Nome de empresa de A a Z

Encontrar um nome de sua empresa pode ser mais simples e descomplicado. Descubra aqui regras práticas para escolher um ótimo nome.

“Marketing não é uma função; 
é todo o negócio visto da perspectiva do cliente.”
Peter Drucker


RESUMO:
“Como escolher um nome para a sua empresa? 
Você já pensou nisso?
Poucos dão a importância que o assunto merece. 
Aqui você encontra regras práticas para escolher um nome para a sua empresa.”


Há muitos comentários e “achismos” sobre como escolher um nome para a sua empresa…

Se você está querendo um nome é muito provável que você acredite que é um problema pontual, do momento.

A realidade é outra bem diferente: você está colocando um nome na história que você mesmo vai contar daqui a uns anos.

O nome que você vai colocar será dito inúmeras vezes, e se confundirá com sua própria história como empresário.

Esse nome será dito na ocasião do registro, para cada um dos seus clientes, para cada um dos seus empregados, inúmeras vezes, por um número incontável de pessoas, a cada dia, todos os dias.

O nome será a sua história, e se você fizer as escolhas certas e tiver sorte, será uma grande história de sucesso.

O nome da sua empresa serve para:

  • diferenciá-lo dos seus concorrentes;
  • conectar-se com o seu mercado alvo;
  • ajudar a construir a sua marca;
  • facilitar a escolha dos seus clientes.

Basicamente só há três regras, que fazem sentido, na escolha de um nome para a sua empresa, e são exatamente estas três regras o assunto deste artigo.

1º Regra: O nome para sua empresa precisa ser memorável.

a. O nome escolhido se distingue ou se sobressai frente aos dos concorrentes?
Tal como a sua oferta, o nome da sua empresa também precisa sobressair, sair do lugar comum, precisa ser distinto.
O nome da sua empresa não pode ser genérico.
Nomes comuns, negócios comuns!
E você quer fugir disso, não é mesmo?

b. O nome pode substituir o nome da sua oferta? Tal como gilete, xérox, kodak, etc.?

c. O nome é original?
O nome da sua empresa não pode estar sendo usado por outra empresa, com ofertas semelhantes ou para mercados semelhantes.

d. A primeira impressão é a que fica.
O nome que você escolheu causa uma primeira e boa impressão?

e. O nome que você escolheu tem um significado, ou um conjunto destes, para o seu mercado, que ajuda o posicionamento da sua empresa?

f. O tom e a força do nome escolhido ajudam a alavancar o nome da sua empresa?

g. O nome é fácil de ser memorizado?

h. O nome é fácil de ser lembrado?
Estas duas últimas perguntas parecem ter o mesmo significado, mas são diferentes: enquanto a primeira diz sobre a facilidade do nome ser guardado, a segunda diz sobre a facilidade de o nome ser recuperado ou lembrado.

i. Você está colocando o seu nome como nome da empresa? 
Se sua empresa está atrelada fortemente ao seu desempenho, tem um cunho individual e personalista, se o seu negócio pode vir a se tornar célebre pela sua atuação incomparável, só sua, por exemplo:

  • um restaurante, 
  • um hospital, 
  • um escritório de advocacia, 

você pode colocar o seu próprio nome. 

Lembre-se, você venderia um restaurante, um hospital ou um escritório do que quer que seja que tenho o seu nome?
Neste caso, seu negócio também deve ser também um negócio para toda a vida. 

j. Você está colocando um nome local, ou um nome que identifica a geografia local, ou da região onde ela vai ser aberta?
Isto pode vir a ser um obstáculo para atuações intermunicipais, interestaduais e internacionais.
Qual é a sua proposta?

k. O nome é o mesmo do nome do seu site, estabelecendo uma presença única, consistente, distinta e fácil de ser lembrada e procurada?





2º Regra:
O nome deve descrever o seu negócio.

l. O nome que você escolheu, ele por si só, já permite que você comunique com o seu mercado algo a respeito da sua empresa? 

m. A distinção do nome escolhido, frente aos concorrentes, está aderente à sua oferta? 

n. A consistência e integridade da experiência vivida pelos seus clientes pela fruição da sua oferta dão substância à construção e fixação diária do nome da sua empresa e da sua marca?

o. O nome será a sua marca? O nome da sua empresa tornará a sua empresa localizável facilmente, em todos os mecanismos de buscas na Internet. 

p. O nome da sua empresa e a sua marca, ao longo do tempo, farão com que o seu processo de compra e venda, no seu mercado de atuação, seja mais fácil, rápido e barato?

q. O nome e a sua marca, uma ajuda à outra, num processo que muda ou distingui a sua comunicação com o seu mercado?

r. O tom e a força do nome escolhido ajudam a alavancar os serviços que ela vai oferecer?

s. O nome escolhido é bem recebido pelo seu mercado alvo?

t. O nome escolhido é dirigido ao seu mercado alvo? O nome não precisa deixar você feliz.

u. O nome diz algo sobre as necessidades e desejos do seu mercado de atuação?

v. O nome ajuda a definir e propagar o seu negócio?

w. O nome faz as conexões e sinapses na cabeça dos seus clientes, e clientes potenciais, de tal forma que, na oportunidade dele precisar do que você produz ou vende, ele pense em sua empresa?

x. O nome lembra os benefícios que a sua empresa oferta? O nome da sua empresa não é semelhante ou parecido com uma série de outras empresas, ou negócios, ou ofertas… 


3º Regra:
O nome deve ser curto.

y. O nome é curto? Para o nome da sua empresa, menos é melhor.

z. O nome é fácil de digitar?

Quer saber mais?

Como se chega a alguns bons nomes?

Leia o artigo Como criar nome de EMPRESA

Você e sua empresa precisam de um nome?

Você obtêm o nome que você precisa e quer, através do nosso serviço de sugestão de nomes, onde você encontrará um que:

– agradará a você, e 

– ficará gravado na cabeça dos seus clientes. 

A distância entre você e a solução que você precisa, busca, quer e deseja, está a um clique…

Se é isso que você busca e precisa, que tal conversarmos um pouco sobre isso? 

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Você pode imprimir, repassar ou copiar este artigo, no todo ou em parte, contanto que
1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site  https://www.merkatus.com.br

Carlos Alberto de Faria

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1972 e pós-graduado em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Mais de 40 anos de experiência em Marketing.

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