A MOTIVAÇÃO NA SUA EMPRESA

O covarde nunca começa, 
o fracassado nunca termina, 
o vencedor nunca desiste. 

Normam Vicent Peale

Na semana passada apresentamos as razões pelas quais algumas pessoas jamais estarão motivadas – pelo menos temporariamente – com uma interpretação da teoria da motivação humana de Maslow, também conhecida por Hierarquia das Necessidades de Maslow ou, simplesmente, Pirâmide de Maslow.

Para saber mais sobre esta teoria, leia o artigo: AS NOSSAS NECESSIDADES E OS NOSSOS DESEJOS

As explicações contidas no BES da semana passada mostram que há empregados que, dadas as condições em que vivem no momento, jamais estarão motivados ao trabalho, jamais poderão vestir a camisa da sua empresa, enquanto estiverem lutando para atender:

–  as suas necessidades do corpo: comida, água, ar, sexo, etc.. e 

– as necessidades de segurança: abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. 

Mas você me pede explicações:

– “Está tudo muito bom, está tudo muito bem. Eu já sei que não adianta esperar uva de pé de jaca, como você bem disse na semana passada. Com isso eu sei quem não contratar. Mas como eu faço para motivar os empregados que podem ser motivados?”

Para eu poder lhe responder, já que o enfoque que estamos dando utiliza a teoria da motivação humana de Maslow, vamos apresentar novamente a figura que mostra, de forma condensada, esta teoria: 

Como vimos na semana passada, a motivação pode ocorrer somente quando a pessoa está escalando a Pirâmide de Maslow e deixa para trás as necessidades do corpo e as necessidades de segurança.

A condição limite, para que seja possível motivar alguém, é ela já ter atendidas as suas necessidades do corpo e de segurança.

Basicamente, a resposta que você busca, do que pode motivar o ser humano, o seu empregado, na sua empresa, pode começar aqui com as suas respostas a estas perguntas:

1. Necessidades sociais

  • O seu empregado é bem vindo à sua empresa?
  • Os seus empregados são receptivos uns com os outros?
  • O seu empregado sente-se aceito pelos outros empregados?
  • O seu empregado sente-se pertencente ao quadro de empregados da sua empresa?
  • O ambiente de trabalho é acolhedor para os seus empregados?

2. Necessidades de “status” ou de estima 

  • O seu empregado sente-se competente?
  • O seu empregado tem desafios para alcançar?
  • O seu empregado obtém aprovação dentro da sua empresa?
  • O seu empregado percebe que a sua empresa investe nele, no seu desenvolvimento?
  • O seu empregado é reconhecido dentro da sua empresa?
  • A sua empresa mantém a autoestima dos seus empregados?
  • A sua empresa aumenta a autoestima dos seus empregados?
  • Os seus empregados reconhecem o valor dos outros empregados de forma explícita?
  • A sua empresa reconhece o valor de cada empregado de forma explícita (meritocracia individual)?
  • A sua empresa reconhece o valor das equipes de forma explícita (meritocracia de equipe)?
  • Há oportunidades, ocasiões e eventos formais que servem para reconhecer e celebrar resultados alcançados ou sucessos, tanto os individuais como os coletivos?




3. Necessidade de auto-realização

  • O seu empregado tem condições de se realizar como pessoa, dentro dos diversos papéis que ele assume durante o dia, por exemplo: profissional e cidadão, dentro das atividades desenvolvidas dentro da sua empresa?
  • O seu empregado tem condições de se realizar como pessoa, dentro dos diversos papéis que ele assume durante o dia, por exemplo: profissional e cidadão, dentro de atividades voluntárias facilitadas ou incentivadas pela sua empresa?
  • O seu empregado tem condições de se realizar com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, mas fora dela?
  • A sua empresa facilita a realização de trabalhos voluntários por parte dos empregados, na construção de um mundo melhor?
  • A sua empresa incentiva a realização de trabalhos voluntários por parte dos empregados na construção de um mundo melhor?
  • A sua empresa coloca como resultado a ser alcançado a construção de um mundo melhor, através dos resultados que ela busca e persegue no mercado?
  • A sua empresa atua com responsabilidade social?
  • A sua empresa participa ativamente na construção de um mundo melhor, dia a dia?
  • A sua empresa ajuda os seus empregados engajarem-se em trabalhos voluntários que contribuem para uma sociedade melhor?

Depois destas 25 perguntas, e cada uma das respostas que você deu a elas, como está a sua empresa?

Ela ajuda a motivar os seus empregados?

Lembre-se da frase com que abrimos o artigo da semana passada: A motivação é uma porta cuja chave só abre por dentro.

O que a sua empresa pode fazer é dar condições para que os bons empregados encontrem nas políticas, ambiente e sistemas de trabalho da sua empresa a chave para que cada um deles abra a sua porta da motivação.

E como consequência tenham desempenhos superiores.

Sua empresa tem a sua gestão de pessoal voltada para alcançar níveis de desempenho superiores?

Nível de desempenho superior é uma característica das empresas líderes de mercado.

Nível de desempenho superior significa fazer mais com menos, e o nome disso é produtividade.

Como está a gestão de pessoal na sua empresa? Como está a motivação dos seus empregados para vir ao trabalho, a cada dia?

Você tem dúvidas de como facilitar a motivação da sua equipe de empregados? A Merkatus pode ajudar você e sua empresa. 

Contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.

Construa uma semana excelente.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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