ASSERTIVIDADE – Parte 1
Assertividade: Assumindo O Controle Da Sua Vida
Amo a liberdade, por isso deixo livre as coisas que amo.
John Lennon
Se elas voltarem é porque as conquistei.
Se não voltarem é porque nunca as possuí.
Resumo:
A assertividade é um comportamento de afirmar a sua pessoa como ela é, com suas virtudes e defeitos, com seus erros e acertos, de forma humilde e integral, respeitando tanto a si como ao próximo.
A assertividade é muito desconhecida e, muitas vezes quando usada, é mal empregada.
Aqui você encontra um resumo do que não é, e do que é essa tal de assertividade.
É bastante comum as pessoas terem dificuldades para expressar os seus comentários, opiniões e sentimentos, firmarem suas posições e crenças, de maneira aberta e honesta, mostrando-se às pessoas do seu relacionamento com quem falam e interagem, de uma maneira transparente.
Esta dificuldade ocorre não somente no âmbito familiar, mas também na vida social e na vida profissional.
Nós podemos inclusive dizer que esse é mal social, pois ataca, através da nossa cultura, todas as classes sociais, inclusive entre pessoas com alto grau de instrução.
Esse mal, que existe e perdura, e a sua solução – pouco divulgada e pior ainda, muitas vezes muito mal entendida -fazem desta tal de assertividade algo que se ouve falar, mas que não se sabe exatamente o que é, e muito menos como se pratica.
ASSERTIVIDADE – Assumindo O Controle Da Sua Vida
Se você quiser saber mais sobre assertividade, leia aqui: A ARTE DE NÃO ENGOLIR SAPOS
Para entender melhor o que é assertividade, é muito conveniente explicar primeiro o que não é assertividade.
Os comportamentos ou atitudes que se opõem à assertividade podem ser resumidos em três, a saber: agressivo, passivo e manipulativo. Esses comportamentos estão muito distantes de onde está a assertividade.
Esta semana apresentamos os comportamentos agressivos e passivos, deixando para a próxima semana os comportamentos manipulativos e assertivos.
Convém ressaltar que as pessoas não são exclusivamente agressivas, ou passivas, ou manipulativas ou assertivas, mas apresentam estados variáveis, dependendo de hora, local e de seu estado interno.
Ou seja, o que descrevemos aqui são comportamentos que são utilizados por várias pessoas, muitas vezes pelas mesmas pessoas, ao longo do tempo, e não um perfil pessoal caricato.
Vamos fazer um percurso sobre esses três comportamentos e suas características gerais e sobre o comportamento assertivo, para comparação.
Logicamente essa nossa análise é geral e média, não considerando outros processos patológicos doentios que podem dar origem a esses comportamentos.
O COMPORTAMENTO AGRESSIVO
O comportamento agressivo tem origem em pessoas principalmente descontroladas, que buscam se impor pela ameaça, pelo medo, mostrando uma falsa impressão de segurança inicial.
Essas reações só surgem em pessoas com auto-estima baixa, pessoas que usam tom ameaçadores para esconder insegurança e inferioridade que moram dentro delas.
Esse perfil agressivo revela um sentimento de inferioridade escondido e desconhecido da própria pessoa, que tenta se impor aos outros, não pelos seus próprios méritos e valores, pois a pessoa agressiva não crê neles, mas pelo poder do medo e das ameaças.
O comportamento agressivo só apresenta resultados no curto-prazo.
O interessante é que as pessoas, que desconhecem a origem da agressividade, têm uma “raiva” camuflada das pessoas agressivas, pois as sentem superiores porque não percebem que ali reside um carneiro frágil, que se traveste em pele de lobo, para lidar com sua inferioridade.
A s pessoas, quando agredidas, normalmente sentem-se oprimidas, abusadas, diminuídas pela falta de respeito em serem tratadas como seres humanos dignos.
A interação entre o agressor e o agredido acabam provocando como resultados:
- a perda de influência do agressor sobre os agredidos,
- a perda de respeito pelo agressor,
- a rejeição do agressor pelos agredidos,
- o isolamento do agressor,
e a consequente diminuição da já baixa autoestima do agressor.
Não importa em que ambiente a agressividade ocorra, o que houver para ser feito sempre será feito com produtividade baixa.
O COMPORTAMENTO PASSIVO
O comportamento passivo também tem origem na autoestima baixa, na pouca importância que a pessoa confere a si própria.
Essa pouca importância conferida a si própria leva as pessoas passivas a se perceberem-se como ignoradas e ignoradas, sentindo-se tanto sem poder como com falta de apoio.
A autoestima baixa, aliada à frustração por sua postura de Zeca Pagodinho:- “Deixa a vida me levar, vida leva eu … “
faz com que esse comportamento passivo conduza a uma inadequação entre o que a vida exige e o repertório menor que a atitude passiva disponibiliza.
É interessante notar que a autoestima baixa e o sentimento de inferioridade são comuns ao comportamento agressivo e ao passivo, diferindo somente o tipo de reação.
A passividade leva à omissão, a não aceitar correr riscos, leva a evitar assumir responsabilidades e a deixar de fazer quaisquer coisas pelas quais possa vir a ser responsabilizado no futuro ou a ser rejeitado.
Dessa forma o comportamento passivo frequente leva as pessoas a serem vistas como omissas, como inativas (não decidem, não fazem, se excluem de participar), como sem posição definida, e não sendo pessoas com a qual se possa contar, conduzem-se à solidão, ao isolamento.
E a sensação de exclusão reforça a autoestima baixa, reforça o comportamento passivo. E esse comportamento é a negação da produtividade e da melhoria contínua.
Na semana que vem voltaremos com os comportamentos manipulativos e assertivos.
O seu comportamento é agressivo? É passivo?
E o comportamento dos seus colegas de trabalho, dos seus empregados? São comportamentos que levam à produtividade crescente e à melhoria contínua na sua empresa?
A sua empresa tem dificuldades de criar e reforçar comportamentos e atitudes que a levem mais rápido à produtividade, à melhoria continua e ao caminho do sucesso? A Merkatus pode ajudar.
Contate-nos, sem compromisso, ou leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.
Construa uma semana excelente.
Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br