QUAL EMPRESA EU ABRO? (I)

Vencer a si próprio
é a maior das vitórias. 

Platão

Resumo:
Qual é o melhor negócio no mercado?
O que está dando dinheiro no mercado?
Como alcançar o sucesso?
Como ganhar muito dinheiro abrindo uma empresa?

As respostas a estas perguntas são buscadas, mas infelizmente não existe a receita pronta. 

Não importa:

– quantos livros você encontre nas prateleiras, 

– ou mesmo quantos livros você tenha lido, 

– ou quem seja o seu guru;

– ou mesmo o modelo que você segue;

o sucesso do seu empreendimento depende essencialmente de quem você é, do que você se propõe a fazer, e como você fará a sua atuação no mercado que você escolher atacar.

Você é o melhor e único “instrumento” que pode levá-lo ao sucesso. Ou não!

No entanto, há algumas orientações básicas e gerais, que podem e devem ser seguidas.

Se você quiser saber quais são estas regras, basta continuar lendo este Boletim Eletrônico Semanal.

– “Eu quero abrir “tal empresa”, você acha que isso tem mercado?”

Essa pergunta, frequentemente, aparece nas minhas atividades profissionais, nas conversas e nos e-mails que eu recebo, nos contatos que eu tenho com empreendedores.

Dentro das condições de mercado, do mercado em que vivemos e devemos competir, nós enxergamos duas formas possíveis para abrir a sua empresa:

– dado um mercado, onde se encontrou uma oportunidade, uma oferta que é procurada e não atendida, ou mal atendida, construir a sua empresa para atender essa demanda;

– dada uma pessoa – você – escolher uma empresa para abrir para “dar certo” no mercado.

“Dar certo” significa, para os empreendedores que me fazem essa pergunta, sucesso e muito dinheiro.

Vamos analisar as duas formas de se abrir uma empresa:

1º Atender um mercado inexplorado – ou mal explorado

2º Abrir uma empresa para você.

Hoje analisaremos o primeiro caso.

1º Atender um mercado inexplorado – ou mal explorado

Este é o caso onde você encontra uma oportunidade de abrir uma empresa para atender uma demanda latente no mercado, onde não existem competidores, ou há competidores que não atendem completamente a demanda existente.

Este é o caso em que se parte de uma necessidade encontrada no mercado, de uma oferta inexistente, ou não completa.

O primeiro ponto, na análise para abertura da sua empresa neste caso, é a competência necessária – comportamentos, habilidades e atitudes – para atender a demanda existente. 




Leia o artigo:

O PERFIL DO EMPREENDEDOR.

Não, necessariamente, você precisa ter essas competências todas, mas saber que elas existem e estarão disponíveis quando você decidir tocar o seu empreendimento.

A 1º pergunta básica a ser respondida é:

– “As competências necessárias e suficientes para atender as expectativas do mercado, que busca essa oferta, estão disponíveis?”

O grau de disponibilidade dessas competências vai dizer da dificuldade de você montar o empreendimento, mas também da dificuldade de outros empreendedores virem a concorrer com a sua empresa. 

Com isto acima queremos dizer que, quanto mais difícil for encontrar as competências necessárias e suficientes para atender o mercado, mais difícil será você ter competição nesse seu negócio.

Inversamente, competências fáceis de serem encontradas, podem resultar em competição mais fácil de ser estabelecida.

As competências são um caso à parte, dentro do mundo dos negócios. As competências podem ser desenvolvidas ou procuradas, na medida da sua necessidade, na exata medida da competição que se estabelece no seu mercado, na medida em que as ofertas evoluem. 

Leia o artigo:

O SEU SERVIÇO ENVELHECE?

As competências, dentro da sua empresa, precisam ser necessárias e suficientes para que você ofereça ao mercado algo que seja melhor do que as ofertas dos seus concorrentes, sob o ponto de vista dos seus clientes, sempre.

Leia o artigo:EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (I)

EMPREENDEDORES: A Lição Esquecida (II)

Até aqui a sua empresa já tem a necessidade do mercado, que foi por onde você iniciou a jornada para abrir a sua empresa, e você também reuniu as competências necessárias e suficientes para manter uma oferta no mercado competitivo.

Isso é suficiente ainda para você e a sua empresa garantirem o sucesso?

A minha resposta é não.

É necessário ainda aquilo que mantém a chama acesa, na sua empresa, durante muito tempo: a paixão.

É necessário que haja paixão, dedicação, entrega para fazer da sua oferta, algo que o cliente, o seu cliente perceba que vocês não só fazem melhor, mas se dedicam, colocam-se por completo para atender as necessidades de cada cliente.

A paixão de servir é o que garante que você, e seus colaboradores, não só atendam, mas excedam as expectativas dos seus clientes, de uma forma consistente e perene. 

A paixão garante a consistência e a perenidade.

Empreendimentos, cujo sucesso é seguido de fracasso, na grande maioria das vezes, ocorre em empresas por falta de paixão de servir. O empreendedor crê que atingiu o sucesso e que nada mais é necessário fazer.

Leia o artigo: 

A ESSÊNCIA DO SERVIR

Perceba que a existência da sua empresa, e as condições para que ela tenha sucesso, passam, necessariamente, por estas 3 características:

– haver uma necessidade no mercado – a sua oferta;

– as competências para você manter essa oferta no mercado, melhor do que a dos seus concorrentes;

– a paixão de servir faz com que você, e seus colaboradores, tenham consistência ao longo do tempo, na oferta diferenciada ao seu cliente, e sob o ponto de vista dele.

A arte de empreender depende sempre da convergência destas 3 características básicas. 

A 2º forma de você abrir a sua empresa, de encontrar a melhor empresa para você abrir, que será o BES da semana que vem.

A sua empresa tem essas 3 características: 

– a sua oferta atende a necessidade do mercado?

– a sua empresa tem as competências necessárias e suficientes para manter a sua oferta melhor do que a dos seus concorrentes?

– a sua empresa tem a paixão para garantir a consistência dessa oferta ao longo do tempo?

A Merkatus pode ajudá-lo a atingir o sucesso com a sua empresa, a fazer com que ela tenha um sucesso duradouro.

Você está interessado? Se sim, contate-nos diretamente, ou ainda leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS para maiores informações sobre nossos serviços.

Construa uma semana excelente.

Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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