COMO CRIAR UMA LISTA “OPT-IN”?

“Não pergunte por que as pessoas são assim.
As pessoas são assim.”

Alex Periscinoto

RESUMO:
10 dicas práticas para você criar a sua lista de clientes que autorizam o recebimento do seu boletim. 

A diferença entre ser convidado e ser um penetra é a mesma entre enviar um boletim da sua empresa a pessoas que o autorizaram a enviar, e enviar o mesmo boletim a quem nunca lhe deu esta permissão.

Esta lista de clientes que permitem é também uma lista de clientes que optaram entrar na sua lista, razão do nome, em inglês, pelo qual ficou conhecida.

Aliás há um livro sobre este assunto: marketing de permissão que, essencialmente, trata do que estamos tratando, sob o nosso foco restrito se manter em contato, com os seus clientes e clientes potenciais, através do envio autorizado de e-mails.

O problema que surge é:

“Como iniciar uma lista “opt-in”, uma lista de clientes que dão permissão e estão interessados em receber aquilo que você promete enviar?”

Abaixo apresentamos uma série de dicas práticas para você iniciar e ter sucesso com a construção da sua lista “opt-in”: 

1. Inicie de imediato.
Inicie com as pessoas que estão próximas a você, profissional e particularmente. Fale das suas intenções e pergunte se pode colocar o nome da pessoa em sua lista. Simples e direto.

2. Mantenha o foco dos seus artigos.
Para montar um boletim, e granjear pessoas com interesse em recebê-lo, tenha e mantenha um foco definido sobre o assunto e o segmento de mercado que você quer atrair (o assunto tem que ser relevante para o segmento de mercado).

3. Inicie também com os clientes.
Os seus clientes atuais, os seus clientes do passado, os clientes dos seus parceiros e amigos, todos podem ser convidados a receber o seu boletim.

4. Convide os visitantes virtuais.
Se você quer trabalhar com boletins, tenha presente, no site da sua empresa, de forma ubíqua, em todas as páginas, de todas as formas, convite e explicações sobre o seu boletim.

5. Divulgue da sua mensagem oferta.
O seu boletim tem que ser relevante para o seu segmento de mercado alvo. Divulgue o que esse segmento ganha, em termos de benefícios, recebendo o seu boletim.

6. Faça propaganda não virtual.
O verso do seu cartão de visitas profissional pode ser usado para convidar as pessoas a fazerem receberem os seus boletins. Que outros meios físicos você tem para divulgar o seu boletim? Use-os. 

7. Use a propagação boca a boca.
Use o seu próprio boletim para pedir às pessoas que o recebem para enviar para amigos, colegas e parentes que possam ter interesse no recebimento.

8. Mantenha incentivos à participação.
Sorteie prêmios e dê vantagens a quem se inscreve, preferencialmente relacionados à sua área de atuação.




9. Divulgue o seu boletim.
Utilize os eventos dos quais você participa, tipo palestras, feiras, grupos e comunidades virtuais para divulgar o seu boletim e sua empresa.

10. Facilite a saída (“opt-out”).
Mantenha visível sempre que a saída é fácil e sem problemas. 

Há outros cuidados a se ter com a sua lista “opt-in”:- Mantenha a integridade dos envios com relação à finalidade da sua proposta que leva as pessoas a se inscreverem.
– Mantenha a Relevância dos assuntos tratados nos seus e-mails.
– Tenha uma política clara de não vender ou alugar a sua lista, pois ela representa OURO para você. Quanto mais específica e rara, mais valor terá a sua lista “opt-in”.
– Quaisquer ofertas, mesmo as dos seus parceiros, para serem enviadas à sua lista “opt-in”, devem estar enquadradas dentro do espírito das observações acima.
– Jamais caia na tentação de fazer SPAM. O SPAM tira a credibilidade de qualquer empresa e pessoa, e você, não importa o que você esteja querendo vender, só vende tendo credibilidade.

De resto é cultivar a sua lista com amor e dedicação. Não se obtém 1.000 interessados no seu boletim da noite para o dia. 

Se a sua empresa é nova ou tem dificuldades para levar ao mercado suas idéias, produtos e serviços, a Merkatus pode ajudá-lo.
Contate-nos já.

Vamos construir, dia a dia, uma semana melhor!

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1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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