Eu, frequentemente, nos fóruns de discussão e nas comunidades das quais participo, deparo-me com a indagação:
– “Que curso eu faço?“
– “Que profissão eu escolho?“
Esse curso pode ser um curso de formação profissional, universitária, uma pós-graduação ou até mesmo um mestrado.
De tanto ver esta pergunta, e de tanto responder esta pergunta, amadureceu a elaboração do conteúdo deste artigo, onde daremos a direção e clarearemos o foco necessário para as respostas necessárias às perguntas certas.
A abordagem, que eu adoto para responder esta pergunta, é a que tenta maximizar a oferta ao mercado de quem está fazendo a pergunta.
Maximizando a oferta, maximiza-se também os ganhos, cuja dimensão financeira é bastante pequena. A maior dimensão está na realização pessoal, na felicidade, está na contribuição que você fará à sociedade.
E o como se faz essa maximização da oferta?
A grande proposta é mudar a pergunta. Não mais que curso fazer, que especialização enfrentar.
A pergunta correta é:
– “Quem é você?“
Quem você é vai definir o que você faz melhor e aquelas áreas onde você pode se sobressair naturalmente, porque aprender o que você gosta não é sacrifício, é diversão.
Este enfoque de marketing está tratando da maximização da sua oferta ao mercado. E a sua oferta ao mercado será melhor e maior quanto mais a sua escolha atender às suas características individuais e peculiares.
VOCÊ É ÚNICO!
Você deve responder, exaustivamente, as 7 perguntas abaixo:
1. Quem você é?
2. O que você tem facilidade de aprender?
3. O que você parece que já nasceu sabendo?
4. O que você gosta de fazer?
5. Quando você está feliz, o que você está fazendo?
6. O que você faz bem feito sempre?
7. O que você faz e não percebe o tempo passar?
Estas são as perguntas básicas que você deve responder. As respostas a estas perguntas definem qual o curso, qual a profissão que você vai se dar bem, naturalmente.
Pesquise o seu cliente interno, verifique quem ele é, e escolha fazer algo que lhe dê prazer, que deixe você feliz.
Na área que lhe dá prazer, você aprende rápido e executa com maestria, e naturalmente sai na frente dos outros, pois tanto aprender, como executar, o que for, está dentro das suas características pessoais únicas. Por este motivo você será imbatível.
Atenda bem o seu cliente interno, aquele que está sob a sua pele. Ele vai agradecer, pois ele vai poder se realizar, ser feliz e ajudar a sociedade. E ganhar dinheiro também.
Precisa mais do que isso?
Construa uma excelente semana!
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1º – mantida a autoria; 2º – divulgado o autor e 3º – divulgado o endereço do site https://www.merkatus.com.br