Sucesso Profissional – 10 Perguntas para o seu negócio

Você quer SUCESSO para você e seu negócio?

Então responda, cuidadosamente, estas 10 perguntas: 

1. Qual problema eu resolvo para o meu cliente?

Quem compra uma furadeira, não quer uma furadeira. Quer simplesmente furos! Quem procura o que você faz, procura o quê? 

2. O que me diferencia dos meus concorrentes na visão do meu cliente?

Não basta saber fazer, é necessário fazer, fazer bem feito, e ainda fazer melhor do que os concorrentes. 

3. Como eu deixo claro para o meu cliente que a minha solução é a melhor para ele? 

Não basta fazer melhor que os concorrentes, é necessário fazer melhor sob a ótica do cliente, ou seja, o seu cliente – ele, e não você! – precisa ver, sentir, perceber que seu produto ou serviço é melhor.

4. O meu cliente busca ativamente por uma solução como a minha?

Essa melhor solução do seu serviço, é procurada pelos clientes? Se essa solução não é desejada e procurada pelos clientes, ela não é solução, é desperdício!

5. A minha solução é realmente a melhor para o meu cliente? 

Ou apenas, na minha opinião?

Só é “melhor” se os clientes querem, buscam, desejam e querem ir até o seu negócio por causa dela, e, consequentemente, deixar de ir aos seus concorrentes. Se você, e somente você, enxerga que seu produto ou serviço é melhor, então o seu produto ou serviço não é melhor sob o ponto de vista do seu cliente. Pelo menos, não ainda! 

6. Como comunicar para o meu cliente que a minha solução é a melhor para ele?

Já que eu estou habilitado e capacitado a fazer o que eu faço, faço de forma melhor que meus concorrentes, sob o ponto de vista dos meus clientes, eu preciso comunicar isto aos clientes que precisam deste meu produto ou serviço. De que forma eu faço esta comunicação? 

7. Como eu faço para que o meu cliente me encontre?

O primeiro requisito para vender é ser conhecido. Se você não é conhecido dos seus clientes potenciais, não há varinha de condão que faça com que eles apareçam à sua porta. 

8. O que eu faço para que o meu cliente confie em mim?

Ser somente conhecido não é suficiente, você tem que ser confiável! Como você faz com que o cliente tenha confiança em você? 

9. O que eu ofereço para que o meu cliente se sinta seguro em fazer negócio comigo? 

Se você é conhecido e se você tem confiança dos seus clientes potenciais, só resta você fazê-los sentir segurança para que eles venham, à sua porta, fazer a primeira compra. 

10. Como eu faço para transformar um cliente em um cliente fiel?

Já que o cliente veio à minha porta e efetuou o primeiro negócio comigo, como eu faço para que ele volte mais vezes para fazer negócio comigo?

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Ainda há dois pontos a complementar:

Estas perguntas podem soar estranhas, para alguns, pela simples razão de que não é usual pensar no cliente (pensar na demanda existente). É mais usual pensar no que fazemos (pensar na oferta). Mas o tempo da oferta, acabou.

Imagine que o seu produto ou serviço seja o seu desempenho como empregado. E responda novamente as questões acima. 

A oferta morreu! Hoje vivemos o império da demanda. 

Até a próxima semana! 

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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