemunhal espontânea, que garante ou confere segurança a quem está necessitando de uma indicação.
Recomendamos ler o artigo SATISFAZER O CLIENTE NÃO BASTA!.
Há algum tempo atrás, eu fui procurado por uma psicóloga que queria se estabelecer em uma cidade do centro-oeste brasileiro. Ela estava encontrando dificuldades para iniciar suas atividades de terapia clínica.
O problema dela resumia-se no seguinte: ela era nova moradora na cidade, pouquíssimos conhecidos, e precisava desenvolver suas atividades, tanto para sobreviver, como para a sua realização pessoal. Ninguém na cidade conhecia seus trabalhos. O que fazer?
O grande problema, neste caso, é que o Conselho Federal de Psicologia não vê com bons olhos a propaganda, para dizer o mínimo!
Então está colocado o problema. esse problema é parecido com oproblema que você está enfrentando, que martela a sua cabeça?
Uma primeira solução foi indicar convênios com empresas de grande porte, usualmente com valores mais baixos do que os praticados no mercado local. É uma solução que exige tempo de maturação grande. Paulatinamente vai sendo construído o nome do profissional, e ele acaba controlando o seu tempo de atendimento dos convênios, de acordo com a ocupação dos seus horários dos não conveniados. Esta solução é firme, porém demorada.Como fazer algo que venha a ter soluções mais rápidas?
Como fazer o primeiro negócio?
Como disparar as minhas atividades?
Como obter o primeiro cliente?
Estas perguntas, acima, eram repetidas em cada contato. Num destes contatos ela informou que já estava ligada a uma entidade beneficente local, por indicação de suas atividades beneficentes anteriores, na sua cidade de origem.
Essa entidade tinha “nome” na cidade atual, e era conhecida pelo trabalho sério desenvolvido.
Foi a luz no fim do túnel! Qual foi a solução?
A proposta, para conseguir os primeiros negócios, ficou então, mais ou menos assim:
1. Associar seu nome à instituição beneficente. Através de uma palestra sobre como sarar as dores da vida, sobre a recuperação do coração machucado. Esta palestra tem palavras que ajudam as pessoas, agregam valor aos necessitados, às pessoas de coração ferido.
2. A própria sede da entidade, bem localizada, possuía um auditório o que facilita a atividade da palestra, e a vinda das pessoas interessadas.
3. A entrada para a palestra seriam dois quilos de alimento não perecível, para a própria entidade.
4. Para trazer as pessoas até essa palestra foi proposto um anúncio, ou prospecto, simples e barato, que dizia o seguinte:
A ARTE DE CURAR CORAÇÕES
Corações que se separam, corações com dificuldades de se relacionar.
Corações solitários, corações remendados, corações em recuperação.
Corações calados, aflitos, corações em conflito, ansiosos.
Você quer sua mente quieta, sua espinha ereta e seu coração tranqüilo?
Assista a uma palestra com a Psicóloga Sra. Fulana de Tal, que pode ajudar a trazer conforto para a sua alma.
Preço: 2 Kg. de alimento não perecível para doar à entidade Casa Pequeno Príncipe
Garanta sua presença, inscreva-se já pelo telefone: 0 xx 47 – YYY-MCDU Clinica NONONONO, Rua 1523, 54527 – Bairro – Aquimesmo
5. A estratégia foi lançar a palestra em um almoço beneficente tradicional da entidade, mostrando e garantindo o apoio da entidade, e esclarecendo que a companheira, experiente e com boas recomendações, faria a palestra em prol da entidade, em prol das pessoas necessitadas e para ela própria, pois estava se estabelecendo na cidade e precisava abrir seu espaço profissional. Parceria aberta, jogo limpo e claro!
6. Ela fazia a palestra, esclarecia os presentes, respondia a todas as perguntas.
7. Para os que a procuravam, após a palestra, pedindo algum tipo de ajuda complementar, ela informava ter um consultório e que poderia atender o interessado, tanto individualmente, como em grupo. A primeira consulta, na clínica, era gratuita, ou com valores reduzidos.
Leia o artigo complementar:SERVIÇOS GRATUITOS?!!!
E a sua necessidade de um primeiro negócio, no seu negócio?
Como você pretende resolver?
Qual estratégia você pretende montar?
Quem é o seu público-alvo?
Como chegar perto desse público-alvo?
O que ou quem você pode usar como apoio, ou referência, para este primeiro contato?
Você já sabe como fazer o seu primeiro negócio?
A Merkatus pode ajudá-lo a montar a sua máquina de vendas.
Contate-nos, ou leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br