PEGUE JÁ O SEU PLANO DE MARKETING
Muito bem! Se você é um executivo, um empreendedor, um empresário ou o responsável por qualquer negócio, abra já o seu Plano de Marketing.
I. Você não tem um Plano De Marketing!???
Se você não tem um Plano de Marketing esta é uma ótima ocasião, uma excelente oportunidade para você parar de lutar contra os seus concorrentes e brigar com o mercado, como se fosse Dom Quixote, brigando contra os moinhos de vento.
Tome fôlego… e inicie agora mesmo a redação do seu Plano de Marketing. Um Plano de Marketing é algo simples, mas não é de fácil elaboração. Para fazer um Plano de Marketing é necessário, basicamente: 1. Visão externa
Conheça o mercado externo (quais as oportunidades e as ameaças estão presentes nesse mercado?) onde você quer atuar, conheça também os seus principais concorrentes.
2. Visão interna
Quais são as forças e fraquezas da sua empresa?
3. Responda às seguintes perguntas:a) Como eu vou atacar as oportunidades que se apresentam no mercado (reforçando as minhas forças e diminuindo minhas fraquezas)?
b) Como eu vou me defender das ameaças que o mercado apresenta para a minha empresa (aproveitando minhas forças e minimizando as minhas fraquezas)?
Este é um dos aspectos mais importantes na elaboração de um Plano de Marketing.
A ausência de um Plano de Marketing, ou a existência de um plano de marketing que está lá no fundo da gaveta ou empoeirado você não sabe aonde, demonstra que sua empresa está à deriva no mercado.
O planejamento é necessário para garantir a liberdade, tanto a sua como a da sua empresa.
Leia os Boletins:O PLANEJAMENTO E A LIBERDADE e
O PLANO DE NEGÓCIO É NECESSÁRIO
II. Você tem um Plano De Marketing:
Se você tem o seu Plano de Marketing aberto, exatamente neste momento, então parabéns! Congratulações!
A grande maioria dos seus concorrentes, ou pelo menos, dos seus “pequenos” concorrentes, dos novos empreendedores, não tem um Plano de Marketing. Ponto para você!
Responda então as seguintes perguntas:
1. Quais as atividades do plano de marketing já foram implementadas?
2. Quais resultados foram obtidos?
3. Por quê?
4. Há discrepâncias significativas entre o projetado e o realizado?
5. Estas discrepâncias são para melhor ou para pior?
6. Qual vai ser a ação da sua empresa frente ao resultado alcançado?
Lembre-se que a ação da sua empresa e os resultados que ela colhe são sempre externos, no mercado.
Leia o página INFORMAÇÃO E AÇÃO.
Toda ação dentro da empresa visa a obtenção de um resultado fora da empresa. Toda empresa é e se estrutura, basicamente, como uma MÁQUINA DE VENDAS.
O sucesso da sua empresa depende da efetividade dessa MÁQUINA DE VENDAS.
Note que de nada adianta você ser um excelente “pizzaiollo” para montar uma pizzaria, se a pizzaria não vender. O mesmo acontece se você for um consultor, uma revenda de carros, uma distribuidora de bebidas, uma casa de espetáculos, ou qualquer que seja o seu negócio.
Ou o seu empreendimento é, constantemente, uma MÁQUINA DE VENDAS ou não acontece, ou deixa de acontecer no mercado. Só isso…
O Plano de Marketing foi feito para ser utilizado, para não deixar sua empresa ao sabor das ondas do mercado; portanto utilize-o! Aprenda com o tempo.
O questionamento acima deve ser feito periodicamente, no mínimo a cada duas semanas, quando as águas estão tranqüilas, e com freqüência maior na medida que as ondas aumentam de tamanho.
O objetivo do questionamento acima é apreender o que está acontecendo com o seu mercado, com o seu negócio, para propiciar um novo e constante enquadramento do seu planejamento de marketing à realidade do mercado e dos seus concorrentes.
Não adianta ficar analisando exaustivamente detalhes, provocando o que já se convencionou chamar “paralisia por análise”. Tudo fica esperando: modificações, alterações, adaptações, novos planejamentos, até que se tenha uma análise precisa e confiável do que está ocorrendo.
Enquanto a “paralisia por análise” ocorre, os concorrentes estão agindo, o mercado está se modificando e a sua análise já está arcaica, não serve para mais nada.
O mercado muda em velocidade crescente, tanto pela constante adaptação dos seus concorrentes conhecidos, como pela inserção de novos concorrentes que podem estar revolucionando a demanda e o jeito de se fazer negócios no seu ramo de atividades.
Lembre-se: o planejamento não é imutável, deve constantemente se submeter à realidade, e se premissas utilizadas em sua elaboração se mostram irreais, refaça o planejamento com as melhores premissas disponíveis. O seu planejamento não é diferente!
Leia o Boletim Semanal “O Que É Planejamento?“
Se a sua empresa precisa elaborar um plano de marketing – ou mesmo adaptá-lo – para as condições reais e mutáveis do mercado visando ter uma empresa pró-ativa, a Merkatus pode ajudá-lo.
Para maiores informações, leia a página PERGUNTAS E RESPOSTAS, ou contate-nos.
Construa uma ótima semana para você.
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