COMO FACILITAR A MUDANÇA?

Você quer mudar?

Você quer implantar alguma mudança?

Esta semana o Boletim Eletrônico Semanal vai apresentar algumas ideias que podem facilitar a implantação de mudanças.

– Primeiramente esteja completamente convencido da necessidade da mudança e do seu desejo interno de mudar.

Afinal, o que for dito e feito com paixão, é mais fácil impressionar e convencer os outros. 

– Divulgue para todos os envolvidos os motivos da mudança pretendida, de onde você quer partir, onde você quer chegar, qual o caminho que você pretende percorrer, quais recursos você tem à sua disposição. 

Afinal, as pessoas só fazem o que conhecem!

– Garanta que além de conhecer as pessoas entenderam o objetivo da mudança e o caminho que se pretende percorrer; além de divulgar, certifique-se de que todos os envolvidos entenderam a mudança pretendida e o caminho que se pretende percorrer.

Afinal, as pessoas só fazem aquilo que entendem. 

– Demonstre de forma inequívoca a sua vontade e determinação de empreender essa jornada. Mostre e demonstre a necessidade de cooperação e ajuda mútua para que todos possam empreender essa jornada. Peça o comprometimento das pessoas envolvidas. Arregace as mangas, dê o exemplo, líder é aquele que tem seguidores, portanto convide-os a abraçar a causa da mudança.

Afinal, as pessoas só fazem aquilo com que estão comprometidas. 

– Converse, e muito, com o seu pessoal, pinte com palavras o quadro após a mudança, mostrando o que vai ser melhor, mostrando como a vidas deles ficará melhor, antecipe as implicações sobre cada um, eliminando receios e criando espírito de corpo em prol da mudança. 

Afinal, as pessoas só fazem aquilo cujas implicações, sobre si e sobre o grupo, são antecipadas. 

– Verifique quem são os líderes naturais e informais do grupo, dê atenção especial a eles, conquiste, peça e garanta o apoio deles, e encoraje a participação integral deles. 

Afinal o apoio de lideranças, naturais e informais, diminui dificuldades ou tornam o caminho mais fácil. 

E mais dois detalhes importantíssimos:

Você só gerencia o que você mede!

O que você premia se repete!

E você, você está pronto para a mudança?

Até a próxima semana. Sugira um tema.

Até lá!

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *